blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Colorimetria: como usar as cores a seu favor

Quais cores combinam com você? A colorimetria (coloração pessoal) te conta! Vem descobrir o que é e a importância de usar as cores a seu favor.

Redação Océane

26/07/2023

7 min de leitura

Redação Océane

7 min de leitura

Foto de três mulheres, uma morena, uma negra e uma loira.

Você já ouviu falar sobre colorimetria ou coloração pessoal? Ela é a ciência que estuda as cores e a percepção que temos dela conforme a saturação, intensidade e temperatura da cor. “Pera aí, que percepção? Do que vocês estão falando?”

Sabe quando você olha para alguém que está com uma roupa de uma cor que parece não combinar com ela? Isso acontece porque existem cores que ficam boas para determinados tons de pele e outras que não. Simples assim.

Mas, não precisa se desesperar achando que, a partir do momento que você descobrir sua paleta de cores, vai precisar parar de usar as cores que gosta, porque isso não é verdade. No entanto, a gente te explica melhor mais para frente. 😉

O poder das cores: como elas afetam a nossa imagem

Da mesma forma que usar as cores erradas pode te deixar com cara de cansada e até de uma pessoa que não é confiável (sim, isso é possível), usar as certas pode te abrir muitas portas.

Sabe aquela ideia de que a sua imagem importa e, quando alinhada, você consegue se posicionar de forma intencional? Então, as cores são grandes aliadas nessa missão.

Mesmo que não percebamos, cada cor tem um significado próprio e ele é transmitido tanto nas roupas quanto no cabelo e maquiagem.

Algumas pessoas ficam melhores com tons de loiros mais amarelados e outras com tons mais frios, por exemplo. Dito isso, você deve ter entendido até a importância de saber as paletas de cores no salão de beleza, não é?

Foto de duas mulheres loiras com dois tons diferentes de cabelo.

Pense com a gente, chega um cliente em seu salão para fazer uma make e pintar o cabelo, mas não tem nada planejado. Aí você sugere tons que mais a desvalorizam do que a deixam bonita. Ela não voltará nunca mais!

Então, conhecer sobre colorimetria faz com que você melhore como profissional! Até porque, quem não gostaria de ir a um salão que sabe exatamente as cores que ficam melhores em nós?

Isso quer dizer que não poderei usar as cores que gosto?

Não é bem assim! Cada cor tem suas gradações, seja de temperatura, como de saturação e luminosidade. Isso quer dizer que você pode usar vermelho — conhecida como sendo uma cor quente — mesmo que tiver uma pele de subtom frio.

Duas fotos da mesma mulher. Em uma foto ela utiliza tons frios e na outra tons quentes.

A grande maravilha de entender a colorimetria e descobrir a sua paleta de cores é que você começará a entender quais tons de cada cor ficam melhores em você. Assim, você estará pronta para dominar o mundo!

Não queremos te assustar, mas precisamos te lembrar que o preto é uma das cores que não estão em todas as cartelas de cores. Porém, isso também não quer dizer que você terá que parar de usá-lo, ok?

Existem vários truques para usar as cores que estão fora das cores que ficam bem em nós e, se formos falar de todas agora, ficaríamos por horas aqui rs, então falaremos disso outro dia (mas te daremos um spoiler a seguir).

Manter essa cor longe do seu rosto e equilibrar o look com uma maquiagem com cores dentro da sua paleta são duas dicas que ajudam muito!

Como a colorimetria afeta na maquiagem?

Assim como nos looks, as cores também precisam de atenção na maquiagem. O rosto é por onde notamos os efeitos das cores e a make certa vai iluminá-lo, disfarçar as manchinhas e até nos deixar mais “descansadas”.

Sabe quando você fez uma maquiagem incrível, mas quando foi olhar no espelho viu que suas olheiras estavam super aparentes? Isso, provavelmente, não aconteceu por falta de corretivo, mas sim por usar o tom de sombra errado, por exemplo.

O mesmo acontece com o blush, lápis, batom e tudo mais, mas o fato é que conhecer as regras da colorimetria te ajudará, inclusive, a quebrá-las. Se sua pele for quente e você quiser usar uma sombra prata, uma ideia é usar um blush mais dourado para equilibrar.

Uma foto da Opra utilizando maquiagem com tons quentes e outra foto dela usando tons frios.

Fala aí se a Oprah não parece muito mais feliz, jovem e descansada na segunda foto?! Isso acontece porque ela tem o subtom de pele frio, ou seja, combina com maquiagens em tons frios (e na primeira foto estava com tons quentes).

A colorimetria também pode ser aplicada no cabelo?

Sim! Como ele contorna o nosso rosto, nada melhor que mantê-lo em uma cor que nos valoriza, não é? Seja descolorido ou tingido, falamos muito sobre como cuidar das madeixar, mas nem tanto sobre como escolher a cor ideal, como deveríamos!

Uma foto da Beyoncé com um tom de cabelo loiro acinzentado e outra com um tom de cabelo cobreado.

A Beyoncé fala por todas: colorimetria para cabelos faz diferença. Ela fica ótima com o cabelo loiro quente, porém nem tanto com loiro frio. Isso porque ela tem a pele negra? Não! Vamos comparar a Bey (quente) com outra famosa negra, mas agora de subtom frio.

Ambas as cantoras têm tons de pele próximos e estão com cabelos pintados com subtom quente, mas percebem que a Rihanna não fica tão bem quanto a Beyoncé? Isso porque o subtom de pele da Riri é frio.

Leia também: 7 produtos para cuidar de de cabelos coloridos

Como saber as cores que combinam comigo?

Agora que você já entendeu que saber quais cores combinam com você é importante, a dúvida que fica é: como descobrir quais cores ficam bem em mim?

A resposta para essa pergunta é simples: coloração pessoal! É nela que você descobrirá se a sua pele é quente, fria, neutra ou oliva. Depois disso, esse entendimento ainda se desdobrará em contraste e saturação das cores, para chegar em sua paleta de cores.

No total, são 12 paletas diferentes que se baseiam nas estações do ano e podem ser aplicadas tanto para os looks quanto para o cabelo e a maquiagem. São elas:

  • Primavera pura, clara ou intensa;
  • Verão puro, claro ou suave;
  • Outono puro, suave ou profundo;
  • Inverno profundo, puro ou intenso.

Ao contrário do que muitas pessoas dizem por aí na internet, infelizmente não é tão simples descobrir qual a sua coloração pessoal para fazer esse processo em casa. Mas, vale a pena procurar uma profissional especializada no assunto para descobri-la!

Um dos mitos que te contam é que você consegue descobrir sua cartela apenas olhando a cor das suas veias. Mas, a verdade é que, quando feita assim, essa análise é bem incerta (e incompleta).

Por onde começar a usar as cores certas ainda hoje?

Se você ainda não sabe qual a sua paleta de cores, existem alguns truques para adotar ainda hoje e, assim, usar mais cores no seu dia a dia. Vem ver!

  1. Comece a pesquisar sobre temperatura e saturação das cores. Assim, você conseguirá olhar para uma cor e saber se ela é quente ou fria, por exemplo.
  2. Repare no que você veste, nas maquiagens que faz e nas cores de cabelo que já teve (inclusive aquele cabelo vermelho cereja que chamou a atenção de todos). Quais deles realmente te valorizou e qual parece que só faltou te derrubar? O que tem em comum nessas cores?
  3. Estude o círculo cromático e como fazer combinações de cores harmônicas usando essa ferramenta.

E para você que continua com medo de errar e não quer passar uma make que vai te fazer parecer mais cansada do que você possivelmente está, vem ver inspirações de maquiagem marrom para o dia e para eventos!

compartilhe

LEIA TAMBÉM

Océane Edition

océane edition

conheça a linha edition océane