O day after é um conceito que ganhou muita força nos dias atuais, principalmente para quem tem cabelo cacheado ou crespo. Ele nada mais é do que o dia após a lavagem de cabelo, onde você decide não lavá-lo novamente, mas arrumar de forma que não demore muito tempo, nem dê trabalho.
Assim, não há desgaste dos fios desses tipos de cabelo que sofrem mais naturalmente com a perda de água e nutrientes. Vamos aprofundar nosso entendimento sobre day after, qual a sua utilidade e truques para fazer com que dure mais. Vamos lá?
O que é day after?
Termo vindo do inglês, que significa o “dia posterior” em português, se trata de uma técnica para garantir mais saúde aos fios cacheados e crespos. Nesse tipo de técnica, o cabelo é lavado em um dia e, até a próxima lavagem, passa por uma série de cuidados para ficarem revitalizados sem a necessidade de lavar todos os dias.
Day after para que serve?
O day after surge como opção para não lavar as madeixas todos os dias e, ao mesmo tempo, garantir muita definição e volume no cabelo da cacheada ou crespa. Afinal, não é preciso fazer uma higienização completa diariamente quando se percebe que não é necessário, como dias em que não praticou atividades físicas.
A grande vantagem é que não há o desgaste dos fios cacheados e crespos, que são naturalmente menos hidratados e nutridos. Com o day after, esse tipo de substância é reposta sem agredir os fios, deixando o visual dos cabelos como se tivesse acabado de ser lavado.
Como revitalizar os fios?
A revitalização dos fios é o passo que não pode faltar em um day after, pois é ela que irá ajudar a recuperar o formato e brilho dos cachos. E duas dicas são essenciais para esse momento:
Hidrate os fios
Já falamos que os cabelos crespos e cacheados sofrem muito com a perda de água, né? Por conta disso, tenha em mente: hidratação nunca é demais e é o primeiro passo que você deve investir no day after. A dica é, ao acordar, usar um borrifador com água e umedecer as madeixas, de modo que perceba que todo o cabelo está bem úmido.
Use cremes ou produtos para day after
Feito isso, em uma pequena quantidade, você pode aplicar o ativador de cachos que costuma usar na rotina de finalização ou mesmo um produto específico para day after. Aí é só espalhar por todo o cabelo — ou por partes que perceber que perdeu mais o formato — e amassá-lo para reativar a curvatura.
Confira: 5 cuidados essenciais para cabelos cacheados
Como fazer o day after durar mais?
Tudo começa no dia anterior, ou seja, quando o seu cabelo é de fato lavado, condicionado e finalizado. Vem cá conferir as dicas para entender melhor:
1. Lavagem
Se você quer um day after de respeito, a lavagem tem que ser bem completa, tá? Por isso, seguir um cronograma capilar com produtos para repor nutrientes é essencial.
Uma forma fácil de fazer isso é abusar das máscaras capilares de tratamento, que além de cheirosos, deixa o cabelo bem macio, brilhoso e vivo: seja de hidratação, nutrição ou reconstrução, se jogue nesses cremes.
É claro que usar o shampoo e condicionador adequado para o seu tipo de cabelo também é essencial para que tudo o que ele precisa seja reposto por meio desses componentes. A dica é lembrar de usar o shampoo apenas na raiz do cabelo e o condicionador nas pontas.
2. Finalização
Com o cabelo limpo, é hora de partir para a finalização. São várias as técnicas de finalizar o cabelo, por isso, o legal é ir testando até encontrar aquele que o seu cabelo mais aceitar e que você mais gostar do resultado.
Feito isso, é mais fácil que os cachos sobrevivam no lugar por um maior tempo possível, sem que a revitalização seja possível — ou que ela seja mais simples de ser feita.
A fitagem é uma das mais simples. Consiste na separação do cabelo em mechas que são envolvidas com leave-in ou seu creme finalizador de preferência e, depois, escovadas e amassadas de baixo para cima, ativando os cachos. Quando o cabelo secar, solte as mechas com um óleo para finalizar o cabelo, mantendo os fios no lugar.
3. Durma com o cabelo bem seco
Apesar de dar uma preguicinha algumas vezes, para um day after legal, nada de dormir de cabelo molhado, hein? O cabelo úmido em um ambiente abafado gera um lugar bem legal para fungos e bactérias se proliferarem. Por isso, ir para a cama somente quando o cabelo estiver seco. Seque com secador, se necessário, ou naturalmente.
Acesse também: Corte de cabelo crespo feminino: 15 opções para escolher!
4. Use protetores térmicos
Ao usar fontes de calor, como o secador de cabelo, abuse do protetor térmico. Essa belezinha vai proteger seus fios de danificarem por conta das temperaturas altas. Assim, eles não vão perder a forma e o resultado do day after será bem mais satisfatório.
5. Aposte em toca ou fronha de cetim
Por fim, dormir com toca ou fronha de cetim evita que seu cabelo sofra atritos que geram frizz e estragam o formato do seu cabelo. Dessa forma, você não terá muito trabalho para arrumá-lo no outro dia.
Ah, ao dormir com esse tipo de fronha, aposte também no coque abacaxi, aquele que prende todo o cabelo para cima e preserva a curvatura.
Pronta para o day after?
Não tem muito segredo, né? São cuidados e práticas simples de se inserir na nossa rotina, mas que fazer toda a diferença para a saúde do seu cabelo. Se busca mais dicas para cuidar do cabelo cacheado e crespo, vem cá conhecer diferentes tipos de tranças para você apostar e mudar o visual! Até lá!