Uma pele hidratada é tudo de bom, né? Aquela sensação de maciez e refrescância, não há nada melhor! Especialmente, quando a derme está com uma hidratação não oleosa, nem pegajosa — digamos que ela está perfeita para nosso rosto!
Pensando nisso, a Océane criou este post completinho sobre os ativos hidratantes ideais para cada tipo de pele. Legal né? Então continue com a leitura e conheça os seus!
O que são substâncias hidratantes?
Os produtinhos hidratantes são os responsáveis por deixar nossa pele com a umidade ideal. Pois quando elas perdem água — ficam repuxando, secas e até ásperas. Elas também ajudam a melhorar a elasticidade, suavidade e aparência da derme, proporcionando uma aparência mais saudável e jovem.
Além disso, essas queridinhas ajudam com a renovação celular, previnem as linhas de expressão e ruga e deixam o rosto com uma aparência uniforme. Só tem vantagens!
Quais são os tipos de hidratantes?
Existem diversas opções de hidratantes disponíveis no mercado, como séruns, óleos, cremes e máscaras faciais. Esses produtos podem ser compostos por ingredientes naturais ou sintéticos, variando de acordo com sua finalidade. É fundamental escolher um hidratante com ativos adequados para o seu tipo de pele, garantindo melhores resultados.
Hidratantes
Hidratantes para cada tipo de pele:
Você sabia que existem uma infinidade de tipos de pele? Portanto, o que funciona para a sua derme, pode não funcionar tão bem para a de outra pessoa. Dá uma olhada nos principais ingredientes hidratantes para cada tipo de pele:
Pele seca
As peles secas tendem a ressecar com facilidade, além de serem mais sensíveis e necessitarem de uma hidratação super potente. Se sua derme possui tendência seca, aposte em compostos como: ácido hialurônico, ácido lático e centelha asiática.
Pele normal
A pele normal é aquele que não possui tendência oleosa, mas também não é seca. É aquele tipo que não tem os poros tão evidentes e apenas acnes esporádicas. Esse estilo de derme aceita hidratantes em séruns ou cremes — o que você se adaptar melhor. Entre as opções para a pele normal estão:
- Niacinamida;
- Extrato de pérola;
- Retinol;
- Vitamina C;
- Vitamina E;
- Centella asiática;
- Ácido hialurônico e mais!
Pele mista
Já a pele mista precisa ter um cuidado maior com os produtos muito oleosos. Isso porque em dias muito quentes e úmidos, essa pele tende a produzir uma quantidade maior de sebo. Então é recomendado optar por fórmulas mais levinhas, sem óleo em sua composição.
Compostos como niacinamida, ácido salicílico, chá verde, glicerina e ácido hialurônico são perfeitos para esse time de derme!
Pele oleosa
A pele oleosa é caracterizada pela produção excessiva de óleo em certas áreas do rosto, como nariz e testa. Esse tipo de pele pode apresentar poros dilatados, tendência à acne e à formação de cravos. É comum sentir a necessidade de lavar o rosto com frequência, pois a pele tende a ficar brilhante logo após a limpeza.
Mas se você acha que essas dermes estão isentas dos ativos hidratantes, está enganado! Os produtos que possuem somente aquele efeito matte, podem ressacar a derme e causar o famoso efeito rebote — aumentando a quantidade de óleo no rosto. VocÊ pode optar por formulações mais leve — os séruns hidratantes são perfeitos para esse estilo de pele!
Aposte em cosméticos como:
- Sérum de ácido hialurônico;
- Sérum de vitamina C;
- Sérum de ácido salicílico
- Sérum com niacinamida.
Pele acneica
A derme acneica é um pouco mais crítica, visto que além da tendência oleosa, ela também é mais sensível a algumas fórmulas. Os compostos precisam regular a oleosidade e tratar as inflamações que formam as espinhas.
A dica é utilizar cosméticos em formato de séruns (substâncias oleosas nem pensar), que cumpram essas duas funções: tratamento e hidratação! O ácido salicílico e o compostos com chá verde e aloe vera, são ideais para essas peles.
Pele madura
As peles maduras tendem a ressecar com mais facilidade, além disso, elas também tem um processo de renovação celular mais lento. Por isso é importante investir em ativos hidratantes que revertam essas situações.
Adote hidratantes que estimulem a produção de colágeno, renovação celular, evitem a formação de manchas e fomentem a renovação das células. O esqualano, retinol, vitamina E, niacinamida, ácido hialurônico e a centelha asiática são ideais para a pele madura!
Pele masculina
Já a pele masculina (de todas as idades), possui uma tendência mais oleosa e textura mais grossa. Além disso, a derme conta pelos mais espessos e sofre muito com a foliculite — os famosos pelos encravados.
Para hidratar esse tipo de derme, aposte em ativos como:
- Pantenol;
- Ácido hialurônico;
- Chá-verde;
- Ácido salicílico.
Pele sensível
A derme mais sensível precisa de cuidado redobrado, visto que as substâncias podem irritá-las com maior facilidade. Aposte em hidratantes levinhos e hipoalergênicos. Os compostos ideais para esse tipo de pele são os probióticos + esqualano, aloe vera, glicerina, ácido hialurônico e outros.
Esse tipo de pele precisa de um tratamento mais delicado, para evitar formulas que agravem ainda mais a sensibilidade. Por isso é fundamental procurar um dermatologista. Ok?! Assim ele pode recomendar um hidratante perfeito para seu caso.
Manter a pele hidratada e protegida é fundamental para a saúde e beleza da pele. Por isso, é importante escolher o produto adequado para o seu tipo de pele, seja ela oleosa, seca, mista ou sensível.
Ao escolher o produto certo, você garante uma hidratação eficaz, sem causar efeitos indesejados, como acne, por exemplo. Portanto, escolha o produto ideal para sua pele e arrase com uma face saudável e radiante!
Aproveite para ler nosso texto sobre os benefícios do ácido hialurônico, substância que conquistou o universo dos cosméticos, com seu poder hidratante para todos os tipos de pele. Te esperamos lá!