blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Ácido Azeláico ou Azelan: principais funções desse ativo

Acesse o site e entenda tudo sobre o ácido azeláico, um dos ativos mais comuns do tratamento intenso contra acne e manchinhas.

Redação Océane

05/10/2023

7 min de leitura

Redação Océane

7 min de leitura

Foto do ácido azeláico com textura em sérum em uma embalagem com aplicador em gotas.

Muito conhecido no mercado, o ácido azeláico, ou azelan, é popularmente utilizado para o tratamento de acnes, manchas, envelhecimento na pele e até mesmo inflamações. Se você sempre quis saber para que serve o azelan, está no lugar certo! Entenda tudo sobre esse tratamento moderno, a incrível substância que pode ser utilizada em cremes, cosméticos e como tratamento.

Produtos a base de ácido azelaico são ótimos métodos para manter sua pele hidratada e também muito mais saudável! O composto tira manchas, pigmentos indesejados e até mesmo trata acnes e quadros mais severos de inflamações. Ou seja, ele se prova como um tipo de produto realmente interessante para quem quer ficar informado sobre os novos métodos de cuidar da pele.

Role a página e conheça mais sobre o ácido azeláico com a Océane! ✨

Foto de uma aplicador de sérum em gotas com o ácido azeláico (azelan).

O que é o ácido azelaico?

O ácido azelaico é um tipo de ácido dicarboxílico de cadeia saturada, retirado de fontes naturais como trigo, cevada e centeio. Este ácido também é produzido pelo nosso próprio corpo, mais especificamente na pele, por meio de leveduras presentes naturalmente. Por essas e outras razões, este ácido é muito seguro.

Também conhecido como azelan, este ácido oferece muitos benefícios e altas taxas de sucesso como um anti-envelhecimento poderoso e natural! Além disso, para você que sofre com acnes e quer ter uma pele bonita e saudável, vale a pena conhecer o ácido.

O ácido tem propriedades antioxidantes que impedem o envelhecimento das células, além de ações anti-inflamatórias e também antimicrobianas. Ou seja, esse ácido combate os microorganismos que podem danificar sua pele.

O creme a base de ácido azelaico é, sem dúvida, a forma mais conhecida deste produto, aplicado como simples cosmético, mas, principalmente, como tratamento.

Como o ácido azelaico age na pele

O azelan tem um modo de ação na pele bastante parecido com qualquer produto de aplicação. Ele deve ser colocado diretamente sobre a pele limpa, após o banho ou higienização facial, com leves massagens. Além de hidratar e penetrar na pele com suas propriedades, o ácido azelaico também limpa com sua ação antimicrobiana.

Para quem já se perguntou azelan para que serve, saiba que esse ativo, em gel ou creme, penetra todas as camadas da pele. Mesmo que essa penetração seja profunda, não se engane, ela é bem rápida e ágil. Em poucos minutos, o produto já é absorvido pelo corpo e, ao fim de alguns dias de aplicação, já é possível verificar os resultados.

Foto de uma modelo aplicando o ácido azeláico em formato de creme em suas acnes.

Usos médicos e dermatológicos

Além disso, o ácido também pode ser utilizado como tratamento médico. O ácido em sua forma de fármaco é chamado de azelan e serve como um grande diferencial para sua pele, com pelo menos três usos dermatológicos:

As propriedades antimicrobianas do ácido inibem a proliferação de bactérias, que podem aumentar e infeccionar lesões provocadas por acnes. Já a rosácea, uma condição provocada por uma inflamação crônica na pele, comum em pessoas caucasianas, também é combatida por meio das propriedades anti-inflamatórias do produto.

O mesmo se aplica à hiperpigmentação, que é o surgimento de pequenas manchas na pele após o desaparecimento da acne, que forma alguns sinais indesejáveis no rosto. Nesses locais, a pele é incentivada a produzir mais melanina, porém, por meio das propriedades anti-tirosinas do ácido, esse processo é reduzido consideravelmente. Diga adeus às manchinhas chatas com esse ácido maravilhoso!

Benefícios para a pele

Existem inúmeros benefícios no uso de cosméticos ou no tratamento à base de ácido azelaico. Os principais são aqueles tradicionais, que significam mais saúde para sua pele, como a redução da inflamação, o clareamento da hiperpigmentação e manchas indesejadas e uma melhora na qualidade e textura da pele em geral.

Quando aplicado na forma de medicamento tópico, a quantidade do gel é pensada de forma estratégica, administrada na medida certa para sua pele. Na forma de cosméticos, a quantidade não é personalizada, porém, é o suficiente para que sua pele sinta os efeitos e também se beneficie de tudo o que o ácido traz.

Conheça o cronograma de skincare ideal para cada tipos de pele. Baixe seu planner e arrase!

Possíveis efeitos colaterais

Infelizmente, existem efeitos colaterais no tratamento com azelan. Não são constantes e nem ocorrem na maioria dos casos. No entanto, os principais efeitos colaterais são queimações na pele, vermelhidão em certos casos, descamação ou mesmo coceira. Em casos mais graves, podem ocorrer dores e pequenas alterações no sistema imunológico.

Esses efeitos ocorrem quando há uma resposta alérgica à substância, o que varia de pessoa para pessoa e só ocorre em casos específicos. Outro efeito considerável é o ressecamento e, em caso de pessoas que apresentam asma, o azelan também pode provocar um ligeiro agravamento dos sintomas.

Há casos de alérgicos tão graves que exigem um atendimento médico imediato. A pessoa deve ser levada imediatamente ao pronto-socorro para receber o tratamento adequado e controlar o quadro de alergia. Esse quadro é caracterizado por inchaços, dificuldade para respirar e aumento do tamanho da língua, rosto e até mesmo urticária.

Para aqueles com pele muito sensível, que apresentam quadro de asma e sofrem de patologias autoimunes, é recomendável procurar um médico antes de iniciar qualquer tratamento ou uso de cosméticos com ácido azelaico — isso garantirá sua segurança!

Quem deve evitar o ácido azelaico

Gestantes e lactantes devem evitar o ácido, sendo que só devem utilizar tratamentos com ácido — ou cosméticos com azelan — sob recomendação médica. As pessoas alérgicas também devem evitar qualquer contato com a substância. Verifique também não apenas alergia ao ácido, mas a qualquer componente da fórmula.

Crianças abaixo de 12 anos também devem evitar o ácido e sua versão em gel deve ser evitada por menores de 18 anos. O usuário de produtos que contêm ácido azelaico também deve evitar utilizar a substância próxima à mucosa dos olhos, boca, narinas ou nas partes íntimas. O uso nessas áreas pode causar intensa ardência.

Outro cuidado precisa ser tomado na hora de aplicar o ácido, pois ele mancha tecidos e pode destruir peças de roupas. É comum que ao aplicar um cosmético, se use toalhas e até mesmo peças de roupas mais antigas, mas no caso do ácido azeláico é necessário ter mais cautela, pois sua ação pode acabar por criar manchas nesses tecidos. Também preste atenção às fronhas que costumam sair manchadas por quem passou o produto e foi dormir.

Interações com outros produtos

O ácido azelaico pode, sim, ser utilizado com outros produtos — inclusive com outros ácidos —, desde que não seja aplicado ao mesmo tempo. Por isso, ao utilizar os cosméticos com a substância, não precisa se preocupar com a associação a outros cremes, hidratantes, cosméticos, óleos ou ácidos.

No entanto, quando se trata de uma aplicação dermatológica de azelan, qualquer associação com produtos, cremes, hidratantes ou mesmo outros fármacos, deve ser sempre informada ao médico dermatologista. Lembre-se que o médico deve ser informado a respeito de tudo o que passa em sua pele.

Em casos de irritação ou qualquer tipo de estranheza da pele com qualquer produto — inclusive ao azelan —, a ocorrência deve ser informada ao dermatologista. Se necessário, haverá até mesmo interrupção no tratamento a fim de não haver nenhum conflito e para o produto ser benéfico para sua pele, não o contrário.

Mas não desanime, o médico dermatologista pode liberar o uso de outros cosméticos, esta é, inclusive, uma prática comum entre os profissionais e tratamentos dermatológicos.

Então, sempre informe ao profissional da saúde o que você está planejando passar em sua pele para ter um aspecto bonito, limpo, textura agradável, e acima de tudo: ter muito mais saúde. Vale a pena investir nesse produto e substância para a pele.

Aproveite e conheça também a linha antiacne completíssima da Océane e acabe já com essas inflamações do seu rosto!

compartilhe

LEIA TAMBÉM

Produtos de skincare Océane

skincare océane

crie sua rotina de skincare com a océane