A gente AMA falar de skincare, principalmente quando envolve ácidos para o rosto, mas isso já deu para perceber, né? Então, fique ligada, porque hoje é dia de conversarmos sobre mais um deles!
E ele é o ativo que está conquistando as rotinas de skincare por aí: o ácido kójico! Essa belezinha tem ação antioxidante, clareadora e age como um “freio” na ação natural de envelhecimento.
Além disso, nós conseguimos encontrar esse ácido em vários produtinhos, o que vai deixar o seu skincare ainda mais completo (só melhora!). Continue lendo para entender o que é o ácido kójico e todos os seus benefícios. 😉
Sumário
ToggleO que é o ácido kójico?
Por mais diferente que pareça, o ativo que está sendo tão usado no skincare surge a partir da ação de vários fungos por conta da fermentação do arroz e da soja. Resumindo, seus benefícios são todos naturais.
Inclusive, você sabia que ele não é um ácido forte e muito menos fotossensível? Ou seja, pode ser usado durante o dia e não tem contraindicações — mas isso não quer dizer que não precise seguir as instruções da sua uma dermato, ok?
Como o ácido kójico atua na nossa pele?
Sabe quando temos uma inflamação na pele, acne ou até quando tomamos muito sol e algumas áreas do nosso corpo ficam com maior concentração de melanina? Então, é aí que o ácido kójico entra.
A função dele é, basicamente, impedir a “aglomeração” de melanina. Isso significa que esse ácido reduz aquelas manchinhas incômodas que surgem no rosto e no corpo. Ou seja, se você tem melasma, ficou muito tempo no sol ou se tem cicatrizes de acne, invista no ácido kójico!
O ácido não deixa que a tirosina, um aminoácido envolvido na síntese de melanina, seja formada e, consequentemente, a produção de melanina cai, provocando o clareamento da pele. Ele também propicia a descamação e a renovação das células da pele, fazendo com que novas — e mais claras — surjam no lugar.
Quais os benefícios do ácido kójico?
Já falamos sobre o clareamento das manchas do rosto, mas tem mais. Esse ativo ainda é responsável por ajudar a clarear as olheiras, hidratar a pele e prevenir e retardar o envelhecimento da derme devido à ação do sol, reduzindo as rugas e linhas de expressão — tudo o que você queria ouvir. ✨
Outros benefícios super legais do ácido são a diminuição da intensidade da pigmentação de cicatrizes, ação antioxidante, uniformização da textura da pele, tratamento de infecções fúngicas, microbianas e o combate à acne provocada por bactérias. Legal, né?
Quais tipos de pele podem usar ácido kójico?
Por ser um ativo criado a partir da fermentação vegetal e não fotossensível, ele é um ácido super seguro para todo mundo que quiser aproveitar de seus benefícios.
Ah, mas se você estiver grávida ou se a sua pele for hipersensível, vale à pena entrar em contato com a sua dermatologista primeiro para garantir, combinado?
Como usar o ácido kójico no dia a dia?
Lembra que a gente falou que o ácido kójico já pode ser encontrado em vários produtos? Algumas das opções são loções, séruns, cremes, máscaras faciais, géis e mais. Experimente também juntar o ácido kójico com o ácido glicólico e veja como seu skincare ficará muito mais potente!
A frequência do uso vai depender do seu objetivo e da concentração do ativo, portanto, não deixe de consultar um especialista. Mas só para você ter uma noção, cerca de 1% e 2% de concentração já é o suficiente para que ele faça diferença no tratamento da pele.
Vale a pena lembrar também que o uso do ácido kójico por um longo período pode deixar a pele sensível a queimaduras solares. Então, nada de esquecer o protetor solar, hein!
Posso usar ácido kójico todos os dias?
Sim! Por ser um ativo natural, vindo da fermentação do arroz ou da soja, o ácido kójico é seguro para todos os tipos de pele e pode ser passado diariamente. Mas, para saber a quantidade e o horário ideal, é importante conversar com a dermatologista que te acompanha.
Outros ácidos para incluir na rotina de skincare
Como falamos agora há pouco, combinar ácidos nas fórmulas é um modo de melhorar ainda mais seus resultados, principalmente quando pensamos que cada pele tem uma necessidade específica. Então, vem conhecer mais duas opções que podem deixar sua pele radiante!
O ácido salicílico é indicado para peles oleosas, já que ajuda a combater essa oleosidade, melhora a textura da pele e diminui os cravos e espinhas. Ele pode ser usado tanto na limpeza facial quanto em loções secativas de espinhas.
Outra opção super legal é o ácido mandélico, que age como um esfoliante para a pele. Além de dar uma super ajuda com as acnes, ele ainda é ótimo para suavizar a aparência das rugas e linhas finas.
Está entendendo por que combinar ácidos? Você pode ter uma rotina de skincare ainda mais poderosa!