Cabelo quebradiço, frágil, sem movimento e em queda: é, amiga, você provavelmente sofreu um corte químico! Isso acontece, principalmente, pelo excesso de químicas, como progressiva, tintura e descoloração. Agora é hora pausar as transformações e recuperar as madeixas.
Acompanhe esse post para entender certinho o que é corte químico, suas principais causas, como evitar que o cabelo tenha corte químico e o que fazer para recuperar o cabelo do corte químico. Vamos lá?
O que é corte químico?
Vamos entender esse problema pela raiz! O corte químico acontece quando os fios se rompem de forma brusca por não suportar diferentes tratamentos químicos, como luzes e alisamento ao mesmo tempo.
Isso também pode acontecer quando uma química é feita de maneira errada e muito agressiva pelo profissional — principalmente se realizado por alguém sem conhecimento das técnicas corretas de tempo, quantidade e misturas.
O que pode causar um corte químico?
Há diferentes condutas que podem causar o corte químico, sendo uma das principais a mistura de hidróxido de sódio e água oxigenada. Um dos mais comuns é o cabelo ter passado por um processo de alisamento, como escova progressiva ou relaxamento, e também tintura ou produtos para descoloração.
Cabelos sem nenhuma química inicial e que vão passar por descoloração podem sofrer corte químico também. Isso acontece pois a saúde do fio não estava adequada, ou seja, ele estava poroso, sem estar nutrido o suficiente para aguentar a agressividade de um descolorante, que retira a pigmentação das madeixas.
Como fica o cabelo com corte químico?
O cabelo que sofre corte químico fica bem danificado, amiga, é perceptível no olhar e também ao sentir sua textura. Seja na raiz ou no comprimento do cabelo, o corte químico vai deixar o cabelo bem seco, com um aspecto artificial.
Para quem tem cabelo cacheado, as hélices dos cachos não conseguem mais se formar. Já quem tem cabelo liso sente uma textura áspera e espigada das madeixas. Só de passar a mão, é possível sentir o cabelo frágil que se desmancha.
Você ainda pode percebem uma abertura da cutícula, com pontas duplas ou triplas, elasticidade dos fios, textura sem vida e até quedas em grande quantidade.
Dicas para evitar o corte químico
Para que o corte químico não aconteça com você, alguns cuidados são essenciais, antes e depois. Olha só.
Escolha um profissional com experiência
O conhecimento é uma das armas mais importantes que temos, por isso, escolha um cabeleireiro que seja experiente e entenda de fato o que esteja fazendo. Assim os riscos de um corte químico praticamente se anulam, já que ele saberá o que pode ou não ser feito em cada fio.
Faça testes de mecha
Sempre ao fazer qualquer procedimento químico no cabelo, é preciso que o profissional faça um teste em uma pequena mecha do seu cabelo para saber se ela é resistente o suficiente para receber o procedimento.
Ou seja, para não correr o risco de espalhar um produto no cabelo todo e ele não ser resistente suficiente para aguentar, sofrendo um corte químico em todo ele. Geralmente, uma pequena mecha próxima à nuca é escolhida para ser testada, pois, caso não resista, o dano ficará escondido pelo restante do cabelo.
Tenha uma rotina de hidratação e nutrição
Isso serve tanto para preparar o cabelo para passar por um tratamento químico como após ele ter passado. É essencial que ele tenha todos os nutrientes que precisa para ser saudável, além de estar bem hidratado. Isso é possível se você investir em um cronograma capilar.
Com ele, você consegue programar a sua semana de cuidados com o cabelo, usando máscaras capilares para garantir momentos de hidratação, nutrição e reconstrução capilar.
Use produtos corretos para cabelo com química
Após ter passado por algum processo químico no cabelo, use shampoo e condicionador para cabelos quimicamente tratados. Eles são formulados especialmente pensando nas necessidades que esse tipo de cabelo vai precisar. Por isso, conseguem suprir as carências que esse fio tem.
Alimente-se de forma balanceada
Os nutrientes que nosso cabelo precisa também são absorvidos nos alimentos que ingerimos diariamente, existindo uma direta relação entre alimentação e saúde capilar. Assim, a ingestão de frutas, legumes, verduras e proteínas são essenciais para cabelos fortes e saudáveis que aguentem processos químicos.
Cuide das fontes de calor
O ideal é evitar usar secador de cabelo, babyliss e chapinha quando um procedimento químico é feito, pois ele já está fragilizado e o calor dessas fontes pode piorar ainda mais. Caso seja necessário, não esqueça de aplicar um protetor térmico para proteger os fios!
Tive corte químico, e agora?
Amiga, primeiramente, respira que vamos dar um jeito nisso! É muito possível que um cabelo que teve corte químico volte a ter vida, brilho e muita força! Agora que já respirou, a paciência vai ser sua aliada nesse momento, pois é um processo diário de cuidar dos fios danificados e aguardar o cabelo saudável crescer novamente.
Separamos algumas dicas práticas para aplicar após um corte químico:
- Tenha uma rotina de cuidados com produtos para hidratação, nutrição e reconstrução capilar;
- A umectação é sua aliada para deixar os fios protegidos;
- Corte regular é essencial para ir tirando a parte danificada aos poucos;
- Fique longe da química, para que o cabelo recupere 100% até fazer a próxima;
- Evite ao máximo usar as fontes de calor em cabelos danificados. A secagem natural é o ideal nesse momento!
Quanto tempo leva para recuperar um cabelo com corte químico?
Dependendo da gravidade do problema, pode ser que seu cabelo demore até dois anos para se recuperar totalmente de um corte químico. O cuidado e a paciência andarão com você nesse momento!
Pode pintar o cabelo com corte químico?
Amigas, essa é a hora de dar um tempinho nos procedimentos danosos para o cabelo, né? A tintura é um deles, principalmente se alguma descoloração também é envolvida no processo! Por isso, aguarde os fios se recuperarem para se jogar na próxima cor.
Se você é daquelas que sempre quer uma novidade no cabelo, que tal se jogar em novos cortes? Se interessou? Confira os nossos conteúdos sobre cortes:
- cortes para cabelo liso;
- cortes para cabelo crespo;
- cortes para cabelo ondulado;
- cortes para cabelos cacheados.
Até lá.