Existem diferentes tipos de acne, variando entre graus que vão do 1 (não inflamatória) ao 5 (fulminante). Cada nível representa o agravamento da situação dermatológica. No meio desses números, há uma bem comum, a acne nível 3, também conhecida como nodulocística ou inflamatória.
Vários nomes são usados para defini-la, mas uma coisa é inconfundível, a estética. É nesse nível que os comedões ficam mais visíveis e espalhados pelo rosto, algo que impacta muito a nossa autoestima. Só que temos uma boa notícia para você: há vários tratamentos disponíveis! Venha com a Océane entender as características, causas e como cuidar dessa condição.
Quais são as características da acne grau 3?
A acne de terceiro grau é uma condição que transita entre a situação moderada a grave dessa condição dermatológica. A principal característica que podemos notar é a presença de pápulas e pústulas, que nada mais são do que lesões inflamadas e avermelhadas que dominam o rosto. Elas tornam a área mais sensível, podendo ser dolorosas ao toque.
Outras características da acne de nível 3 são os cistos grandes que podem ocasionar pus e a inflamação intensa das espinhas que deixa a pele visivelmente avermelhada e, por vezes, irregular. Esses fatores atrapalham o dia a dia e impactam, inclusive, na hora de fazer a maquiagem.
Quais são as causas para o aparecimento dessa acne?
Existem vários motivos que podem ocasionar o aparecimento de espinhas, geralmente, uma soma de fatores gera essa situação. O principal deles é a alteração nos hormônios, causando a famosa acne hormonal, que pode ser causada por uma troca de anticoncepcional, menopausa, gravidez e adolescência.
Mas existe outra motivação comum: a produção excessiva de sebo. Ela é capaz de obstruir os poros, aumentar a produção de oleosidade e criar um ambiente propício para a proliferação de bactérias causadoras da acne, a Propionibacterium Acnes¹. Esse microrganismo é capaz de se alimentar da gordura e provocar a inflamação visível no estágio 3 da doença.
Esses casos são os mais fáceis de evitar ao realizar limpeza de pele profunda regularmente, além de manter uma rotina de skincare adequada, incluindo sabonetes faciais com ativos que desobstruem os poros, como ácido salicílico e glicólico.
Como descobrir se tem a acne inflamatória?
Identificar a acne nodulocística envolve a observação de algumas características e sinais comuns que aparecem no rosto. A presença de áreas mais avermelhadas e grandes comedões, os quais podem causar dor, são grandes indícios dessa condição dermatológica.
É fácil confundir o nível 3, intermediário, com as acnes de grau 2 e 4. Para facilitar a identificação, simplificamos a estética de cada um deles. Confira:
- Grau 2: pequenas lesões vermelhas (pápulas) e com pus (pústulas), com inflamação moderada;
- Grau 3: cistos grandes e dolorosos, com inflamação forte e risco de deixar marcas na pele;
- Grau 4: nódulos muito grandes, com abscessos (pus acumulado) e fístulas (conexões anormais), com inflamação grave e cicatrizes profundas.
Mesmo com essa observação, o melhor ainda é buscar o diagnóstico de um médico da pele. Esse profissional especializado guiará você na escolha de um tratamento personalizado para as necessidades e as condições do seu rosto.
3 passos para tratar a acne nodulocística
Agora que você já entendeu o que é e como identificar a acne grau 3, chegou a hora de descobrir como tratá-la. E nada de desespero aqui, sabemos que existem ativos fortes, como a isotretinoína, que mexem completamente com o nosso organismo.
Só que essa não é a única forma de tratamento da acne nível 3, viu? Existem outras opções muito eficientes que não afetam o corpo radicalmente. Selecionamos os principais passos para você seguir!
1. Usar produtos de skincare para pele acneica
Como a acne de grau 3 é moderada a grave, é importante que o tratamento tenha um enfoque mais intensivo para minimizar os cistos, nódulos e inflamações bem características dessa doença dermatológica. Para fazer isso, crie uma rotina de skincare para pele acneica e inclua produtos antiacne.
Antiacne
Comece sempre pela limpeza de pele, que deve ser realizada com gel de limpeza antiacne com ácido salicílico, camomila e extrato de aloe vera. Esses ingredientes limpam profundamente o rosto para realizar os demais passos. Realize um tratamento com séruns com os melhores ativos para acne, como ácido salicílico, glicólico e azelaico.
Nada de renegar a hidratação, hein. Essa etapa ajuda a controlar a produção de sebo, melhorar a função de barreira da pele, prevenir a irritação causada pelos tratamentos agressivos, acelerar a regeneração celular e ajudar na cicatrização das lesões acneicas.
2. Utilizar retinóides no tratamento para acne grau 3
Como mencionamos ao longo do texto, a acne de terceiro grau é mais intensa e, por isso, merece um tratamento mais forte para ser eficiente. E os retinoides são os mais adequados para isso. Eles aparecem no uso tópico, aquele aplicado diretamente na pele, como ácido retinóico (tretinoína), adapaleno e tazaroteno.
E também nos retinóides orais, os que são ingeridos. Alguns nomes são bem populares aqui, por exemplo, isotretinoína. Em todos os casos, é sempre importante consultar um dermatologista para realizar um tratamento assertivo.
Se você optar por seguir com o uso tópico, não deixe de conferir nosso conteúdo sobre como usar o retinol. Por lá, descrevemos três passos simples e eficientes para fazer isso. Não deixe de conferir!
3. Faça esfoliação regularmente
Fazer a esfoliação facial regularmente acelera a renovação celular e elimina as células mortas, algo que pode contribuir com a aceleração do tratamento de acne grau 3. Além disso, essa etapa de skincare ajuda a prevenir a obstrução dos poros e melhorar a textura da pele.
Realize essa etapa duas vezes por semana. Não exceda essa periodicidade, pois a esfoliação excessiva pode causar irritação e piorar a acne. Opte por esfoliantes com ácido salicílico e glicólico, ativos poderosos no tratamento antiacne.
Dica bônus: conte com loções e adesivos secativos no tratamento
O adesivo e a loção secativa são os nossos melhores amigos para disfarçar e acabar rapidamente com aquela espinha chata. Enquanto o seu tratamento contra acne não alcança os resultados desejados, conte com esses dois produtinhos para suavizar a estética no rosto.
Chegamos ao fim deste conteúdo completo sobre acne grau 3. Por aqui, explicamos as características, as causas e os tratamentos para o nível inflamatório dessa doença dermatológica. Se você também sofre com o rosto seboso, aproveite para conhecer os melhores produtos para pele oleosa.
Até o próximo conteúdo!
Referência
¹ NEVES, J. et al. Artigo de Revisão Autores. Surg Cosmet Dermatol, v. 7, n. 3, p. 27–38, 2015. Acesso em 18 dez. 2024.