Quem é fã do cabelo comprido e sonha em ter um bem longo está sempre se perguntando: o que fazer para o cabelo crescer? Primeiro, é preciso ter em mente que precisa de muita paciência, já que não é do dia para a noite que isso vai acontecer.
Fora isso, há algumas dicas sim que podem te ajudar nesse processo. Elencamos aqui 8 recomendações para seguir se você quer que seu cabelo cresça de forma saudável. Entenda também o que faz eles crescer mais rápido e se todo mundo consegue ter uma cabelo bem comprido. Vamos lá?
1. Alimentação
Já diziam os gurus da nutrição: você é aquilo que come. Então, como tudo no nosso corpo, uma alimentação saudável é essencial para que o cabelo tenha um crescimento cheio de vida.
Assim, uma vida balanceada, com a ingestão de todos os tipos de comida é essencial, ou seja, proteínas, cereais, verduras, legumes e frutas! De forma mais precisa, a proteína ajuda a manter os níveis de queratina dos fios, já cereais como aveia são compostos de silício orgânico, que ajuda a formar a fibra capilar.
Veja também: Qual é a relação entre alimentação e saúde capilar?
2. Massagens
Nem só nossos músculos precisam de massagens, mas o couro cabeludo também. Elas ajudam a estimular o crescimento dos fios, já que aumentam a circulação sanguínea na região.
Procure fazer movimentos circulares por toda a região da cabeça, estimulando bem toda a área. Isso pode ser feito no momento do banho, ao aplicar o shampoo, por exemplo.
3. Produtos para cronograma capilar
Aposte também em um kit de cronograma capilar. Eles são compostos por produtos que ajudam na hidratação, nutrição e reconstrução dos fios, deixando-os saudáveis durante o crescimento. Isso evita que fiquem quebradiços e fracos durante o processo.
Confira: Cronograma capilar: o que é e como montar o seu?
4. Uso correto do condicionador
Muitas pessoas acabam usando o condicionador de forma incorreta, o que impacta diretamente o crescimento dos fios. Por isso, muita atenção: nunca use condicionador diretamente no couro cabeludo. Quando aplicado na raiz, ele não promove a circulação sanguínea, impedindo o crescimento dos fios.
Assim, aplique o condicionador cerca de 4 centímetros depois da raiz, no sentido do comprimento dos fios. Utilize escovas de cabelo para desembaraçar o cabelo nesse momento de forma delicada.
5. Não fume
Sim, esse hábito prejudica também o crescimento capilar — fora todos os outros malefícios para o corpo. Gosta de fumar? Não consegue ou não quer deixar o cigarro de lado? Amiga, um coisa de cada vez. Cuide do cabelo como você pode agora e aos poucos reduza os hábitos tóxicos, ok?
Fumar faz com que a oxigenação seja diminuída na região capilar e o desenvolvimento de novos fios ocorra em uma velocidade menor. Ainda, a pigmentação do cabelo também é prejudicada, fora que a nicotina também é acumulada nos fios, deixando-os frágeis e quebradiços.
6. Não use bonés e chapéus por muito tempo
Usar bonés e chapéus por muitas horas no dia e todos os dias prejudica o seu crescimento, já que a região tende a ficar úmida e abafada. Esse uso contínuo também pode resultar em formação de fungos e outros problemas capilares.
7. Vitaminas para crescer cabelo
As vitaminas são excelentes potencializadoras de resultado. Há vitaminas em cápsulas, mas recomendamos que foque no consumo natural mesmo. Prepare smoothie e vitaminas com:
- Vitaminas do complexo B: possui biotina, o que evita a queda de cabelo;
- Vitamina B5: regenera o couro cabeludo e corrobora para que os folículos capilares fiquem mais fortes;
- Vitamina C: forma o colágeno no nosso corpo, o que protege o cabelo da oxidação;
- Vitamina A: cria a camada protetora oleosa que envolve os fios para que não percam a sua hidratação.
Saiba ainda: Como salvar o cabelo danificado
8. Tratamentos capilares
Os tratamentos capilares são feitos diretamente em consultórios dermatológicos e ajudam principalmente quem tem outras questões que prejudicam o crescimento capilar.
O microagulhamento estimula especificamente o colágeno na região capilar, o que faz com que a pele fique mais firme, favorecendo o crescimento de novos fios sem que haja quedas. A carboxiterapia é um procedimento que injeta gás carbônico no couro capilar, deixando o fluxo de sangue bem intenso na região.
O que é bom para fazer o cabelo crescer mais rápido?
Além de aplicar as técnicas trazidas na sua rotina diária, é imprescindível que a higienização dos fios seja feita de forma regular para não haver acúmulo de sujeira que possa impossibilitar o crescimento capilar. Ao utilizar fontes de calor para secar os cabelos, utilize protetores térmicos para diminuir a danificação neles.
Cuidado ao tomar muito sol. Assim como a pele, o cabelo também é prejudicado com a exposição exagerada aos raios UV.
Acesse: Aprenda a criar uma rotina de cuidados com o cabelo
Quantos centímetros um cabelo cresce? É possível o cabelo crescer 4 cm por mês?
A média para um cabelo saudável é que ele cresça pouco mais de um centímetro por mês. Pode parecer pouco, mas dá mais de 12 cm ao ano, olha só. A ideia do cabelo crescer 4 cm em um mês não é real, ok? Ele pode até cresce rápido, mas essa quantidade periodicamente não é natural. Por isso, quem quer um cabelo maior precisa ter paciência e cuidar muito bem de seus hábitos diariamente.
Todo mundo consegue ter um cabelo comprido?
Em média, os cabelos das mulheres podem chegar de 40 centímetros até 70. Porém, não são todas as pessoas que conseguem ter um cabelo longo. O comprimento máximo depende de fatores genéticos, hábitos individuais, idade e de como você trata ele.
Como deu para perceber, a rotina do dia a dia faz toda a diferença para o cabelo crescer. Por isso, é essencial que os produtos corretos para o seu tipo de cabelo sejam usados. Confira nosso post para entender qual é a melhor máscara de tratamento de cabelo para o seu caso que vai ajudar a fazer seu cabelo crescer. Até lá!