Vamos começar com uma explicação necessária (e talvez um pouco chocante para alguns): acima de 25 anos já é considerado pele madura, isso porque, com essa idade, ela já começa a perder o viço e elasticidade naturais.
Mesmo que você nunca tenha relacionado os fatos, temos certeza que pelo menos uma vez já ouviu sua mãe falando sobre começar a cuidar da pele a partir dessa idade, não é? E isso também inclui escolher os produtos certos de maquiagem para esse tipo de pele, principalmente a base. Ver entender mais sobre esse assunto!
Dicas para escolher a base perfeita para pele madura
Não é qualquer produto que fica perfeito para as peles maduras. Ou seja, precisamos estar atentos às características essenciais que esse tipo de pele exige para não gastar dinheiro à toa, não é mesmo?
Na hora de escolher a base para pele madura, considere os fatores que envolvem textura, cobertura e acabamento do produto para ficar uniforme na pele e não deixar o rosto muito pesado.
1. Textura fluida
O primeiro ponto a considerar é a escolha de um produto com textura mais fluida, já que é fácil de espalhá-lo por todo o rosto. Além disso, também fica mais confortável na pele e não deixa o produto acumular.
E vale lembrar que a textura fluida não significa a diminuição da cobertura da base! Na verdade, a textura diz respeito à facilidade de aplicação e ao aspecto que ela terá na pele.
2. Combina cobertura e tratamento
Como a pele madura vai perdendo a produção natural de elasticidade, viço e brilho, o ideal é que a base seja hidratante ou que tenha ativos de tratamento dentro de sua fórmula. Dessa forma, ela protege e trata a pele mesmo na hora da maquiagem.
Existem opções de bases que aliam cobertura e tratamento e, mesmo assim, têm alta cobertura. Por isso, não vá achando que terá que escolher entre uma coisa e outra, combinado?
3. Acabamento mais natural e acetinado
A última dica é que as bases para pele madura tenham acabamento mais natural e até acetinado para dar aquele efeito glow super bonito. Caso seja completamente matte, a make pode ficar muito pesada, marcada e até craquelar durante o dia.
Também é possível mudar o acabamento da base misturando-a com um sérum ou iluminador líquido para dar um glow a mais ou com um pó se preferir o efeito de pele sequinha.
A base para pele madura é igual a para a pele jovem?
Assim como os produtos de skincare vão mudando conforme nossa idade e características da pele, os de maquiagem também. Quando somos mais jovens, o maior foco da procura por bases possivelmente será a cobertura de espinhas.
No entanto, conforme os anos avançam, outras necessidades surgem. Passamos a procurar produtos que uniformizam a textura e cor da pele, por exemplo, além de fórmulas que também tenham ativos de tratamento atrelados.
Isso significa que, sabendo as reais necessidades de cada tipo de pele, é possível apostar nos itens de maquiagem que irão valorizá-la da melhor forma.
Como saber qual cor de base fica melhor na minha pele?
Fora os pontos que já conversamos, também é importante escolhermos com cuidado a cor da base para não ficar desconexa com a cor da nossa pele. Para isso, existem 5 dicas super importantes que você pode seguir para não errar nessa hora:
- Escolha o tom ideal para você (claro, médio ou escuro);
- Passe para a definição do subtom: amarelado, rosado ou oliva;
- Não esqueça de avaliar se você está bronzeada ou se tem o costume de pegar cor;
- Teste o produto no maxilar (nada de testar no pescoço ou na mão);
- Caso não encontre sua cor, faça uma misturinha!
Quer entender melhor cada uma dessas dicas? Temos um conteúdo completo para te explicar como escolher a cor ideal de base, vem ler!
O que não pode faltar na maquiagem para pele madura?
Quando pensamos em pele madura, é muito comum encontrarmos olheiras e manchinhas de sol ou acne pelo rosto, por isso, a preparação da pele deve ser a parte para se tomar um maior cuidado.
Uma área que pede bastante atenção é a região dos olhos. Ou seja, vale dar uma atenção a mais a ela com o uso de um primer e corretivo na forma líquida, gel ou creme (evite os que sejam em pó).
Além disso, não esqueça de preencher as sobrancelhas com produtos específicos, pois elas tendem ficar mais ralas e claras com o passar dos anos. Foque em encontrar cores semelhantes ou complementares ao seu cabelo, evitando tons muito escuros (para não alterar o contraste natural da sua beleza).
A maquiagem perfeita começa na rotina de skincare diária
Agora que você já aprendeu a escolher a melhor base para a pele madura e as principais dicas de maquiagem, vale lembrar que adotar uma rotina de skincare é o passo 0 para qualquer maquiagem de sucesso. Mas ele também deve ser específico para a sua idade, belê?
Pense que a parte do skincare serve para cuidar e preparar a sua pele para todos os produtos de maquiagem que ela ainda receberá. E não se esqueça de investir na aplicação diária, seguindo a frequência correta para cada produto.
Então, se você tem mais de 25 anos e não tem ideia em quais ativos investir, vem com a gente que te contamos todas as combinações de skincare para pele madura (e para os outros tipos também).