A aceitação de diferentes tipos de cabelo é um tema que traz uma questão importante: as diversas curvaturas de fio devem ser valorizadas e cada uma tem a sua beleza. Para assumir os cabelos naturais, um dos processos que muita gente passa é a transição capilar.
Mas o que é transição capilar exatamente? Nesse post a gente explora essa transição para a textura natural das madeixas, como o processo ocorre, seus desafios e dicas para melhor entender seu novo cabelo e ficar mais linda do que nunca. Vamos lá?
O que é transição capilar?
A transição capilar é o ato de assumir a curvatura natural dos fios, deixando a fase de tratamentos químicos que os alisam para trás.
Assim, é a hora de descobrir como o cabelo natural é, já que muitas pessoas nem lembram mais de sua curvatura por conta da quantidade de tempo que fazem procedimentos como relaxamento e alisamentos.
É um passo grande de aceitação muito importante para a autoestima.
Como fazer uma transição capilar?
Não há um modo certo de fazer a transição capilar. Por isso, um ponto muito importante é que você esteja confortável durante o processo. O primeiro passo é não aplicar mais nenhum tipo de alisamento químico no cabelo.
Depois disso, há pessoas que preferem cortar a parte do cabelo com química já no início da transição. Outras acreditam ser melhor ir tirando a parte com química aos poucos, fazendo cortes nas pontas a cada mês para ir tirando a química de forma gradual, mantendo o comprimento dos fios.
Além disso, a rotina de cuidados com o cabelo vai possibilitar um crescimento saudável e forte dos fios. Isso é muito importante, já que curvaturas B, C e D precisam de maior reposição de nutrientes e óleos para ficarem bem protegidos.
Assim, não esqueça de usar produtos voltados para a sua curvatura, já que eles trazem composições com ingredientes essenciais para ela, deixando-a com aspecto e textura mais saudáveis.
Confira: 5 cuidados essenciais para cabelos cacheados
Qual é a pior fase da transição capilar?
Uma das piores fases da transição capilar é o começo. Sabe quando o cabelo natural já cresceu alguns centímetros e a parte com química ainda não foi cortada? É difícil esse momento.
Essa fase pode desencorajar muita gente, já que manter o cabelo arrumado para que a discrepância não seja muito visível pode ser trabalhoso. Ela vai exigir paciência e persistência por quem está passando por ela, mas o final é recompensador!
Quanto tempo dura a transição de cabelo?
A duração da transição capilar não tem um tempo exato para durar, porque há algumas variáveis que interferem no meio do caminho. Primeiro, é preciso entender se o seu cabelo cresce de forma rápida ou não, assim quanto mais rápido for esse período, mais rápido a parte natural vai superar o comprimento da parte com química.
Além disso, caso o tratamento químico de alisamento que foi usado no cabelo tenha sido muito pesado, pode ser que o fio demore mais para se recuperar e voltar a ter a sua forma natural, formando ondulações e cachos.
Caso opte por ir cortando aos poucos e tenha um cabelo comprido, é necessário aguardar até que todo o cabelo natural chegue a esse tamanho.
Acesse também: O que fazer para o cabelo crescer? Dicas infalíveis!
Qual a melhor forma de fazer transição capilar?
A melhor forma é aquela que você se sente mais confortável e bem na própria pele. Aposte em cortes diferentes.Faça um penteado que te ajude a controlar melhor os novos fios que vão nascendo. Se não gostar muito, faça uma escova ou passe a chapinha de vez em quando. E sempre use kits de tratamento capilar de qualidade.
O que é big chop?
Big chop é um termo em inglês que significa um grande corte. O big chop acontece quando quem está fazendo transição capilar faz um corte de cabelo que retira toda ou boa parte da química dos fios.
Ele pode acontecer logo no início da transição, na metade, quando se sente segura em retirar parte da química e não deixar o cabelo tão curto, ou mesmo como um último passo para finalizá-la com chave de ouro.
É legal lembrar que, como tudo no momento de transição capilar, você precisa estar confortável em fazer e que o corte big chop não é uma obrigatoriedade! Você pode ir cortando aos poucos os seus fios para ir se acostumando à nova textura, sem problemas!
Como deixar a transição capilar mais fácil?
A transição pode ser um momento desafiador, já que exige um costume com uma nova textura de cabelo, novas formas de cuidar dela, momentos mais rebeldes dos fios, enfim! Por isso, trouxemos aqui algumas dicas de como deixar a transição capilar mais fácil. Confira!
1. Texturização
A texturização é uma forma de estimular os fios a formarem as ondulações ou hélices dos cabelos ondulados a crespos, já que, por muito tempo, eles não recebiam esse tipo de estímulo ao serem alisados. Ela ajuda ainda a manter uma harmonia entre a parte alisada e o cabelo natural que nasce.
Assim, há alguns tipos de texturização para se explorar, como:
- Fitagem;
- Twist;
- Bigudinhos;
- Dedoliss;
- Coquinhos.
2. Penteados
Alguns penteados ajudam a passar pela fase de transição capilar também. Trançar o cabelo é uma boa aposta, já que dá para fazer de diferentes formas: embutidas, mais soltinhas, finas ou grossas! Ainda dá para prendê-las em coques, dando um visual bem legal para o cabelo.
Também dá para aproveitar fibras sintéticas, como lã e jumbo, para fazer tranças mais longas com os fios naturais. Isso ajuda a criar um penteado no cabelo enquanto ele cresce e não causa muitos danos aos fios.
3. Acessórios
Que tal colocar um acessório para completar o look? Eles também são de grande valia durante a transição capilar, ajudando a se acostumar com a nova textura e reduzir a diferença entre a parte natural e a com química.
Turbantes e lenços são perfeitos para fazer diferentes amarrações, como em um rabo de cavalo ou amarrado na raiz. Também aposte em grampos e presilhas para dar um chame a mais no cabelo e controlá-lo, dá para combinar o adereço com a cor de algum detalhe do seu look!
Quais cuidados ter durante a transição capilar?
Há dois cuidados básicos para quem está passando pela transição capilar: inserir nutrientes no cuidado diário com o cabelo para ele ficar muito tratado e também cuidado ao usar fontes de alisamento físicas, como chapinhas e secadores. Vem cá ficar mais por dentro!
Cronograma capilar
Acredito que você já deve ter ouvido falar em cronograma capilar, né? De forma simples, ele nada mais é do que um cuidado semanal de inserir produtos que hidratam, nutrem e reconstroem seu cabelo na rotina de lavagem durante os dias da semana.
Ele vai ajudar a deixar o seu cabelo mais forte e saudável durante o crescimento dos fios sem química e na manutenção das ondas ou cachos. Por isso, busque por máscaras capilares de tratamento que tenham como foco cada um desses cuidados que o resultado será de cabelos lindos!
De forma geral, os produtos de hidratação vão deixar os cabelos com a água necessária para mantê-los saudáveis. Os produtos de nutrição vão dar ao cabelo aqueles componentes que faltam para manter a fibra capilar selada para não perder sua hidratação. E os produtos de reconstrução fortalece os fios ao repor a queratina que se perde no dia a dia.
Fontes de calor
Atenção também ao utilizar chapinhas e secadores. Eles podem ser uma forma para ajudar a manter os fios naturais controlados enquanto o cabelo cresce de forma mais prática. Por isso, muitas pessoas apostam nesses aparelhos.
Para ele não prejudicar muito a qualidade do seu cabelo, lembre-se de investir em protetores térmicos. Eles são perfeitos para proteger os fios que tentam voltar à sua curvatura natural.
Agora é só colocar em prática as dicas listadas aqui e se empoderar com o novo cabelo! Nada melhor do que a gente se sentir bem com as nossas escolhas. Teste aos poucos e vá percebendo o que mais funciona com a sua rotina que será sucesso!
Para mais dicas de como deixar o cabelo hidratado durante o momento de transição capilar, confira também nosso post sobre dicas para arrasar na hidratação. Até lá!