Você sabia que o nosso próprio corpo produz essa substância?
O colágeno é uma proteína presente em ossos, cartilagens, unhas, cabelos, pele, tendões, intestino, dentre outros tecidos.
Podemos dizer que é a proteína mais abundante presente em nosso corpo, mas, com o passar dos anos, essa produção passa a ser reduzida.
Ao consumir colágeno, podemos garantir que o mesmo vai ser absorvido e destinado para pele?
Antes de te responder, é importante alinhar alguns pontos!
Quando ingerimos colágeno, nós não o absorvermos, mas sim, os aminoácidos presentes.
Para que você possa entender melhor: vamos pensar nessa proteína como um colar de pérolas. O colar representa a estrutura proteica e, cada pérola, representa os aminoácidos que juntos formam a estrutura do colágeno.
O nosso organismo quebra as proteínas em aminoácidos para que possamos absorver!
Além disso, os aminoácidos podem ser destinados para outras atividades fisiológicas e celulares, não garantindo, necessariamente, que a sua absorção vai diretamente no aumento de colágeno da pele.
Mas, uma coisa é fato: no colágeno, encontramos 3 tipos de aminoácidos em grandes quantidades (glicina, prolina e hidroxi-prolina), que são importantíssimos para produção dessa substância no nosso corpo.
Tipos de colágeno:
- Colágeno hidrolisado: proteína que passou por um processo de ‘’quebra’’ para ser absorvido pelo corpo.
- Peptídeo de colágeno: em ”particulas menores’’ comparadas ao colágeno hidrolisado. É a forma melhor absorvida pelo corpo quando pensamos em aspectos de pele! Auxilia na produção do pró-colágeno, elastinas e ácido hialurônico, podendo contribuindo para a viscosidade e elasticidade da pele.
- Colágeno UC-II: é interessante para a saúde e proteção de ligamentos, articulações e tendões.
Fontes alimentares de colágeno
Podemos destacar a origem animal, os ossos e peles.
Uma forma comum, mas pouco usual de consumo, é através do caldo de ossos.
Vale ressaltar que não temos estudos que comprovaram os mesmos benefícios do consumo desses alimentos com a suplementação de colágeno, ok?
Associação com a vitamina C:
A combinação desses dois nutrientes é importante!
Quando falamos sobre produção e degradação, o funcionamento de todos os sistemas do nosso corpo é como uma orquestra, nada trabalha sozinho.
Para produção de proteína, além de outras vitaminas e minerais, precisamos também da vitamina c. Essa vitamina, além de ser muito conhecida para imunidade, é importante para reparação de tecidos e produção de colágeno natural.
Quais são os benefícios para pele e cabelos?
- O colágeno pode auxiliar na barreira intestinal, podendo promover uma melhora da absorção dos nutrientes;
- Pode auxiliar no fortalecimento e crescimento de unhas;
- É rico em aminoácidos importantes para produção do colágeno e ácido hialurônico (responsável pela hidratação da pele e tecidos).
Ficou com dúvida?
Deixe um comentário nas nossas redes!
Até a próxima!
Biblioteca:
- MIOSGE, Nicolai et al. Expression of collagen type I and type II in consecutive stages of human osteoarthritis. Histochemistry And Cell Biology, [s.l.], v. 122, n. 3, p.229-236, 17 ago. 2004.
- KIM, Do-un et al. Oral Intake of Low-Molecular- Weight Collagen Peptide Improves Hydration, Elasticity, and Wrinkling in Human Skin: A Randomized, Double-Blind, Placebo-Controlled Study. Nutrients, [s.l.], v.10, n. 7, p.826-0, 26 jun. 2018
- PROKSCH, E. et al. Oral Supplementation of Specific Collagen Peptides Has Beneficial Effects on Human Skin Physiology: A Double-Blind, Placebo- Controlled Study. Skin Pharmacology And Physiology, [s.l.], v. 27, n. 1, p.47-55, 2014.