Você já deve saber qual é seu fototipo, existem cinco tipos: extremamente branca, branca, morena clara, média e escura¹. Mas há outra característica que devemos considerar quando o assunto é a tonalidade do rosto, estamos falando do subtom.
O subtom de pele é uma tonalidade background, ou seja, uma cor que fica por trás do fototipo do seu rosto. Existem quatro tipos: quente, frio, neutro e oliva, cada um tem atributos capazes de alterar suas comprinhas do seu dia a dia, como a escolha da cor da base.
Pode até pensar que é super difícil descobrir qual é o subtom do seu rosto, mas chegar a resposta dessa pergunta é mais simples do que você imagina. Neste post, vamos te explicar como fazer isso, quais são as características de cada tipo e como usá-lo a seu favor, vem com a gente!
Quais são os 4 subtons de pele?
Os subtons são neutro, frio, quente e oliva, e não confunda esse termo com a tonalidade do rosto. A cor da nossa pele é aquela que vemos assim que olhamos para o nosso rosto, enquanto o subtom é aquele background que direciona a escolha de acessórios, roupas e makes que valorizam a nossa aparência. Sabe quando colocamos uma cor de roupa e ela ressalta as olheiras que nem temos, então, essa é a influência do tom secundário do nosso rosto.
Conheça as características de cada tom secundário do rosto:
- Subtom de pele neutro: equilibra tons quentes e frios, combina com azul, amarelo, preto, vermelho e rosa;
- Subtom frio: traz nuances rosadas, avermelhadas e azuladas, harmoniza com cinza, roxo e azul;
- Subtom quente: possui entretons rosados e amarelados, fica bem com vermelho, amarelo, dourado e laranja;
- Subtom do rosto oliva: une tonalidades verdes e amarelas, criando um fundo esverdeado que combina com tons frios.
Como descobrir o subtom de pele?
Existem alguns testes fáceis que você pode fazer sem sair de casa para descobrir qual é seu subtom, eles vão desde visualizar a cor das suas veias até notar qual a cor da joia que te favorece. Essas análises podem ser combinadas para você comprovar qual é a tonalidade secundária do rosto. Vem conhecer cada um deles!
Verifique as cores das suas veias
A forma mais simples e eficiente para descobrir o subtom de pele é observando a cor das suas veias, isso porque os vasos sanguíneos refletem a coloração subjacente à nossa epiderme. Vamos fazer o teste juntos? Comece olhando para a cor das veias no braço.
Se as suas veias forem mais puxadas para o verde ou marrom, seu subtom é quente. Mas se elas denotam azul ou roxo, a tonalidade secundária é fria. Agora, se a coloração se funde entre verde e azul, é neutro. O tipo oliva é o único que não é possível distinguir somente pelas veias, afinal, a cor se assemelha a outros perfis.
A principal forma de identificar a pele oliva é através da reação corporal ao sol porque essa epiderme bronzeia facilmente. Você também pode observar seu rosto na luz do dia em busca de um fundo de cor mais puxado para o amarelo ou verde, essas são as cores secundárias desse subtom.
Fique atento à cor dos seus lábios
A cor dos lábios é um excelente teste para tirar a prova de qual é seu subtom. Essa análise é tão simples quanto a primeira, para fazê-la, basta ficar em frente a um espelho, dê preferência à iluminação com luz natural. Após isso, interprete o resultado:
- Lábios corais, alaranjados ou rosados com toques de laranja: pele quente;
- Boca com tom rosado: subtom frio;
- Lábios vermelhos: tom secundário neutro;
- Boca rosa frio com fundo coral quente: pele oliva.
Faça a avaliação sem nenhum produto na área para evitar comprometer o resultado, além disso, é possível observar a boca por alguns dias para ter certeza de qual é seu subtom. Sabemos que essa região é muito sensível, não é? Por isso, selecionamos os cuidados essenciais para você manter seus lábios saudáveis e bonitos sempre — não deixe de conferir!
Analise quais acessórios combinam com você
Observar o comportamento da sua pele com tecidos e acessórios é uma excelente maneira de comprovar qual é o subtom da sua pele. As joias, por exemplo, podem ser usadas para te ajudar nessa definição, entretanto, o resultado é subjetivo e pode sofrer influência dos nossos gostos particulares.
Você pode solicitar uma segunda, terceira ou até quarta opinião das suas bests para realizar esse teste, viu? O passo a passo é bem simples: coloque uma joia dourada e outra prata e compare qual te valoriza mais, a primeira opção tende a ser quente, a segunda, fria — simples assim!
Essas cores podem ser exploradas de diferentes formas, inclusive na make com maquiagens douradas ou prateadas. Você pode sair da caixinha ao elaborar uma produção elegante para festas ou algo basic no basic para um passeio descontraído com as amigas!
Observe os tecidos que te valorizam
Similar à análise anterior, aqui, usaremos tecidos em diferentes cores para descobrir nosso subtom, reúna opções em tonalidades frias (azul, roxo e verde) e quentes (vermelho, amarelo e laranja). Coloque a peça próximo ao rosto e observe como a sua face reage à coloração, note se valorizam ou não seus traços.
Se a sua pele reage melhor aos tecidos em colorações vivas, seu subtom é quente, o mesmo vale para as tonalidades frias. Agora, se o rosto combina melhor com as duas cores, então ele é neutro!
Como usar o subtom de pele no dia a dia?
Conhecer a tonalidade secundária da sua face ajuda em absolutamente todas as escolhas que você faz no dia a dia, principalmente na seleção de cores de roupas, maquiagem e cor do cabelo, a chamada colorimetria capilar. Selecionamos algumas dicas de como usar essa informação a seu favor, descubra!
Escolha dos tons corretos de maquiagem
Que atire a primeira pedra quem nunca foi comprar a cor de uma make e ficou sem saber qual comprar. Essa indecisão é ainda mais frequente quando vamos escolher um novo contorno, base, corretivo e blush, isso ocorre porque o subtom do rosto influencia muito no resultado da make.
Assim como os tecidos e as joias que citamos, existem cores de makes que valorizam ou não os nossos traços. Ciente do nosso tom secundário, podemos explorá-los na hora de elaborar um delineado colorido ou um esfumado que levante o olhar.
Acertar na escolha da cor da tinta de cabelo
O pesadelo de qualquer pessoa é errar a cor na hora de pintar o cabelo, para evitar isso, temos a técnica de colorimetria capilar, onde são usadas algumas características corporais para descobrir qual tonalidade valoriza o seu rosto, uma delas é o subtom.
O uso da colorimetria capilar para pintar o cabelo vai além e usa, até mesmo, a cor dos olhos para garantir que você está fazendo a escolha certa na hora de mudar o visual, por isso, não deixe essa técnica de fora quando for trocar a estética das madeixas, viu?
E aí, qual o seu subtom de pele? Neste guia, trouxemos todas as características de cada tipo de cor secundária, como identificar e usar ela a seu favor. Aproveite para descobrir qual a cor de blush certo para você. Até o próximo conteúdo!
Referências
¹ Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro. Qual é seu fototipo de pele? Disponível em: <https://sbdrj.org.br/qual-e-seu-fototipo-de-pele/>. Acesso em 19. Ago. 24