A base é essencial para qualquer maquiagem. Ela é responsável por uniformizar a pele e até esconder aquelas marquinhas ou manchas que não gostamos tanto assim.
Mas quem nunca comprou uma base nova e acabou errando o tom? Isso é bem fácil de acontecer, não é? Cada marca tem tons e subtons diferentes e precisamos estar atentas aos que combinam com a nossa pele.
Se você estava toda feliz com a sua compra, mas quando foi passar o produto percebeu que era a base errada ou se quer se preparar caso isso aconteça, vem com a gente aprender como aproveitá-la mesmo assim e resolver o problema.
1. Misture com um tom diferente de base
Essa dica resolve tudo (até se você gostar de se bronzear de vez em quando)! Pegue essa base mais clara ou escura que comprou errado e misture-a com outra de um tom diferente para chegar na cor perfeita.
O melhor é que assim você consegue usá-las tanto no inverno quanto no verão, quando pega aquela corzinha a mais, apenas mudando a proporção da misturinha — claro, você também ficará muito mais tempo sem ter que comprar uma base nova.
2. Use como iluminador ou contorno
Para quem comprou uma base mais clara, é possível usá-la como corretivo ou para substituir o iluminador na maquiagem. Aplique no nariz, nas têmporas, no centro da testa, no V dos lábios (ou arco do cupido) e nas bolsinhas abaixo dos olhos para clarear essas regiões e aproveitar o produto.
Você também consegue aproveitar a base escura usando-a como contorno. Para isso, aplique um pouco da base escura no contorno do nariz, na parte inferior da mandíbula, na mais superior da testa e na mais fininha das bochechas (mais voltado às extremidades, logo abaixo da maçã do rosto).
Assim, você consegue aproveitar o produto e ainda criar os efeitos necessários de luminosidade e profundidade para dar o formato e o acabamento que você tanto ama ao rosto!
3. Aplique o pó em uma tonalidade diferente para corrigir
Quer aproveitar a base que tem, mesmo na cor errada? Então, você pode consertar a cor dela com uma tonalidade contrária de pó compacto. Se você tem uma base mais escura, aplique um pó mais claro por cima de toda a pele e vice-versa.
E não esqueça de ir aplicando camadas finas de pó para construir a make. Assim, o resultado ficará muito mais natural e satisfatório, até mesmo nas maquiagens em peles negras.
4. Dilua sua base com creme hidratante
Outra forma de deixar a base mais clara, caso tenha comprado no tom errado, é diluí-la com um pouco de creme hidratante. Essa dica também é ótima caso você esteja querendo saber como deixar a base mais líquida — é o dois em um perfeito. ?
Para não errar a mão, vá fazendo a mistura com calma. Aplique uma pontinha de creme com 2 gotas da base e veja como o resultado ficou. Depois é só ir arrumando a proporção conforme a necessidade até atingir a cor e o acabamento perfeitos.
5. Misture com pigmento para mudar o subtom da base errada
Agora, se o seu problema foi que comprou o tom certo, mas no subtom errado para o seu rosto, saiba que também tem solução. Mesmo que seja o caso de uma base amarelada ou rosada demais, os pigmentos podem ajudar.
Misture pigmento rosado ou amarelado aos poucos na sua base, conforme a necessidade (por exemplo, se sua base for muito amarela, aplique um pouco do pigmento roxo ou lilás). Assim, uma cor neutralizará a outra até chegar no subtom perfeito para a sua pele.
Maquiagem para o Rosto
Como saber o tom da base perfeito para mim
A colorimetria é a ciência que vai te ajudar a encontrar o tom da base perfeito! Com ela, você consegue descobrir quais cores ficam melhores em você — isso inclui os tons e os subtons de cabelo e roupas que combinam com a sua pele também. Portanto, vale a pena marcar uma consultoria de coloração pessoal com uma profissional que entende do assunto!
Mas para você que ainda vai comprar a sua base nova e já está se perguntando como descobrir o tom da base para não ter que ficar corrigindo depois ou que não quer esperar o momento da sua coloração, temos uma dica.
Faça o teste do produto no rosto ao invés de aplicar no dorso da mão ou no pescoço, combinado? Se estiver online, use o software de visualização da base em seu rosto através da sua câmera. Você pode conferir aqui: base líquida vegana.
Como esses locais não são da mesma cor do que o nosso rosto, não ajudará em nada testar neles. O ideal é aplicar um pouco do produto em uma pequena área do rosto e esperar alguns segundos para ver se a cor também oxida ou não. E se você quiser mais dicas, dê uma olhadinha no nosso guia de como acertar no tom da base. Explicamos tudo certinho por lá!