blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Guia de esponjas de maquiagem

Prática por ser multifuncional, ela ainda ajuda a dar um acabamento mais natural para a pele. Vem ver para que serve cada esponja de maquiagem.

Gui Takahashi

22/02/2023

8 min de leitura

Gui Takahashi

8 min de leitura

Eu diria que as esponjas de maquiagem viraram um hit duradouro.

Mesmo sem ser novidade, elas foram resgatadas pela internet em meados dos anos 2010. Por conta dos avanços tecnológicos de materiais e diferentes formatos e cortes, acabaram ficando populares meteoricamente.

Desde então, não abandonaram mais as penteadeiras e bancadas. E no mundo da internet em que toda próxima trend passa mais rápido que a anterior, vamos te mostrar que esse hype veio para ficar e não foi à toa. 

Vantagens da esponja de maquiagem

Sim, elas invadiram os nécessaires e tomaram o lugar dos pincéis e dos dedos na hora de aplicar base, corretivo, blush, pó, dentre outros. Abaixo, listamos os principais motivos para isso ter acontecido.

esponjas maquiagem

1 – Acabamento natural

As esponjas, por terem uma porosidade controlada e maciez, ajudam a dar uma finalização mais livre de marcações.

Muitos pincéis, como o língua de gato, por exemplo, acabam exigindo mais cuidado no acabamento da make. Isso porque tendem a deixar a pele riscada com a marca das cerdas, por exemplo.

E espalhar a maquiagem com os dedos também tem o risco de marcações onde você não espalhou com mais atenção.

2 – Camada suave

As esponjinhas também ajudam a evitar o acúmulo exagerado de produto sobre a pele.

Ela é mais generosa nesse sentido de perdoar quando você usou um pouco mais de base ou outro produto já que ela consegue absorver parte do excesso. A consequência é uma camada mais uniforme e leve, sem aparência pesada sobre a pele.

3 – Facilidade

Talvez a gente possa dizer que as esponjas têm menos segredo na hora de usar do que os pincéis.

É só dar leves batidinhas que tudo fica ótimo, sem precisar de habilidade para esfumar, girar o pincel, fazer movimentos circulares.

4 – Multifuncionalidade

É impressionante como uma única esponja pode fazer a aplicação de base, corretivo, contorno cremoso, pó, blush cremoso, em uma única make.

Já os pincéis, geralmente exigem um tamanho e um corte de cerdas específicos para cada produto e cada área do rosto. 

Esponja de maquiagem seca ou úmida?

Aqui, não existe certo ou errado. Vai depender do que você busca como resultado para sua maquiagem.

Esponja Seca

Dessa maneira, normalmente consegue dar mais cobertura para a pele, já que seus poros estão mais fechados pela ausência de umidade.

Com os poros mais próximos, ela “carimba” mais produto. No entanto, por estar seca, vai acabar absorvendo mais maquiagem e roubando um pouco da sua base, corretivo ou outro produto cremoso.

Esponja Úmida

A maioria dos maquiadores e criadores de conteúdo preferem usar assim. Com um pouco de água, elas se expandem e ficam mais macias e dessa maneira, garantem aquele acabamento natural que tanta gente busca.

Além disso, uma vez que os poros da esponja ficam mais abertos devido à expansão e presença de água, a cobertura fica mais suave e com menor concentração de produto. Úmidas, também roubam menos maquiagem já que a esponja já está mais preenchida pela umidade.

E não se engane, mesmo úmida ela pode ser usada para aplicar pó. Mas vale lembrar, o ideal é que sua esponja esteja apenas úmida, sem excesso de água. Antes de usá-la, aperte bem para não deixar encharcada.

Como usar a esponja de maquiagem

Existem muitas formas de usar sua esponja de maquiagem, mas quase todas envolvem dar leves batidinhas sobre a pele. Isso faz o produto ser espalhado, esfumado e ainda ajuda a assentá-lo sobre o rosto, como se pressionando, gerasse maior aderência. 

Você pode aplicar sua maquiagem líquida ou cremosa direto no rosto e depois espalhar e dar acabamento com a esponjinha.

Ou então, depositar o produto direto na esponja e fazer a aplicação sobre a pele. Tem também quem prefira colocar a maquiagem no dorso da mão antes e só então, ir aplicando com a esponja. Isso dá mais controle da quantidade de produto que você vai depositar.

Outra maneira seria aplicar com um pincel antes e, em seguida, vir com a esponja para dar acabamento e polimento. 

Tipos de esponja de maquiagem

Esponja gota

Uma das mais clássicas, ela é fácil de usar porque sua parte mais larga consegue cobrir as áreas maiores do rosto como testa e bochechas. Já a ponta, mais fina, é ideal para as regiões menores como cantinhos do nariz, queixo, têmporas.

Seu formato arredondado também ajuda a dar um acabamento mais natural com as batidinhas e assim, você vai construindo a cobertura.

No caso da Flat Blend de Océane, ela ainda tem um corte diagonal que além de possibilitar a aplicação de maquiagem em cantinhos mais difíceis de acessar, como as abas do nariz, ainda pode ajudar a dar mais cobertura ou criar ângulos no contorno ou na iluminação.

Esponja menor multiangulada

Pelo tamanho mais delicado, possibilita a aplicação da make em áreas menores, principalmente para acabamentos detalhados como ao redor dos lábios, abaixo dos olhos, etc.

Os recortes da Sister Blend Océane ajudam muito. Inclusive, a ponta mais retangular pode ser usada para fazer a iluminação da parte mais alta do nariz que exige precisão e é uma área bem pequena.

Por conta do seu tamanho, também é ótima para aplicar o iluminador líquido nas têmporas. Pegou a dica?

Esponja puff

Diferente das demais, ela é feita de veludo e não de espuma.

Ela é indicada para a aplicação de pó compacto ou solto. Como consegue pegar bastante produto, as amantes do baking não vivem sem.

O formato triangular ajuda a encaixar a esponja abaixo dos olhos, nas laterais do nariz, nas bordas do maxilar. Como o material é veludo, ela pode ser lavada, mas o seu uso é melhor seco.

Esponja triangular

No estilo da Océane Beauty Charm, elas têm as superfícies retas. Isso garante maior acabamento e deposição de produto sobre a pele.

Os ângulos do corte ajudam a alcançar partes menores do rosto. Por ser feita de espuma, também pode ser usada seca ou úmida e tanto para maquiagens líquidas, cremosas, como até em pó.

Esponja para pó compacto

A Cotton Puff Océane é feita de algodão e ideal para aplicar ou retocar o pó facial e até o blush. O corte arredondado é bastante tradicional, mas exige mais habilidade para a aplicação em alguns cantinhos do rosto. 

Esponja para acabamento

A Océane Puff Blend por ter todos seus lados arredondados, ajuda a dar acabamento, distribuindo a maquiagem de maneira uniforme pela pele. O efeito final é quase como de um airbrush. 

Vale tudo, basta escolher a sua preferida para arrasar no acabamento e ter aquela maquiagem linda e natural! Gostou desse conteúdo? Confira aqui como escolher a paleta de sombras ideal.

compartilhe