Você sabe como usar corretivo no rosto? Esta é uma dúvida de muitas de nossas leitoras, já que o produto cumpre funções diferentes na pele e nem sempre o acabamento fica natural. Apesar de parecer simples, o corretivo possui uma ordem de aplicações e locais específicos que garantem um visual incrível e uma finalização profissional na sua make.
No conteúdo de hoje você irá conferir dicas exclusivas da Océane para não errar na sua produção e usar o corretivo para diversas funções: desde cobrir imperfeições e iluminar a pele e até mesmo como escolher o pincel ideal para preparar a pele. Leia até o final e aprenda a incluir esta maquiagem na sua rotina!
Para que serve o corretivo?
O corretivo, como o próprio nome diz, serve principalmente para cobrir imperfeições no rosto e deixar ele com um aspecto uniforme.
Com o avanço das técnicas de maquiagem profissional, esse produto foi ganhando outras aplicações e se tornando uma maquiagem para o rosto versátil e multifuncional. Conheça algumas das suas funções:
Para cobrir espinhas
Ninguém merece ir se maquiar para o trabalho, um evento ou passeio e se deparar com uma espinha saliente no rosto, concorda? Nesses casos, o corretivo é um verdadeiro aliado e disfarça muito bem a presença de espinhas, especialmente aquelas que estão avermelhadas.
Disfarçar olheiras
Noites mal dormidas, excesso de sol e falta de descanso são alguns dos motivos do aparecimento das temidas manchas escuras sob os olhos que passam a ideia de você estar deixando de lado seus cuidados ou até mesmo de não estar passando por um bom momento.
Quando há presença de olheiras, o uso de um corretivo é indiscutível na hora de se maquiar, mesmo nas produções mais básicas para o dia a dia, além de cobri-las ele não tira o aspecto natural da pele.
Definir a sobrancelha
Você pode usar o corretivo para definir o desenho das sobrancelhas, levantando e iluminando o olhar. Para isso, basta passá-lo no contorno inferior da região que deseja limitar.
Caso as suas sobrancelhas não estejam feitas, você também pode utilizar o produto para cobrir os fios mais salientes das pálpebras, garantindo um visual limpo no rosto.
Corretivo Líquido
Uniformizar o tom da pele
Para cobrir manchas do sol, de acne e sardas, o corretivo é excelente! Você pode aplicá-lo nas regiões mais críticas ou onde a cobertura da base não atende a necessidade. Mas, lembre-se: ele nunca deve substituir a base, por ter uma textura mais densa, recomendamos fazer sua aplicação apenas em alguns locais específicos da face, depois a base.
Desenhar o formato dos lábios
Você pode utilizar o corretivo para alterar e desenhar o formato dos lábios, os deixando mais grossos, finos, arredondados ou com o clássico formato de coração. Para isso, basta que você aplique o cosmético da mesma cor da sua pele sobre os lábios e depois desenhe o formato da boca com um batom de sua escolha.
Para apagar a sobrancelha
As sobrancelhas apagadas se tornaram uma verdadeira tendência, estando presente no visual das modelos das semanas de moda, de artistas e influencers famosos.
Sabia que você pode aderir a essa moda sem ter que descolorir seus fios? É só espalhar um pouco de corretivo sobre os fios com o auxílio de uma escovinha para sobrancelhas, penteando-os até cobrir completamente.
Realçar o contorno do rosto o iluminar algumas áreas
Você pode criar pontos de iluminação no rosto e realçar o contorno com o corretivo: basta aplicá-lo sob as sobrancelhas, no canto interno dos olhos, no arco do cupido (em cima dos lábios), e em cima das bochechas. Ele também prepara essas regiões para vir com o iluminador, deixando a pele clara e iluminada.
Qual o tom certo de corretivo?
Para cobrir imperfeições o ideal é ter um corretivo no tom da sua pele, da sua base ou BB cream, para que ao aplicá-lo você não crie “manchas” em tons mais claros ou escuros.
Se você deseja usá-lo para iluminar alguns pontos do seu rosto, recomendamos usar um tom mais claro que a sua pele. Já para dar destaque ao contorno, você pode escolher até dois tons mais escuros que o seu.
O melhor jeito para você não errar na escolha é testar na sua pele.
Qual é a ordem certa de usar o corretivo?
Pelo fato do corretivo servir principalmente para cobrir falhas, é normal que se pense que ele é o primeiro produto a ser aplicado. Ao fazer isso você acaba por não aproveitar de todos os benefícios do cosmético e ainda pode comprometer a sua produção. Então, o que usar primeiro: base ou corretivo?
Antes de aplicar qualquer maquiagem, você deve primeiramente limpar a pele do rosto, removendo a oleosidade e qualquer outra impureza. Depois, aplique um tonificante seguido de um sérum ou loção hidratante.
O próximo passo é aplicar um protetor solar de sua preferência para então chegar com a base. A base é responsável por uniformizar o tom da pele, cobrindo boa parte das imperfeições e falhas. Dessa forma, somente após aplicá-la no rosto, pescoço e busto você saberá quais partes precisarão de uma cobertura extra ou iluminação, essas receberão o corretivo.
Pincel ou esponja: qual é melhor para espalhar o corretivo?
Saber como escolher o seu pincel de maquiagem não é uma tarefa fácil, você verá que cada maquiador possui um jeito diferente de aplicar maquiagens, ou seja, não existe uma regra para isso.
Você deverá conhecer a forma mais confortável e assertiva de aplicar o produto em diferentes partes da face, mas temos algumas dicas para você começar a testar:
- Use o pincel língua de gato para corretivos grossos e pastosos ou para aplicação em locais que precisam de linhas finas;
- Para versões mais líquidas, aposte no pincel duo fiber para ter um melhor acabamento;
- Use um pincel de sombra para espalhar o corretivo em diferentes locais, espalhando com batidinhas na pele;
- Se você é fã das esponjas, umedece-as antes, evitando que elas absorvam muito produto para si;
- No caso do pincel de sombra e esponjas, sempre o aplique dando leves batidinhas para ter um melhor acabamento;
- As esponjas em formato de gota atendem a diferentes partes do rosto, facilitando a aplicação.
Para entender a quantidade de produto que sua pele precisa, você pode sempre começar depositando o produto na pele com os dedos e depois espalhando ele com a esponja ou pincel para maquiagem de sua preferência.
Como ter um acabamento profissional com o corretivo?
Você já aplicou o corretivo e teve a sensação de que ele craquelou? Isso é mais comum ocorrer do que você imagina, mas é muito fácil de evitar e garantir um aspecto profissional na sua make. Confira nossas dicas:
- Hidrate sua pele, principalmente a região das olheiras que mais sofrem com esse ressecamento;
- Se você já possui rugas e linhas de expressão, opte por versões mais líquidas;
- Use um primer nas regiões que costumam craquelar;
- Distribua bem o produto, nunca deixando excesso dele na pele;
- Escolha uma esponja ou pincel que proporciona melhor acabamento;
- Finalize sua maquiagem com um spray fixador, garantindo que ela fique intacta diante do calor, suor e oleosidade.
Agora ficou muito mais fácil incluir o corretivo nas suas produções, não é mesmo? Aproveite todas as nossas dicas e teste no seu dia a dia para descobrir o seu melhor jeito de aplicá-lo nas partes do seu rosto que mais precisam!
Continue em nosso blog e conheça as vantagens e como aplicar o batom líquido em 4 dicas práticas para você apostar nessa versão. Nos encontramos em breve!