blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Fiz shampoozada, e agora, como cuidar? 7 maneiras saudáveis

Testou a tal da shampoozada no cabelo e agora tá desesperada para tratar? Respira fundo que a gente tem algumas dicas saudáveis! Veja 7 maneiras.

Redação Océane

11/05/2023

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

mulher ensaboando o cabelo castanho

Apostou na shampoozada para corrigir a cor daquela tintura que fez no cabelo e tá meio perdida em como cuidar das madeixas depois de todos esses procedimentos químicos? É, os cabelinhos vão precisar de uma atenção especial nesse momento, mas já adiantamos: não é nenhum bicho de sete cabeças, relaxa!

Para te ajudar nessa missão, a gente elaborou esse guia rápido de como cuidar do cabelo após shampoozada. É só seguir a leitura e todas as nossas dicas para o cabelo continuar com a cor que conquistou e também ficar brilhoso e saudável. Vamos lá?

Como cuidar do cabelo depois da shampoozada?

Cuidar do cabelo pós-shampoozada é bem parecido com cuidar dele após qualquer procedimento químico. Se você nunca tinha passado por isso, tudo bem, os passos são fáceis de serem seguidos. Vamos a eles!

1. Aposte em shampoo e condicionador específicos

O primeiro passo é incluir na sua rotina de lavagem do cabelo produtos que foram desenvolvidos especificamente para cabelos que passaram por processos químicos, como shampoo e condicionador para cabelos quimicamente tratados.

imagem dividida com shampoo e condicionador para cabelos cacheados e ondulados

Afinal, suas fórmulas conseguem limpar os fios sem causar danos e nem despigmentar tanto a coloração quando comparadas a outros produtos mais comuns do mercado.

2. Hidratação, reconstrução e nutrição para já!

É claro que os cabelos vão precisar daquela super força das máscaras capilares para repor as substâncias e nutrientes que foram perdidos no processo. Por isso, montar quele cronograma capilar é essencial, principalmente para determinar o dia de usar:

3. Cauterização para cabelos porosos

É comum que no processo da shampoozada os fios fiquem com uma aparência porosa, sabe? Bem fragilizados, sem brilho e fracos. Se esse for o seu caso, é hora de voltar para o salão e marcar uma cauterização nas madeixas. Esse procedimento vai repor a queratina nas madeixas, ajudando a selar os fios.

4. Umectação noturna

Outra dica babadeira para fazer após a shampoozada é apostar na umectação em todo o cabelo. Essa técnica já é bem conhecida das meninas cacheadas e de cabelo crespo, que a utilizam para repor os óleos que são perdidos no dia a dia ou não chegam em todo o comprimento do fio.

Óleo finalizador capilar

Ela nada mais é do que aplicar algum óleo — como o de coco — em todo o cabelo, selando os fios, para que absorvam esse nutriente. Isso pode ser feito por um período de até 30 minutos, mas há quem goste de apostar na técnica da umectação noturna, enluvando o cabelo com o óleo antes de dormir.

Após feito isso, é só lavar as madeixar normalmente e finalizá-las conforme a sua preferência.

5. Reconstrução capilar ajuda também

Produtos que focam em reconstrução capilar são ótimos de entrarem na sua rotina após shampoozada. Essas belezinhas trabalham diretamente na fibra capilar, deixando-a mais forte e saudável. Dá para usar esse tipo de produto tanto durante a lavagem do cabelo quanto como um leave-in durante a finalização dos fios.

Imagem dividida ao meio com antes e depois de cabelo reconstruído

6. Evite fontes de calor

Que as fontes de calor causam estragos nas nossas madeixas isso a gente já tá cansada de saber, né? E os cabelos com química sofrem em dobro quando comparados com um natural, afinal, estão mais fragilizados. Então, minha gente, é hora de dar um tempinho no secador de cabelo e chapinha se possível.

Embalagem de protetor térmico para cabelo com óleos ozonizados

Caso vá fazer o uso, o protetor térmico é um produto obrigatório de ser passado nas madeixas, hein? Dessa forma, os danos causados pelo calor dos aparelhos serão amenizados.

7. Sele os fios

Para os fios ficarem no lugar após a lavagem do cabelo, aposte em um óleo finalizador. Ele ajuda a fechar as cutículas capilares, diminuindo o aspecto de frizz e garantindo uma hidratação.

Produtos de finalização capilar: óleo, reconstrutor e protetor térmico

Tem que lavar o cabelo depois da shampoozada?

No momento que você termina de fazer a shampoozada com os produtos específicos para a técnica, é só enxaguar tudinho e finalizar o cabelo conforme está acostumada. Pode passar um condicionador e leave-in, cremes para pentear, ativador de cachos ou o que preferir.

Embalagem de leave-in ativador e modelador de cachos

Como pintar o cabelo após a shampoozada?

Para pintar o cabelo nesse momento, é preciso ter certeza que seus fios estão saudáveis e resistentes o suficiente para aguentar uma tintura ou tonalizante depois de passar pelo processo de shampoozada e outras químicas que tenha feito anteriormente.

Dicas anotadas?

Agora não tem nenhuma desculpa para não ter os cabelos fortes e brilhantes depois de fazer shampoozada, hein? É só seguir nossas recomendações que o cabelo estará lindo — tanto em questão de saúde como da cor perfeita que você tanto quis.

A gente sabe que cabelo com química dá um pouquinho mais de trabalho, né? É totalmente normal! Por isso, fizemos um conteúdo cheio de infos sobre cuidados com cabelo tingido para quem quer garantir a cor deslumbrante por muito mais tempo. A gente te espera lá, até!

compartilhe