blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Cortar as pontas do cabelo ajuda a crescer?

Cortar as pontas do cabelo não ajuda a crescer rápido, mas existem formas de fazer isso. Clique aqui para descobrir nove dicas eficientes

Redação Océane

29/12/2023

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

banner cortando cabelo

Você já ouviu falar que cortar as pontas do cabelo ajuda a crescer? Se você entrou na busca pelo visual rapunzel e quer saber se a história é verdade, fique por aqui. Aqui, você vai ver algumas recomendações se você quiser ver os fios crescendo saudáveis e rápidos. Confira!

mulher cortando o cabelo

Cortar as pontas do cabelo ajuda a crescer: mito ou verdade?

É mito. O hábito não ajuda os fios a crescerem. O ritmo de crescimento do cabelo não tem a ver com a quantidade de vezes que você passa a tesoura. Normalmente, os fios crescem um centímetro por mês. Existem alguns truques eficientes para fazer o cabelo crescer rápido, como massagens e cronograma capilar.

A explicação para esse mito é simples: as pontas são um tecido morto, retirá-las não influencia em nada. A parte dos fios responsável pelo crescimento é o bulbo, que fica na raiz. No entanto, o corte melhora, sim, sua aparência. Não faz com que cresça, mas melhora o aspecto — principalmente quando há pontas duplas.

Quantos centímetros o cabelo cresce por mês?

O tempo médio para os fios crescerem é de 0,5 a 1 cm por mês. Às vezes, chega até 2 cm por mês, quando intensificamos os cuidados. Isso significa que a média é 12 centímetros por ano. É claro que a velocidade varia de uma pessoa para a outra, mas se mantém constante para cada um.

Cuidar da saúde contribui para a diminuição do ritmo de queda dos fios. Normalmente, perdemos de 100 a 150 por dia. Vale destacar que cada cabelo carrega informações genéticas que definem sua extensão e espessura. O que diferencia é a fase de crescimento.

Como fazer o cabelo crescer mais rápido?

As madeixas têm seu próprio tempo de crescimento, não dá para apressá-lo. No entanto, você pode combinar cuidados, alimentação saudável e cortes para fortalecê-lo e diminuir o ritmo das quedas. Selecionamos algumas dicas para isso!

1. Busque compostos para fortalecer o cabelo

Os compostos são fatores de crescimento, é o caso de vitaminas, selênio e zinco. Eles servem para que as fibras capilares se regerem, melhorando a saúde capilar. Dentre eles, há o “VEGF”, uma proteína útil para que o crescimento de novos vasos sanguíneos se fortaleça.

2. Repare na alimentação

Existe uma relação entre alimentação e saúde capilar. As vitaminas, o zinco e o selênio também estão na alimentação. Ostras, camarão, castanha-do-pará e banana são alguns exemplos desses nutrientes. Seu efeito acontece de dentro para fora: comendo bem, os fios ficam mais fortes naturalmente.

3. Corte as pontas duplas

Cortar as pontas está regularmente ligado indiretamente com o crescimento do cabelo, muita calma nessa hora, explicaremos certinho.

Quando administramos as pontas duplas, cuidamos para que os fios não se enfraqueçam nem percam força. Não fazer isso, torna as mechas fracas, quebradiças e, por consequência, faria com que perdessem comprimento como consequência.

4. Invista em hidratação e nutrição capilar

A hidratação e a nutrição ajudam a evitar a quebra dos fios. Por isso, use produtos capilares confiáveis que contenham nutrientes ideais para manter os fios saudáveis, fortes e bem longe dos incômodos fiozinhos arrepiados. Além disso, inclua a formulação adequada na rotina para crescer o cabelo rápido!

5. Faça uma reconstrução capilar

É super importante fazer uma reconstrução capilar, pois contribui para os fios ficarem alinhados e faz com que cresçam ainda mais fortes. Normalmente, acontece com o uso de máscaras de queratina reconstrutoras que repõem as proteínas e resgata a força capilar.

6. Crie um cronograma capilar

O cronograma capilar é uma forma de se organizar para que você tenha uma rotina de cuidados com o cabelo. As etapas incluem hidratação, reconstrução e nutrição. Para que cada um desses cuidados funcione, é importante que você veja bem as necessidades dos seus fios — um kit de cronograma capilar ajuda muito!

ampolas da oceane

7. Use o condicionador do jeito certo

Muita gente usa o condicionador do jeito errado e isso influencia na aparência dos fios. A dica é não usá-lo diretamente no couro cabeludo, afinal, o acúmulo na raiz atrapalha o crescimento capilar. Aplique-o a 4 centímetros na direção do comprimento dos fios.

8. Evite o cigarro

O tabagismo enfraquece o cabelo e prejudica a pigmentação capilar. Fumar atrapalha a oxigenação e faz com que os fios percam força. A nicotina se acumula neles, deixando-os mais fracos e quebradiços. Além disso, o cigarro também é um dos maiores responsáveis pela queda de cabelo.

9. Invista em vitaminas

Existem várias vitaminas úteis para que o cabelo tenha menos chances de quedas, como:

  • Vitamina A: útil para que os fios tenham uma camada protetora que impede a desidratação;
  • Vitaminas do complexo B: servem para que o cabelo seja nutrido com biotina;
  • Vitamina B5: útil para que o couro cabeludo se regenere a partir do fortalecimento dos folículos;
  • Vitamina C: ideal para fortalecer a produção de colágeno e proteger os fios da oxidação.

Em resumo, descobrimos que cortar as pontas do cabelo ajuda a crescer mais rápido, como vimos, não há uma contribuição direta. Cada pessoa tem um ritmo próprio que não dá para mudar, mas podemos cuidar da saúde e fortalecimento dos fios.

Se você deseja descobrir mais sobre madeixas, aproveite para descobrir os cortes de cabelo para cada formato de rosto. Até o próximo post!

produtos para cronograma capilar da oceane

compartilhe