blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Ativos hidratantes: qual é o melhor para seu tipo de pele

Acido hialurônico, esqualano, ácido tranexâmico… é tanto nome de hidratante, né? Vem cá descobrir qual é a melhor opção para cada tipo de pele!

Redação Océane

20/04/2023

8 min de leitura

Redação Océane

8 min de leitura

gel hidratante facial

Uma pele hidratada é tudo de bom, né? Aquela sensação de maciez e refrescância, não há nada melhor! Especialmente, quando a derme está com uma hidratação não oleosa, nem pegajosa — digamos que ela está perfeita para nosso rosto!

Pensando nisso, a Océane criou este post completinho sobre os ativos hidratantes ideais para cada tipo de pele. Legal né? Então continue com a leitura e conheça os seus!

modelo aplicando creme hidratante em seu rosto

O que são substâncias hidratantes?

Os produtinhos hidratantes são os responsáveis por deixar nossa pele com a umidade ideal. Pois quando elas perdem água — ficam repuxando, secas e até ásperas. Elas também ajudam a melhorar a elasticidade, suavidade e aparência da derme, proporcionando uma aparência mais saudável e jovem.

Além disso, essas queridinhas ajudam com a renovação celular, previnem as linhas de expressão e ruga e deixam o rosto com uma aparência uniforme. Só tem vantagens!

Quais são os tipos de hidratantes?

Existem diversas opções de hidratantes disponíveis no mercado, como séruns, óleos, cremes e máscaras faciais. Esses produtos podem ser compostos por ingredientes naturais ou sintéticos, variando de acordo com sua finalidade. É fundamental escolher um hidratante com ativos adequados para o seu tipo de pele, garantindo melhores resultados.

Hidratantes para cada tipo de pele:

Você sabia que existem uma infinidade de tipos de pele? Portanto, o que funciona para a sua derme, pode não funcionar tão bem para a de outra pessoa.  Dá uma olhada nos principais ingredientes hidratantes para cada tipo de pele:

Pele seca

As peles secas tendem a ressecar com facilidade, além de serem mais sensíveis e necessitarem de uma hidratação super potente. Se sua derme possui tendência seca, aposte em compostos como: ácido hialurônico, ácido lático e centelha asiática.

kit de skincare com cica

Pele normal

A pele normal é aquele que não possui tendência oleosa, mas também não é seca. É aquele tipo que não tem os poros tão evidentes e apenas acnes esporádicas. Esse estilo de derme aceita hidratantes em séruns ou cremes — o que você se adaptar melhor. Entre as opções para a pele normal estão:

  • Niacinamida;creme para os olhos com niacinamida

  • Extrato de pérola;hidratante facial com extrato de pérola

  • Retinol;sérum facial com retinol

  • Vitamina C;sérum facial com vitamina C

  • Vitamina E;
  • Centella asiática;
  • Ácido hialurônico e mais!sérum facial

Pele mista

Já a pele mista precisa ter um cuidado maior com os produtos muito oleosos. Isso porque em dias muito quentes e úmidos, essa pele tende a produzir uma quantidade maior de sebo. Então é recomendado optar por fórmulas mais levinhas, sem óleo em sua composição.

bruma hidratante

Compostos como niacinamida, ácido salicílico, chá verde, glicerina e ácido hialurônico são perfeitos para esse time de derme!

Pele oleosa

A pele oleosa é caracterizada pela produção excessiva de óleo em certas áreas do rosto, como nariz e testa. Esse tipo de pele pode apresentar poros dilatados, tendência à acne e à formação de cravos. É comum sentir a necessidade de lavar o rosto com frequência, pois a pele tende a ficar brilhante logo após a limpeza.

Mas se você acha que essas dermes estão isentas dos ativos hidratantes, está enganado! Os produtos que possuem somente aquele efeito matte, podem ressacar a derme e causar o famoso efeito rebote — aumentando a quantidade de óleo no rosto. VocÊ pode optar por formulações mais leve — os séruns hidratantes são perfeitos para esse estilo de pele!

Aposte em cosméticos como:

  • Sérum de ácido hialurônico;
  • Sérum de vitamina C;
  • Sérum de ácido salicílico
  • Sérum com niacinamida.

Pele acneica

A derme acneica é um pouco mais crítica, visto que além da tendência oleosa, ela também é mais sensível a algumas fórmulas. Os compostos precisam regular a oleosidade e tratar as inflamações que formam as espinhas.

sérum facial para pele acneica

A dica é utilizar cosméticos em formato de séruns (substâncias oleosas nem pensar), que cumpram essas duas funções: tratamento e hidratação! O ácido salicílico e o compostos com chá verde e aloe vera, são ideais para essas peles.

tônico facial

Pele madura

As peles maduras tendem a ressecar com mais facilidade, além disso, elas também tem um processo de renovação celular mais lento. Por isso é importante investir em ativos hidratantes que revertam essas situações.

creme hidratante com bakuchiol

Adote hidratantes que estimulem a produção de colágeno, renovação celular, evitem a formação de manchas e fomentem a renovação das células. O esqualano, retinol, vitamina E, niacinamida, ácido hialurônico e a centelha asiática são ideais para a pele madura!

sérum facial com esqualano

Pele masculina

Já a pele masculina (de todas as idades), possui uma tendência mais oleosa e textura mais grossa. Além disso, a derme conta pelos mais espessos e sofre muito com a foliculite — os famosos pelos encravados.

Para hidratar esse tipo de derme, aposte em ativos como:

Pele sensível

A derme mais sensível precisa de cuidado redobrado, visto que as substâncias podem irritá-las com maior facilidade. Aposte em hidratantes levinhos e hipoalergênicos. Os compostos ideais para esse tipo de pele são os probióticos + esqualano, aloe vera, glicerina, ácido hialurônico e outros.

gel hidratante facial

Esse tipo de pele precisa de um tratamento mais delicado, para evitar formulas que agravem ainda mais a sensibilidade. Por isso é fundamental procurar um dermatologista. Ok?! Assim ele pode recomendar um hidratante perfeito para seu caso.

Manter a pele hidratada e protegida é fundamental para a saúde e beleza da pele. Por isso, é importante escolher o produto adequado para o seu tipo de pele, seja ela oleosa, seca, mista ou sensível.

Ao escolher o produto certo, você garante uma hidratação eficaz, sem causar efeitos indesejados, como acne, por exemplo. Portanto, escolha o produto ideal para sua pele e arrase com uma face saudável e radiante!

Aproveite para ler nosso texto sobre os benefícios do ácido hialurônico, substância que conquistou o universo dos cosméticos, com seu poder hidratante para todos os tipos de pele. Te esperamos lá!

compartilhe