blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Espinha no pescoço: entenda as causas e como cuidar

Você sabia que as espinhas no pescoço surgem por alterações hormonais? A Océane te explica o que você pode fazer para secar e amenizar as manchas.

Redação Océane

10/11/2023

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

Pessoa com espinhas no pescoço.

As tão temidas espinhas acompanham a maioria das pessoas durante a puberdade e, em alguns casos, na vida adulta também. Elas sempre chegam sem pretensão alguma, nos momentos mais importantes e em lugares inusitados.

Por exemplo, você já teve espinha no pescoço? Pois saiba que ela está muito ligada a alterações hormonais e pode vir acompanhada de espinhas no rosto de uma hora para a outra. É sobre isso que vamos falar no post de hoje no blog da Océane.

Por aqui, você vai entender as características desse tipo de acne, como tratar e evitar que ela volte a aparecer. Continue com a gente!

Foto de uma pessoa com acne no pescoço.

É normal ter espinha no pescoço? O que pode ser?

Apesar de indesejada, a acne no pescoço é comum e está bastante associada a alterações hormonais. As inflamações dessa região podem ser motivadas por dois fatores principais: acne da mulher adulta e síndrome do ovário policístico.

A acne adulta atinge principalmente mulheres entre 21 e 30 anos, gerando espinhas bem doloridas e intensas que, se não tratadas da forma correta, podem deixar manchas e cicatrizes. Período menstrual, tabagismo, má alimentação, uso de cosméticos oleosos e excesso de hormônios masculino são algumas das causas da doença inflamatória.

Como saber se a acne é hormonal ou não?

As espinhas hormonais aparecem na parte inferior do rosto, na zona U (mandíbula + queixo + pescoço), assim como na região do decote, nas costas e nos ombros, onde os hormônios mais agem. Ela é caracterizada por ser bem vermelha, interna e dolorida.

Além disso, mesmo mudando alguns hábitos, elas não somem com facilidade. Apenas um dermatologista é capaz de te indicar os tratamentos adequados para a acne hormonal, já que pode envolver medicamentos como anticoncepcionais e antibióticos.

Quais são os tipos de tratamento para espinhas no pescoço?

Se tratando de acne hormonal ou não, existem algumas maneiras de secar ou evitar que as inflamações no pescoço piorem. Os ácidos para espinhas são os seus melhores aliados nesse processo porque eles promovem a renovação celular, são antioxidantes e cicatrizantes, ajudando a melhorar o aspecto da pele.

Por isso, aposte em produtinhos que contenham em sua formulação:

  • Ácido salicílico;
  • Ácido glicólico;
  • Ácido retinoico;
  • Ácido lático;
  • Niacinamida.

Esses são alguns dos ativos que prometem secar e amenizar a aparência da acne, diminuindo a vermelhidão e o inchaço. Além disso, a vitamina C é uma super companheira da skincare, principalmente por evitar a formação de radicais livres e deixar a pele muito mais viçosa.

Foto de uma modelo usando a loção secativa antiacne.

A Océane conta com um tratamento inovador: o sérum vitamina C e ácido salicílico, que une seus benefícios antioxidantes e rejuvenescedores para uma derme iluminada, com tonalidade uniformizada, menos manchas de espinhas e controle de oleosidade.

Como evitar o surgimento de acne no pescoço?

A melhor maneira de evitar o surgimento de espinhas no pescoço é manter uma boa rotina de skincare, incluindo a limpeza profunda com produtos adequados para peles acneias ou oleosas. A prática traz inúmeros benefícios e prepara a pele para receber os tratamentos antiacne.

Por isso, invista em demaquilantes, sabonetes, esfoliantes e tônicos que desobstruem os poros, removendo cravinhos e células mortas para estimular a renovação celular. O tônico com aloe vera é perfeito para manter na sua nécessaire, porque ele purifica, regula o pH da pele e retira todas as impurezas que não foram eliminadas pelo sabonete.

Foto do tônico facial com aloe vera da Océane.

Além dos cuidados com a pele, existem outras dicas que você pode seguir para evitar o aparecimento de espinhas:

  • Beber a quantidade recomendada de água por dia;
  • Ter uma alimentação rica em vitaminas A, C e E, com bastante verduras e legumes;
  • Não espremer espinhas;
  • Trocar fronhas e roupas de cama com frequência — o contato com oleosidade ou requisitos de produtos pode favorecer o surgimento de acne.

Qual a diferença da espinha de outros problemas de pele no pescoço?

Alguns distúrbios de pele, como queratose pilar ou foliculite, podem se parecer com acne, mas é importante notar as diferenças. As espinhas são inflamações que surgem por excesso de oleosidade, possuem pontos brancos ou pretos (cravinhos), cistos e podem ser doloridas, afetando, principalmente, o rosto, o pescoço, as costas e o colo.

Os problemas de pele, por mais que se apresentem como bolinhas semelhantes à acne, são erupções que coçam, deixam a região sensível e ressecada. Ou seja: não têm os mesmos sintomas e nem devem ser tratados da mesma forma que as espinhas.

Eles demandam tratamentos específicos para a pele e apenas um dermatologista pode avaliar as causas e as características dos pontinhos no pescoço conforme o seu caso.

Preste atenção aos sinais, ao que tem de diferente na sua rotina, como sono ou estresse, e mantenha os exames em dia para ter certeza de que está tudo bem com a sua saúde. Esses cuidados são essenciais que podem influenciar no aparecimento de espinhas.

Se você gostou do conteúdo, vai adorar saber que a gente tem um post completão com o mapa da acne, onde explicamos causas e soluções para o aparecimento de espinhas em diferentes partes do corpo. Continue pelo nosso blog e confira as nossas dicas!

compartilhe

LEIA TAMBÉM

produtos para rotina de skincare em um fundo liso e rosa

skincare océane

crie sua rotina de skincare com a océane