Você sabia que a acne em mulheres acima dos 25 anos é super comum? Essa condição surge durante a adolescência, por alterações hormonais e aumento da testosterona no organismo feminino.
Mas ela também está presente em mulheres mais velhas, devido a fatores como irregularidades nos ovários, uso de cosméticos inadequados e, principalmente, em consequência do estilo de vida, alimentar e físico.
Por isso, a Océane preparou esse texto completinho sobre a acne da mulher adulta para te ajudar a entender a causa e os principais tratamentos. É só continuar a leitura e aprender como evitar essa condição!
O que é acne da mulher adulta?
Olha, é bem fácil de entender: a acne da mulher adulta é uma doença inflamatória presente em mulheres acima dos 25 anos, podendo ter início nessa fase ou ser um quadro persistente desde a adolescência. Essas inflamações surgem na região U do rosto (maxilar + queixo + bochecha), área onde os hormônios mais atuam.
Essas espinhas são bem intensas, doloridas e tendem a deixar marcas e cicatrizes se a mulher não cuida corretamente. Por isso, é necessária uma atenção especial para elas, pois elas influenciam diretamente em nossa autoestima!
Quais são as causas da acne adulta?
As espinhas na mulher adulta incomodam demais e fica difícil até esconder com produtinhos de maquiagem. Então vamos entender as possíveis causas, para tratá-las bem certinho e ficar com a pele linda!
Excesso de hormônios masculinos no organismo
O hiperandrogenismo, que é o aumento de hormônios masculinos, pode estar presente em muitas pacientes e tem forte influência no aparecimento da acne da mulher adulta.
E sabe o que causa esse aumento? Uma alteração chamada síndrome dos ovários policísticos. Até 70% das mulheres com a síndrome sofrem com a acne da mulher adulta.
Período do ciclo menstrual
Existem, porém, pacientes que apresentam acne da mulher adulta e não possuem nenhuma alteração hormonal. Isso significa que não há uma doença endócrina associada, ou seja, a dosagem de hormônios da pessoa permanece normal.
Nesses casos, a causa mais comum está vinculada a uma resposta alterada da nossa pele às mudanças hormonais normais e esperadas que ocorrem no ciclo menstrual. Elas estão relacionadas com o surgimento de lesões inflamatórias, como espinhas, e com o aumento de oleosidade.
Estilo de vida não saudável
Além disso, o estilo de vida que a mulher leva também influencia o surgimento de inflamações pelo corpo — isso a gente já está cansada de saber, né? Ele reflete no rosto em forma de acnes e cravos. Listamos algumas das possíveis causas dessa condição para você ficar de olho:
- Má alimentação: alto consumo de alimentos gordurosos ou com muito sódio, como os industrializados e o excesso de açúcar;
- Tabagismo;
- Uso de cosméticos oleosos: protetor solar, hidratantes e outros;
- Ansiedade e estresse;
- Excesso de oleosidade da pele;
- Consumo de medicamentos como corticoides e antidepressivos;
- Uso de compostos anabolizantes;
- Sono desregulado.
Todo cuidado é pouco, principalmente se você já apresenta tendência hereditária ou pele oleosa. Estar atenta aos seus hábitos é primordial, viu!
Como tratar acne da mulher adulta?
Qualquer tipo de acne precisa de tratamento, sempre! Nos graus mais leves, como no grau um e grau dois, acnes comedogênicas e papulosas, podem ser tratada de forma tópica.
Utilizando medicações em pomadas ou cremes e uma boa rotina de skincare direcionada para o controle da oleosidade. Você pode tratá-las com produtos para limpeza da pele, hidratação, proteção solar e cremes com substâncias como:
- Ácido retinoico;
- Ácido salicílico;
- Ácido glicólico;
- Ácido mandélico;
- Niacinamida e outros.
Esses compostos são excelentes para o controle das lesões. Auxiliando na cicatrização, clareamento de manchas e controle da oleosidade da pele.
E se a acne for hormonal, como tratá-la?
O tratamento da acne da mulher adulta é similar em muitos aspectos ao das demais acnes. Mas é importante investigar a possibilidade de hiperandrogenismo (alterações hormonais), com a solicitação de exames e avaliação de características clínicas específicas, que podem estar presentes em seu organismo. Para isso, procure um dermatologista.
Caso haja essa disfunção hormonal, há opções de medicamentos orais que ajudam no controle dos hormônios. Nunca tome nenhum medicamento antes de realizar os exames corretos, principalmente verificar sua tendência a trombose e outras alterações na coagulação do sangue.
O excesso de hormônio masculino no corpo tende a causar espinhas acima do grau 2, como a nodular, conglobata e fulminante. Por isso muitas vezes é necessário o uso de antibióticos orais. Você pode unir esses tratamentos aos produtinhos de cuidados básicos para potencializar o efeito dos medicamentos e ficar com a pele divina, como:
Como prevenir a acne da mulher adulta?
É importante que seja introduzida uma rotina de pele adequada ao quadro espinhas, com sabonete e tônicos, além de ácidos e nutritivos específicos. Para que seja feito um controle adequado do excesso de oleosidade, remoção das impurezas da pele, renovação celular e desobstrução dos poros. Adote para sua vida produtos como:
- Esfoliantes faciais;
- Séruns de tratamento;
- Máscaras de faciais;
- Hidratantes com propriedades anti-oleosidade;
- E protetor solar facial — livre de óleos e gorduras.
Você também pode apostar em hábitos mais saudáveis como:
- Prática de exercícios físicos: para diminuir o nível de cortisol do organismo. Essa substância aumenta as glândulas sebáceas, responsáveis pelo aumento das espinhas;
- Alimentação saudável: evitar alimentos gordurosos ou com muito sódio. Apostando nos vegetais, cereais e legumes;
- Beber muita água: pelo menos 1,5 L por dia;
- Regular seu sono: dormir 8 horas por noite;
- Procurar tratamentos psicológicos: para controlar a ansiedade e estresse excessivo, que desregulam os níveis de cortisol no sangue.
Entendidas?
A acne adulta é uma condição comum, que tem tratamento e, o melhor, pode ser prevenida. Uma rotina de autocuidado e hábitos saudáveis é sempre bem-vinda. Mas esteja atenta aos sintomas, para que sejam identificadas possíveis doenças, ok? Cuide-se!
Aproveite para ler nosso texto sobre como clarear manchas de acne. Una essas técnicas aos tratamentos para que sua pele fique linda. Te esperamos lá!