blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Alfa-bisabolol: anti-inflamatório, calmante e antioxidante!

Vem conhecer tudo sobre o ativo de skincare queridinho da pele sensível! Com o alfa-bisabolol, é possível acalmar as irritações e vermelhidão da pele.

Dra. Adriana Vilarinho

18/08/2023

5 min de leitura

Dra. Adriana Vilarinho

5 min de leitura

Representação de uma vaso com alfa-bisabolol e plantas ao redor.

Pele inflamada, seca e sensível? O alfa-bisabolol pode ser a “carta na manga” que você estava precisando! Suas propriedades serão como um bálsamo calmante no seu dia a dia, você vai ver.

Se você nunca ouviu falar sobre ele, não tem problema, nós separamos tudo o que você precisa saber: o que ele é, quais os benefícios, quem pode usar, quais suas propriedades e quais ativos podem ser combinados para um resultado ainda melhor.

O ativo de skincare que trata a sua pele e ainda a deixa super saudável e hidratada (se você já gostava das propriedades do óleo de rosa mosqueta, precisa conhecer as desse), porque você merece✨. Confira!

Foto de um vaso com bisabolol em seu interior e flores brancas e amarelas em volta.

O que é alfa-bisabolol?

O alfa-bisabolol é um álcool presente em várias plantinhas, inclusive na conhecida camomila e no tronco da árvore Candeia. Apesar de ser encontrado naturalmente na natureza, ele também pode ser criado em laboratório. No geral, ele é um ativo super estável e compatível com a pele, ou seja, você não vai mais querer tirá-lo do seu skincare!

Onde encontrar o alfa-bisabolol

Para a felicidade de todos, o alfa-bisabolol pode ser encontrado em vários produtinhos de skincare, como cremes e loções hidratantes, balm labial, máscaras faciais, séruns calmantes e até protetores solares!

Inclusive, você também o encontra em produtos mais específicos, como os voltados a peles sensíveis e os usados após algum procedimento dermatológico.

Benefícios do alfa-bisabolol para a pele

O ativo carrega uma lista de benefícios para toda a pele, mas vamos concentrar nos principais e que você não pode deixar de conhecer, combinado?

  • Ótimo hidratante;
  • Tem propriedades antimicrobianas e antissépticas;
  • É anti-inflamatório (tanto para tratamento quanto para prevenção) por bloquear as citoquinas pró-inflamatórias;
  • Ajuda a acalmar a pele irritada;
  • Tem propriedades antioxidantes, protegendo a pele dos radicais livres e combatendo o envelhecimento precoce;
  • Reduz a vermelhidão;
  • Promove regeneração celular e cicatrização;
  • Melhora a aparência da pele como um todo;
  • Colabora para a absorção dos outros ativos do skincare.

Benefícios da camomila na pele

Aproveitando que estamos falando desse óleo retirado da camomila, queremos aproveitar para responder uma dúvida que sempre surge por aqui: quais os benefícios da camomila para a pele?

Assim como o alfa-bisabolol, a própria plantinha da camomila tem propriedades anti-inflamatórias, calmantes, antioxidantes e ajuda muito a aliviar doenças como rosácea, eczema e psoríase.

Além disso, ela também tem efeitos hidratantes, clareadores de manchas escuras, olheiras e, claro, faz um chazinho delicioso para acompanhar o momento de skincare!

Foto de uma mulher aplicando um creme com camomila em suas bochechas.

Tipos de pele que podem investir no alfa-bisabolol

Desde quem tem pele sensível às gravidinhas: todos podem aproveitar os benefícios desse ativo! É isso mesmo, o alfa-bisabolol natural está liberado até para o skincare das gestantes — mas ainda é preciso passar por liberação médica para garantir, ok?

Além delas, o bisabolol está liberado para quem tem pele sensível. Até porque, imagina só esse combo de efeitos: anti-irritante, calmante, antimicrobiano e antisséptico. Não tem erro!

Ativos para combinar com o alfa-bisabolol

Queimou a pele ou está com a pele irritada? Junte o alfa-bisabolol com aloe vera e pronto! A dupla vai acalmar as irritações, acelerar o processo de cicatrização da sua pele e minimizar a vermelhidão.

Foto da embalagem do tônico refrescante e hidratante com aloe vera.

Quando combinado com a niacinamida, os ativos vão acalmar sua pele e equilibrar a produção de óleo natural para deixá-la na quantidade ideal.

Já quando combinada com a vitamina C, você poderá contar com uma pele mais iluminada, sem irritação e sem os efeitos dos radicais livres. Maravilhoso! Só não se esqueça de confiar na sua dermato a respeito das concentrações de cada ativo.

Ativos NÃO INDICADOS na combinação com alfa-bisabolol

Da mesma forma que juntar alguns compostos pode ser uma boa ideia para potencializar o skincare, unir outros pode desandar tudo e causar até reações indesejadas na sua pele. Então, não vá usando qualquer mistura sem entender se realmente pode, ok?

Exemplos de combinações com o alfa-bisabolol que podem dar muito errado são as com ácidos esfoliantes fortes, ingredientes potencialmente alergênicos e ativos com pH muito diferentes. Ou seja, melhor evitar ativos como:

  • Ácido glicólico;
  • Ácido salicílico;
  • Ácido retinoico;
  • Fragrâncias sintéticas.

Ordem correta para usar o alfa-bisabolol na sua rotina de skincare

A ordem correta do skincare sempre deixa muitas pessoas com dúvidas, então vamos te ajudar nisso e já explicar quando usar os produtos com o alfa-bisabolol.

  1. Limpe a pele: use espumas, géis ou outros limpadores suaves que removem toda a sujeira, respeitando o seu tipo de pele;
  2. Tonifique: o tônico termina de limpar a pele e a preparar para os próximos produtos, equilibra o pH e até refresca o rosto;
  3. Passe o sérum com alfa-bisabolol: o sérum é uma das fórmulas que podem contemplar o ativo e, se esse for o caso, essa é a hora de passá-lo;
  4. Aplique os outros séruns e produtos para tratamento: se você usar outro produto de tratamento durante o seu skincare, passe-os em seguida do sérum com alfa-bisabolol;
  5. Hidrate: após fazer todo o processo de tratamento, é hora do hidratante para selar tudo, repor a água perdida e criar uma película protetora na pele;
  6. Passe o protetor solar: o último passo é o protetor solar, caso esteja fazendo sua rotina diurna, para proteger a pele dos raios UVA e UVB (precisa passar mesmo que for ficar o dia inteiro na frente do computador, ok?)

E se você quiser ler sobre rotinas de cuidado para fazer antes de dormir, recomendamos ir direto para o nosso post sobre a diferença entre o skincare noturno e matutino. Temos certeza que vai te ajudar!

compartilhe