blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

A maquiagem em cada década: tour pela história | Océane

Veja a evolução e a história da maquiagem em cada década! Aqui você explora cada influência e a relevância delas para a make contemporânea. Confira!

Redação Océane

14/02/2024

10 min de leitura

Redação Océane

10 min de leitura

batom vermelho da oceane

Qual estilo de make você usaria para representar nossa década? Após um tempo de reflexão, concluímos que, se fôssemos levantar essa pauta hoje, cada pessoa votaria em um estilo diferente, até porque a maquiagem ainda sofre mutações significativas.

Mas, ao olhar para o passado, podemos, de maneira simples, lembrar de maquiagens que representaram aquelas décadas. Será que durante anos mais antigos, onde nós nem existíamos ainda, existiam trends de maquiagem que variavam no decorrer de 10 anos? Ou a maquiagem que usavam em 1920 é a mesma de 1929?

Bom, não conhecemos ninguém que tenha vivido essa década, infelizmente, mas, com algumas pesquisas, encontramos informações valiosas que trarão uma visão diferente sobre a maquiagem de cada década. Preparada para desbravar a história da maquiagem com a gente? Continue a leitura e confira!

História Geral da Maquiagem

A maquiagem está presente no mundo há milhares de anos e isso não é nenhuma novidade, afinal, os antigos egípcios foram um dos pioneiros — dos quais temos conhecimento — nessa prática. Eles usavam a maquiagem em homens e mulheres, como o kohl, que realçavam os olhos de uma maneira parecida com os delineados que conhecemos hoje.

Inicialmente, podemos afirmar que o uso da maquiagem tinha uma função mais simbólica e cultural, sendo feita com ingredientes naturais como urucum, argilas coloridas e outros materiais. Essa prática pode ser vista nos dias de hoje com os indígenas e demais povos espalhados pelo Brasil e pelo mundo.

Com o decorrer dos anos, a indústria da beleza expandiu e mudou a história da maquiagem. Nesse momento, uma variação enorme de cores surgiu, sendo ainda, grande parte produzida com elementos mais artificiais, deixando de lado as culturas históricas no passado. Hoje, a tendência foca em maquiagens veganas e cada vez mais naturais, tanto no estilo quanto na produção.

Essa evolução demonstra, principalmente, a necessidade das pessoas para com a maquiagem, de início criada como forma de identificação de povos, para demonstrar autoridade e, hoje, usada para mudar traços naturais da face ou esconder “imperfeições”.

Década de 1920

mulher com maquiagem dos anos 1920

Começando com a maquiagem dos anos 20, podemos dizer que essa década foi muito importante para a influência do jazz, inclusive, esse ano foi conhecido como a “Era do Jazz”. Em 1920, houve um período de mudanças sociais muito significativas, dentre elas, é impossível não incluir a emancipação das mulheres. Com isso, a sociedade viu um aumento expressivo na moda e maquiagem.

A tendência abundante dessa era histórica eram lábios escuros e olhos esfumados. Esse combo foi um ícone na década. O significado dessa tendência era porque os lábios escuros eram capazes de expressar a elegância e o empoderamento feminino, refletindo esse momento de independência e autoexpressão feminina. A maquiagem era um símbolo de coragem.

Os produtos populares que eram mais usados no ano de 1920, eram os batons, pós-faciais, delineadores e rímeis. A tendência de maquiagem dessa década continua inspirando a moda atualmente, com lábios escuros, olhos esfumados e coragem. Essa é a influência da make dos anos 20 para a maquiagem contemporânea.

Década de 1930

mulher com maquiagem dos anos 1930

O ano de 1930 foi um pouco conturbado. Quem não dormiu nas aulas de história pode se lembrar que a grande depressão aconteceu um ano antes dessa década começar, isso influenciou o mundo da maquiagem como ninguém imaginou que influenciaria. Mas esse fato deixou os produtos mais baratos, então o estilo no makeup foi iniciado.

Por mais que vocês possam não acreditar, o estilo no makeup usado pelas mulheres da década de 30, contava com uma boca vermelha vibrante, olhos esfumados e sobrancelhas finas e bem arqueadas. Em comparação com o estilo de maquiagem natural que temos hoje, parece meio impossível acreditar que essa era a realidade delas, quando o assunto era natural.

Estrelas de Hollywood, como Greta Garbo, foram uma grande influência na maquiagem dessa década, com foco em peles bem pálidas e frescas. Conta pra gente, você usaria a make dessa década?

Década de 1940

mulher com maquiagem dos anos 1940

A década de 40 foi um pouco mais tranquila em quesitos econômicos, embora tenha iniciado com uma guerra, o mundo da beleza não parou. Podemos dizer que os anos de ouro da maquiagem básica foram na década de 1940.

Com estilos mais suaves e naturais, as maquiagens utilizadas nessa era contavam com uma ênfase nas cores dos olhos e dos lábios. Com um lápis de olho para um olhar mais marcante, elas esfumavam esse tom e terminavam com um delineado de gatinho que já era tendência. Nos lábios, o uso de tons suaves de rosa e vermelho faziam sucesso.

Algumas pessoas especulam que o estilo simples e de fácil execução usado pelas mulheres da década refletiam o clima de guerra que as cercavam, sendo maquiagens práticas e duráveis. O que você acha disso?

Década de 1950

mulher com maquiagem dos anos 1950

Depois de anos refletidos por uma guerra que se tornou uma virada histórica, a revitalização trouxe sinais de empoderamento e coragem. Nessa década, o batom vermelho voltou com força e, com ele, o delineado gatinho. Esse misto que faz sucesso até os dias de hoje é sexy e representa muito bem a época.

A maquiagem utilizada pelas mulheres era uma pele impecável, sobrancelhas mais arqueadas, olhos de gato, bochechas coradas e o batom vermelho vibrante.

Em meados de 1953, a atriz Marilyn Monroe também começou a influenciar as pessoas com suas makes sensuais e lindas, afinal, ela foi uma referência de beleza nos anos de 1953 até 1962. Quem nunca viu alguém imitando a pinta icônica da diva em uma maquiagem? Pois é, ela é influência até hoje.

Década de 1960

mulher com maquiagem dos anos 1960

Em 1960, a atriz Audrey Hepburn foi a referência de beleza da vez. Quem nunca viu um filme com essa mulher, quem não viveu os momentos de ouro que ela proporcionou ao cinema, não pode levantar pautas que contradizem esses fatos. A maquiagem dela era muito influenciada com detalhes femininos e delicados.

Porém, é importante ressaltar que, durante a década de 60, a maquiagem voltou a ser ousada e experimental, vale até um destaque para Twiggy, a primeira top model do mundo. Ela utilizava elementos muito mais voltados ao irreal, com olhos grandes, cílios exuberantes e mais detalhes, ela passava um ar de boneca.

O estilo de maquiagem usado por essas mulheres influencers da época voltou a ser uma trend no mundo da maquiagem, chamando-a de make dos anos 60, elas se referem aos olhos mais marcados, delineados gráficos e outros detalhes específicos da época. Foco na pele uniforme, batom vermelho, cílios volumosos e delineados.

Década de 1970

mulher com maquiagem dos anos 1970

Quem se lembra da era dos hippies? Pois é, os anos 70 foram uma década ousada, colorida e refletiam a liberdade de expressão artística da época. Na maquiagem, esses princípios não eram diferentes. Elas também refletiam cada um desses fatores que influenciaram a moda.

Esfumados em uma única cor vibrante como roxo, azul e verde eram comuns nas ruas. Os cílios grossos e dramáticos escolhidos pelas mulheres da época também foram algo que marcou a maquiagem da época. Além de todos esses detalhes coloridos, os lábios dessas maquiagens eram mais naturais e brilhantes e as sobrancelhas saíram do estilo fino para mais grossas e naturais.

Atrizes brasileiras, como Vera Fisher, influenciaram muito a beleza através das novelas e outros meios da época. Além disso, diversas modelos gringas também foram referência na maquiagem e estilo.

Década de 1980

mulher com maquiagem dos anos 1980

Para quem não sabe, a maquiagem dos anos 80 era ainda mais ousada e vibrante que as escolhidas pelas mulheres da década anterior. As cores estavam muito presentes nesses anos e principalmente as opções cintilantes. Além disso, o estilo de roupas e hairstyle dessa década eram muito contrastantes com os demais.

As maquiagens tinham foco nos olhos, deixando-os sempre com cores bem intensas. Aliás, nosso querido olho de gatinho esteve de volta na make dessa década e, claro, o blush exagerado super marcante. Por fim, o efeito glossy nos lábios também foi uma tendência.

Nessa fase, as sobrancelhas volumosas ainda foram mantidas, permitindo que o estilo mais marcante nos olhos fosse intensificado. A maquiagem dos anos 80 é, com certeza, um ícone até os dias atuais, sendo sempre lembrada por sua autenticidade.

Década de 1990

mulher com maquiagem dos anos 1990

Aqui, é impossível não mencionarmos filmes e séries icônicas que foram referência para uma geração. As Patricinhas de Beverly Hills, Titanic, 10 Coisas Que Eu Odeio Em Você e muito mais. Cada um desses sucessos do cinema trouxe algo em comum: a maquiagem e a moda influenciaram muito as jovens e adolescentes da época.

Com um estilo de maquiagem mais minimalista, elas usavam lábios mais contornados com batons em tons mais neutros e gloss. Além disso, tivemos a volta das sobrancelhas finas e os olhos mais chamativos que as demais partes da make.

As tendências contavam com cores de batom como rosa claro, marrom, bege e vinho. As sobrancelhas eram finas e mais retas, inovando com essa tendência. Ah, e os olhos marcantes com smokey eye, puxando o olhar para cima e dando um ar mais sensual também foram uma super febre. Por fim, elas usavam o blush aplicado na medida certa em formato de triângulo nas maçãs do rosto.

Década de 2000

mulher com maquiagem dos anos 2000

Chegando nos anos 2000, já podemos nos recordar de diversas tendências, mas um estilo que influenciou muito a época era o de brilhos e glitters. O estilo brilhante que chamava atenção era marcante na make da década de 2000. O uso de batons metálicos contrastando com uma pele bronzeada é o puro suco dessa época.

Quem se lembra de socialites como Paris Hilton, Lindsay Lohan e Britney Spears completamente bronzeadas, com batons super claros e brilhantes nos lábios e com sombras coloridas cintilantes? Não tem como esquecer essa fase da história de um dos anos que mais nos rendeu lendas para influência de maquiagem e moda.

Nessa época, o uso de pedrinhas nos olhos era muito comum, sendo carregado até os dias de hoje. Além disso, o gloss labial transparente e o estilo “brownie lips” também iniciou. Sério, que fase foi essa que nós vivemos no mundo da maquiagem? Com certeza, icônico.

Década de 2010

mulher com maquiagem dos anos 2010

Para quebrar toda a explosão de cores e brilhos que a década de 2000 trouxe, os anos que vieram a partir de 2010 destilaram opções mais neutras. A realidade é que esse estilo de maquiagem foi uma junção de diversos estilos que foram usados no passado para formar uma nova tendência.

Em 2010, os youtubers já estavam tomando conta de alguns cantos da internet, tornando ainda mais simples a propagação de estilos de makes ao redor do mundo todo. Os vídeos de passo a passo obtiveram um aumento absurdo, levando tendências de maneira simples para a casa de todos.

Nessa época, o Tumblr também iniciou seu sucesso, trazendo mais inspirações de maquiagens. Elas consistiam em sobrancelhas preenchidas, olhos esfumados com sombras douradas, bronzer e o clássico que voltou novamente, o delineador preto. Quem viveu essa fase se lembra dos cílios postiços?

Influência Contemporânea

Agora, estamos na década de 2020, quais serão as principais tendências levantadas para ser a referência da nossa era? Depois de tantas maquiagens de épocas incríveis, com influências e histórias cativantes, qual história a década de 2020 vai contar?

As maquiagens das décadas passadas são super visíveis nas tendências atuais, com um retorno de estilos clássicos, como os cílios marcados dos anos 60 e os lábios bem delineados dos anos 90, podemos dizer que, mais uma vez, o passado reflete naquilo que somos.

Hoje, podemos afirmar que o uso da maquiagem não é simplesmente pela beleza, embora alguns padrões impostos venham sendo pauta para algumas mulheres, o uso dela é uma forma de expressão. Também estamos falando sobre empoderamento, cada cultura, cada identidade, cada estilo, cada gênero merece ter sua voz ouvida.

Em resumo, podemos dizer que a maquiagem está em constante evolução. Embora fatores sociais, econômicos e culturais influenciem as tendências, a make é uma constante que absorve histórias. O produto que você tem aí na sua penteadeira conta uma história.

Mas agora queremos saber qual é a sua história. Qual década te influenciou? Quais delas você pode viver? Quais você gostaria de ter vivido? Estamos ansiosos para conhecer suas respostas. A Océane tem prazer em te auxiliar e conversar sobre beleza, saúde e mais. Confira nosso post sobre as tendências de make para 2024 e descubra se alguma delas vai ser a tendência da década!

compartilhe