Você sabe escolher sua máscara capilar?
Você deve imaginar que, não é de hoje, que nos preocupamos esteticamente com o cabelo. Mas sabia que, desde a antiguidade, o homem cuida dele?
Sim, existem registros e achados arqueológicos, como pentes de marfim, de concha ou de pedra que datam de cerca de 5 mil anos atrás. Sem falar que a partir do Egito antigo há inúmeros registros de penteados que foram moda, até os dias de hoje.
Portanto, é natural a gente querer cuidar bem dos fios para que eles fiquem saudáveis, lindos, brilhantes e macios. E nessa missão, é claro que uma boa máscara de tratamento vai te ajudar.
Afinal, hoje temos disponível muita tecnologia e uma imensidão de ativos nos cosméticos. Tantas são as opções que, diferente de outros tempo, agora pode ser até confuso escolher.
Assim, separamos algumas dicas para você se guiar na hora de escolher seu tratamento para o cabelo.
Máscara hidratante para cabelos secos
Hidratar é fazer a reposição de água nos fios. Vale lembrar aqui que o cabelo é uma estrutura morta. A parte viva que temos é o couro cabeludo que tem circulação sanguínea, metabolismo, oxigenação e é o responsável pela produção e crescimento dos fios.
Assim, quando falamos dos tratamentos capilares, eles devem agir no cabelo em si e não no couro cabeludo.
Em tese, todo mundo precisa de hidratação porque as fibras constantemente perdem água por evaporação, exposição solar, danos ambientais e tendem a ficarem mais secas. No entanto, algumas pessoas podem sentir isso de maneira mais acentuada.
- Sintomas do cabelo seco: áspero, rígido, sem brilho, frequentemente tem frizz, tem tendência a ser rebelde e sem definição.
- Máscara hidratante: vai repor a umidade perdida pelos fios e ajudar a retê-la também. Ingredientes como Aloe Vera e D-Pantenol, presentes nas Máscaras Hidratante de Océane ajudam a fazer isso.
+ Cabelo seco: 8 dicas para arrasar na hidratação
Máscara nutritiva para cabelos ressecados
Se hidratar é repor água nos fios, a nutrição vai fazer a reposição de lipídios, ácidos graxos e vitaminas. Essa camada composta de óleos forma um filme ao redor dos fios que, além de dar brilho, flexibilidade e combater o frizz, protege de danos ambientais e também ajuda a manter a umidade no cabelo, evitando a perda de água.
O ideal é que a nutrição esteja sempre de mão dadas com a hidratação também. Normalmente, as pontas do cabelo sofrem mais com o ressecamento porque a oleosidade natural não chega até elas.
Quem usa frequentemente ferramentas térmicas como secador, prancha, modelador de cachos também sente com mais intensidade a desidratação e o ressecamento.
- Sintomas do cabelo ressecado: aqui, os sinais são parecidos com do cabelo seco. Também existe bastante aspereza, rigidez, opacidade, frizz e falta definição, mas de uma forma mais insistente. Por não ter barreira lipídica, o cabelo ressecado não consegue segurar a hidratação que é feita.
- Máscara nutritiva: vai nutrir com óleos ricos em nutrientes, como de amêndoas doce e semente de uva, a manteiga de karité, que possuem vitaminas, como vitaminas A, B1, B2, B6, C, E e Ômega 3 e são ingredientes e ativos presentes na Máscara para Cabelos Quimicamente Tratados Océane.
+ Cabelos com química: como cuidar?
Máscara reconstrutora para cabelos danificados
Os fios que possuem danos geralmente são aqueles que passaram por processos químicos como descoloração, coloração, mechas, alisamentos, selagens, etc.
Todos esses procedimentos modificam a estrutura capilar e para fazer isso, precisam chegar na camada mais profunda do cabelo gerando assim danos e deixando os fios mais frágeis.
- Sintomas do cabelo danificado: é fraco, quebradiço, tem muitas pontas duplas. Muita gente confunde a queda com a quebra de fios. Os fios que se quebram se partem no comprimento e, por isso, você vai encontrar vestígios de cabelos mais curtos. E a queda é quando os fios caem desde sua raiz, então são tão longos quanto seu cabelo todo e possuem junto a raiz ou resto do folículo.
- Máscara reconstrutora: como o cabelo é formado por proteínas do tipo queratina, a Máscara Reconstrutora vai repor os elementos proteicos que o cabelo danificado perdeu, resultando assim em maior integridade para os fios, mais força e resistência também para que não se quebre.
Cronograma capilar
O cabelo pode precisar, sim, de todos os tratamentos que falamos acima. E por isso é tão interessante fazer o seu cronograma capilar. Dessa forma você consegue repor toda a água, nutrientes e proteínas que o cabelo naturalmente perde de maneira constante.
E ao longo do revezamento dos tratamentos você vai reforçar, focar, naquele que sente que seus fios mais precisam levando em consideração se são secos, ressecados ou danificados.
Quer saber mais detalhes para criar o seu cronograma capilar ideal? Confira aqui o passo a passo.
Uma ótima dica é comprar o kit de máscaras Océane que vêm em envelopes. Além de serem práticos para levar em viagens, você também consegue provar os resultados do cronograma capilar ao ir intercalando as máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução.
Gostou desse conteúdo? Vem aprender os cuidados especiais que seu cabelo necessita no verão!