As esponjas de maquiagem já conquistaram as amantes de maquiagem ao redor do mundo! Essa técnica surgiu com a tendência de cobertura leve e natural, efeito que as queridinhas promovem com muita facilidade.
Além de serem acessíveis e fáceis de manejar, são diversos tipos e formatos que você consegue escolher de acordo com sua necessidade e afinidade com o produto.
Para te ajudar a escolher o formato ideal e entender o uso do acessório para arrasar no resultado da make, conversamos com a expert Nádia Tambasco, que compartilhou algumas dicas com a gente!
Confira nosso bate-papo com a maquiadora Nádia Tambasco:
1. Qual é o modo certo de usar a esponja de maquiagem? Serve para todo tipo de produto?
Nádia Tambasco: As esponjas de maquiagem, além de serem perfeitas para aplicar base e corretivo, também podem ser usadas para blush, contorno e iluminador, especialmente em formatos cremosos. Lembrando que, ao usá-la úmida, o resultado é mais natural!
2. Qual é a diferença, na hora da aplicação, comparando com os pincéis?
Nádia Tambasco: Diferente dos pincéis, com a esponjinha conseguimos um acabamento mais natural, mais leve. Além disso, o resultado é uma pele mais polida, sem marcações de pincel e com acabamento uniforme! Fica com aquele toque de make profissional.
3. Devo finalizar a make com a esponja, mesmo depois de usar o pincel para aplicação?
Nádia Tambasco: É super interessante esse tipo de acabamento. Se quiser que fique com aspecto mais natural, é perfeito!
4. Qual modelo escolher?
Nádia Tambasco: O formato convencional sempre funciona muito bem (Flat Blend, Air Blend), mas existem outras com pontas menores (Sister Blend, Diamond Blend, Precision Makeup Blend), que são perfeitas para corretivo e cantinhos dos olhos e nariz. Já as maiores, funcionam para um resultado de aplicação mais rápido, ideal para bases.
5. Devo utilizar a esponja úmida ou seca?
Nádia Tambasco: Sempre úmida, pois seca ela acaba “retirando” o produto aplicado. Por contarem com uma superfície muito absorvente, recomendo sempre molhar a esponja (pode ser com alguma bruma ou até com água) e remover o excesso de água. Depois que sua esponjinha inchar, ela não vai absorver tanto o produto, assim você evita desperdícios e garante o efeito natural.
6. Como lavar e secar a esponja de maquiagem?
Nádia Tambasco: Existem sabonetes específicos para essa finalidade! Lavar sempre que necessário. Normalmente o recomendado é a cada 3, 4 usos, se for para uso pessoal. Já se for profissional, lavar entre uma cliente e outra. É importante sempre deixar secar naturalmente.
7. O que devo evitar fazer na hora da aplicação?
Nádia Tambasco: Ficar espalhando o produto com movimento arrastando! O melhor resultado é dando batidinhas, sempre!
8. Qual é a sua queridinha das esponjas?
Nádia Tambasco: Amo todas, mas a aquela que é rosinha com pontas mais agudas, a Diamond Blend, eu amo! Consigo um resultado que amo de pele glow e natural e tenho a precisão em áreas menores.
Com todas essas dicas ficou fácil de escolher a sua, né? Não esquece de compartilhar os resultados nos nossos comentários!