blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Luteína: conheça o agente de proteção da sua pele

Você conhece a luteína? Esse ativo possui inúmeros benefícios para a saúde da pele, podendo auxiliar até na produção de colágeno. Entre e confira!

Redação Océane

09/02/2024

4 min de leitura

Redação Océane

4 min de leitura

algumas frutas empilhadas ao lado de um pote plástico

Quanto importa para você cuidar da sua pele? Se sua resposta foi “muito”, saiba que aqui você está no lugar certo. Bem-vinda ao universo de beleza da Océane! Neste lugar, damos dicas seguras e especializadas no cuidado de sua pele, desde ativos como o que vamos falar hoje, até produtos de skincare para montar sua rotina.

diversas frutas

Especificamente hoje, vamos conversar um pouco sobre a luteína, essa querida que possui um nome de senhora, mas é um ativo excelente da família dos carotenoides. Essa substância possui muitos benefícios e pode ser encontrada em diversos alimentos. Continue sua leitura e descubra mais sobre esse ativo que pode mudar a maneira como você protege sua pele. Confira:

O que é e para que serve a luteína?

A luteína é um ativo pertencente à família dos carotenoides e é um antioxidante, ela é lipossolúvel, o que significa que ela só é solúvel em gorduras. Além disso, ela também é muito conhecida por ser benéfica à saúde dos olhos.

Ela atua ajudando a neutralizar os radicais livres do corpo produzidos pela exposição aos raios UV. Esses radicais livres são moléculas inconstantes que acabam causando danos às células e estão associados ao envelhecimento precoce e a algumas doenças. Mas, para o alívio de todos, a luteína pode ser encontrada de maneira fácil em alimentos.

Esteja atenta ao decorrer deste post para entender tudo sobre esse ativo que pode ser a solução para a proteção de sua pele, além de deixá-la com o aspecto mais vivo e jovem.

Quais os benefícios da luteína para a pele?

Já mencionamos alguns cuidados e benefícios da luteína para a pele e olhos, mas, já que vamos nos aprofundar nos benefícios dessa substância para a pele, não podemos começar de outra forma do que reforçar que ela combate e neutraliza os radicais livres. Isso significa que ela auxilia no cuidado para o não envelhecimento da pele.

Além disso, ela promove também uma camada extra de proteção contra raios ultravioletas para as células por meio de uma camada adicional. Ajudando, dessa forma, a reduzir o estresse oxidativo causado pela exposição solar.

Se tudo isso ainda não fosse suficiente, alguns estudos indicam que a luteína também pode auxiliar na hidratação da pele, deixando-a com um ar mais saudável e brilhante. Melhor que hidratar a pele, esse ativo estimula a produção do tão amado colágeno, que ajuda na redução de linhas de expressão e rugas.

Tem como ficar melhor? Sim, tem como! A luteína também auxilia na redução da inflamação causada por exposição ao sol. Ela é ou não é perfeita? Fala sério!

Quais são os alimentos ricos em luteína?

A lista de alimentos que são ricos em luteína é bem grande, pode parecer até um exagero nosso, mas é mais simples encontrar luteína em alimentos do que você pode imaginar. A couve, por exemplo, é um alimento considerado uma das maiores fontes de luteína, oferecendo uma quantidade significativa dessa substância.

Depois, podemos mencionar também o espinafre, o brócolis, o milho e a gema de ovo. Você consome algum desses alimentos com frequência? Se sim, temos duas boas notícias para você, a primeira é que provavelmente você possui uma excelente alimentação, sendo muito importante para o seu bem-estar, a segunda, é que você está consumindo de maneira natural a luteína!

Mas, lembre-se, por mais que agora você saiba que a ingestão de luteína é simples, não deixe de variar sua alimentação para o ganho de outros ativos e proteínas importantes que auxiliam, tanto na beleza da sua pele, quanto para a sua saúde, tá bom?

Existem suplementos de luteína?

Sim. Como muitas pessoas acabam não curtindo consumir esses alimentos mais ricos em luteína, a suplementação pode ser a única maneira de permitir que esse ativo aja no seu corpo para a proteção, hidratação e cuidado da pele. As pílulas de suplementos dessa substância são formuladas para fornecer uma quantidade concentrada de luteína.

O consumo comum dela é feito combinado com outros carotenoides. Embora os suplementos estejam disponíveis para a venda, é necessário ressaltar que, na maior parte das vezes, o consumo desse ativo é para beneficiar a saúde ocular e melhorar a aparência ou segurança da pele.

Mas se seu desejo é começar uma rotina de skincare na sua saúde, busque um especialista e peça instruções de como fazer o consumo de luteína de maneira natural e saudável, sem que a mesma cause problemas como a interferência na absorção de outros ativos carotenoides.

Em resumo, se consumida de maneira consciente, a luteína pode permitir que sua pele seja protegida de raios ultravioletas, auxiliar na produção de colágeno, resultar em uma pele mais hidratada e muito mais. A Océane possui uma gama de conteúdos incríveis sobre saúde da pele e outros assuntos.

capsulas de luteína

Estamos sempre dispostos a ajudar você a alcançar a sua melhor versão! Aproveite para conferir nosso post sobre dicas de skincare para uma pele perfeita!

Até a próxima!

compartilhe