O esqualano tem passado a onda do hype e se tornado um novo clássico na composição dos cosméticos atuais.
Assim, ele se junta a um rol consagrado, como o da vitamina C, do ácido hialurônico, do retinol, da niacinamida, dentre outras figurinhas carimbadas nos frascos de séruns, cremes e afins. Mas, afinal, você sabe o que é, para que serve, como usar e outros detalhes do esqualano?

Sumário
ToggleO que é esqualano?
É um óleo de origem vegetal que surgiu como alternativa para repor o esqualeno. Nossa pele possui e produz naturalmente esse composto desde quando a gente nasce.
Ele ajuda a manter a pele hidratada, com a barreira de proteção saudável e a restaurar a elasticidade e a flexibilidade. Isso acaba sendo ligado à prevenção de dermatites, infecções, envelhecimento precoce e até manchas.
Porém, assim como acontece com o colágeno, o ácido hialurônico e a elastina, depois dos 30 anos de idade, o nosso corpo passa a produzir cada vez menos. Por isso, sua reposição é importante.
+ Colágeno: conheça a importância e benefícios
O problema é que o esqualeno, da forma original que temos no corpo, é muito instável. Em outras palavras, basta entrar em contato com o ar para oxidar e perder seus efeitos.
Sem falar que, por muito tempo, o esqualeno era extraído de fonte animal, como de fígados de tubarões. A pesca predatória com essa finalidade ficou proibida a partir de 2009, além de não ser nada sustentável. Por isso, passou-se a pesquisar alternativas vegetais, chegando ao esqualano, que além de não prejudicar animais, é bem mais estável que o esqualeno.
Além disso, o composto de origem vegetal tem alta compatibilidade com a pele humana, conseguindo penetrar bem e sendo rapidamente absorvido.
Assim, o esqualano pode ser obtido de diversas plantas diferentes, como da cana de açúcar, azeitonas, arroz, trigo, dentre outras. Aqui no Brasil, a produção comercial mais comum é do derivado da fermentação e da hidrogenação da cana, mas também é possível encontrar os que sejam derivados de azeitonas.
Quais os benefícios do esqualano na pele?
O uso tópico do esqualano traz uma série de vantagens:
- É um ingrediente emoliente, hidratante e que também age evitando a perda de umidade da pele.
- Reforça a barreira natural de proteção, o que ajuda a evitar dermatites e infecções.
- Melhora e restaura a elasticidade e flexibilidade da pele, o que resulta em menos rugas e linhas de expressão.
- Evita o envelhecimento precoce.
- Por ter alta compatibilidade com a pele, tem boa penetração e rápida absorção
Quem pode usar esqualano?
Por ser um ingrediente não tóxico e não irritante, não existe contra indicação prévia. Mas, claro que no caso de alguma reação, irritação ou vermelhidão, você deve suspender o uso e procurar seu médico dermatologista.
Além disso, como falamos, o esqualano tem alta compatibilidade com a pele e, assim, pode ser usado por todos os tipos de pele – mesmo quem tem maior oleosidade, uma vez que é rapidamente absorvido e não deixa a sensação de resíduo gorduroso.
Até mesmo peles sensíveis podem se beneficiar do esqualano, já que ele fortalece a barreira de proteção, evita a dermatite e tem efeito calmante.
+ Aprenda a criar a rotina perfeita de skincare
Como adicionar à rotina de skincare?
Hoje, são muitas as opções de cosméticos com esqualano. Eles podem ter textura de creme, sérum, estar em cremes hidratantes, antirrugas e até mesmo em produtos corporais, capilares ou maquiagens.
A Océane tem em sua linha de skincare o óleo puro, Squalane Oil, que explora justamente esse potencial multifuncional do ingrediente, podendo ser usado no rosto, corpo, cutículas e nos fios.
Derivado de azeitonas, esse óleo traz os principais benefícios hidratantes, calmantes, de retenção de umidade, fortalecimento da barreira protetora da pele, entre outros. Para usar sobre a pele, é só aplicar o Squalane Oil nas mãos e massagear o rosto ou o corpo limpos.
No cabelo, você pode aplicar da mesma maneira, espalhando pelo comprimento e pontas, tanto nos fios secos ou úmidos. Fácil, não?
Outra opção de Océane com esqualano é o sérum noturno. Por ser um ativo versátil, ele é um ótimo aliado a outros ingredientes também. No caso da fórmula do Probiotic Night Serum, foram associados probióticos, pantenol e niacinamida.
Os probióticos equilibram o microbioma da pele, que é o conjunto de bactérias benéficas que fortalecem a barreira de proteção natural. Ou seja, seu efeito colabora com o do esqualano também. Você pode usar todas as noites o sérum, depois de limpar e tonificar a pele. Não tem segredo.
Gostou desse conteúdo? Confira aqui os benefícios dos probióticos para a pele.