blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

O que causa espinhas? 10 fatores explicados!

Venha entender o que causa espinhas na pele. Há aquelas motivações externas e internas, do próprio corpo, como genética e hormonal. Acesse e confira!

Redação Océane

03/02/2023

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

Mulher passando maquiagem sobre as espinhas para escondê-las

Com o aparecimento mais comum na fase da adolescência, as espinhas ocorrem em diferentes partes do corpo, como rosto, braços, cabeça e costas e geram muito debate. Afinal, o que causa espinha? As respostas mais comuns geralmente ficam entre problemas hormonais e má alimentação.

Mas saiba que há muitos outros fatores que podem influenciar esse aparecimento — inclusive na fase adulta da vida. Além de sabermos como cuidar da pele acneica, é preciso entender os fatores que influenciam o aparecimento dessas acnes.

Homem segurando uma embalagem de Body Acne Spray da Océane

Para isso, vamos conferir a seguir algumas das causas e dicas de como lidar com cada uma. Boa leitura!

1. Não remover a maquiagem

Depois de um dia cheio, uma festa de horas ou rolê com os amigos, pode bater aquela preguicinha de cuidarmos da pele e fazer uma boa limpeza para remover a maquiagem, né? Isso contribui para aparecer espinhas. Não apenas essa a rotina. O uso de produtos de baixa qualidade e à base de óleos não apropriados para a face também contribuem para o aparecimento.

Isso acontece porque os produtos obstruem os poros, propiciando a aparição de cravos e espinhas. Por isso, o uso de bons produtos já resolve boa parte e é só passar um demaquilante ou água micelar para deixar a pele limpa e fresca para você ir descansar sem peso na consciência.

Confira: Como limpar a pele do rosto: aprenda a forma correta

2. A própria pele oleosa

A pele oleosa requer uma atenção especial, já que tende a ter mais espinhas do que outros tipos. Use sempre produtos próprios para pele oleosa e tenha o hábito de seguir uma rotina de limpeza da pele tanto pela manhã como pela tarde.

A dica é usar sabonetes com ácido acetil salicílico, protetor solar oil free para não pesar no rosto e também ter o hábito de esfoliar o rosto para tirar células mortas.

Rosto com pele oleosa repleta de espinhas

3. Uso de produtos gordurosos

Você é dessas que mistura a cozinha inteira para preparar uma receita caseira? Olha, isso pode ser um tiro no pé. A maioria dos produtos alimentícios gordurosos obstrui os poros da pele, descontrola o ph e, por fim, dá força para as espinhas surgirem. Tome cuidado. Opte por usar cosméticos comedogênicos desenvolvidos para deixar os poros livres.

4. Má alimentação

Tudo o que ingerimos reflete no nosso corpo, sejam questões internas como externas. Por isso, a alimentação é sim um fator que pode contribuir para o aparecimento de espinhas.

  1. Frituras acabam estimulando as glândulas sebáceas a trabalharem – e a nossa pela reflete isso;
  2. Carnes vermelhas também favorecem o surgimento da acne por conta da grande quantidade de ômega 6 presente, que tem ação inflamatória no corp;
  3. O excesso de leite, carboidratos e doces são prejudiciais devido a alterações hormonais que podem causar.

Acesse: Como secar espinhas? Confira os truques de skincare

5. Chegada da adolescência

Quem já passou sabe que essa fase é complicada. As espinhas simplesmente aparecem na testa, no queixo, no nariz e justamente em dias mais importantes. Tudo porque está acontecendo uma hiperprodução de hormônios androgênicos, por consequência, a pele fica oleosa. Não tem como parar, é natural. Dos 12 anos até os 18, as espinhas podem marcar presença.

Pessoa com pele cheia de espinhas

6. Apresentar doenças hormonais

Síndrome do ovário policístico, hipertireoidismo, hipotireoidismo, hiperinsulinismo, hipercortisolismo são exemplos de doenças hormonais.

Por isso, é essencial que você esteja sempre em dia com suas idas ao médico e com seus exames em geral, para regular seus hormônios.

7. Ficar em exposição à luz solar

O excesso de sol, além de causar outros problemas para a pele, também acarreta numa maior produção de espinhas. Os raios UV contêm radiação que inflam a pele, estimulando a produção de oleosidade.

Por essa outra razão, o protetor solar é essencial e deve ser passado até naqueles dias em que o sol não está tão aparente.

Confira também: Tomei muito sol e agora? Confira 6 cuidados pós-sol

8. Uso de medicamentos

Anti-inflamatórios e corticoides são campeões em estimular o aparecimento das espinhas. Caso perceba essa consequência, converse com seu médico para saber se há a possibilidade de trocar de medicamento ou intensifique a skincare durante o período em que usá-lo!

9. Estar grávida

Sim, até a mesmo a gravidez é capaz de ocasionar espinhas em diversas partes do corpo. Nesse momento, os níveis de progesterona aumentam, deixando a pele mais oleosa. E é o esperado, já que os hormônios ficam todos alterados.

A limpeza com aparelho facial, sabão neutro duas vezes por dia e o uso de tônicos pode ajudar a melhorar o aspecto do rosto.

10. Ter predisposições genéticas

Por fim, como um dos principais motivos da ocorrência de acnes em excesso, grandes e doloridas, são alterações nos próprios genes das pessoas. Assim, há aquelas com predisposição a ter reações e a formar lesões que causam inflamações na pele.

Assim, deu para perceber que há motivações que podemos ou não evitar para o aparecimento de acnes. A melhor forma de tratar é entender melhor como o seu corpo funciona e estar atento a mudanças. Confira nosso post para entender mais sobre formas de prevenção e tratamento da acne e ficar bem por dentro do assunto. Até lá!

compartilhe