blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

O que é glicação e como o açúcar afeta nossa pele

Glicação é resultado do excesso de açúcar no organismo, e seus malefícios afetam não só o corpo, como também a pele. Confira o post para entender mais.

Redação Océane

15/06/2023

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

modelo com olhos afetados pela glicação

Tem notado a sua pele com muitas rugas e linhas finas, além de um excesso de flacidez? Atenção: pode ser que você esteja passando por um processo de glicação no corpo e nem saiba. Mas calma, não precisa se desesperar não, já que ela não é considerada uma doença, e sim um efeito de alguns hábitos que você tem adotado na sua vida.

É como se fosse um envelhecimento precoce da pele, sabe? Para você entender melhor toda essa história, acompanhe o conteúdo que elaboramos cheio de informações sobre o assunto e fique por dentro do que é, o motivo de ocorrer, seus efeitos e como evitar, melhorando o aspecto da pele. Vamos lá?

Foto do rosto de uma mulher branca com um pouco de sardas.

O que é glicação?

O nome assusta, né? Parece ser um processo bem complexo de se explicar, mas não é tão complicado assim de se entender. Esse nome retrata um processo em que as moléculas de proteína do nosso corpo se desconfiguram e param de exercer a sua função vital. Isso acontece porque há a união de outras duas moléculas nela: a de açúcar e a de carboidrato.

O que acelera o processo de glicação?

O principal vilão nesse processo com certeza são os chamados “agentes glicantes”. Ou seja, substâncias que geram o processo de desestabilizar as moléculas de proteína, destruindo o colágeno e o elastano do nosso corpo. Para quem é formiguinha, uma má notícia: os açúcares entram para o time dos itens que promovem o aceleramento do processo.

Confira ainda: Dicas de rotina e alimentação para desinflamar o corpo

Como a glicação afeta nossa pele?

Como o processo destrói as proteínas que tem como função abrigar partículas essenciais para a saúde e boa aparência da pele — como o colágeno e o elastano — o efeito direto na pele é notado. Os principais são o surgimento de:

  • Rugas;
  • Linhas finas;
  • Elasticidade;
  • Falta de viço.

    Foto do rosto de uma mulher branca, focada no efeito de glicação e envelhecimento facial.

Como combater os efeitos do açúcar na pele?

De dentro para fora e também de fora para dentro! Ou seja, cuidando da alimentação e também investindo em produtos de skincare que ajudem a acelerar o tratamento e melhorar a aparência da pele. Vamos às dicas de ouro para você aplicar na sua rotina:

Consumo equilibrado de açúcares

Você já deve estar cansada de saber que o excesso não é bom para nenhum tipo de alimento — até mesmo os considerados mais saudáveis. E isso vale para os ricos em açúcar também! Assim, é claro que não precisa abolir os doces da sua vida, mas, na hora de comer aquele favorito, maneire na porção para não causar danos à sua pele.

Adição de alimentos antioxidantes na dieta

Falando em alimentação, para combater a ação das proteínas desreguladas, aposte em itens com ação antioxidante, como os exemplos desta lista:

  • Frutas cítricas e vermelhas;
  • Especiarias como açafrão;
  • Chás como cavalinha e dente-de-leão
  • Café;
  • Aveia e linhaça.

Sérum de tratamento com niacinamida

Além de alimentos que ajudam a renovar a pele, também vale a pena inserir um sérum com niacinamida na sua rotina de skincare. Essa belezinha tem ação antiglicante e age diretamente na renovação da pele — tudinho! O resultado é colágeno estimulado e flacidez controlada.

Imagem do sérum de retinol e niacinamida aberto e derramado em uma superfície.

Protetor solar com carcinina

O protetor solar é outro item que protege a nossa pele do envelhecimento precoce causado pela ação do sol — além de evitar doenças como o câncer. Para um que tenha ação redobrada antiglicante, procure composições que tenham a inserção do ativo carcinina e veja a diferença na pele!

Se aprofunde no assunto em: Por que o protetor solar é importante?

Retinol é um bom preventivo e renovador

Outro ingrediente que não pode faltar é o retinol. Ele é conhecido por melhorar a aparência da pele, deixando-a muito hidratada e uniforme. Assim, você dá adeus às marcas de expressão, tendo elas bem suavizadas — pode ser usado ainda como um ativo preventivo, evitando o aparecimento dessas linhas. Pele firminha e renovada é o resultado!

Para entender mais sobre esse poderoso ativo, vale a leitura do post: “Retinol — um guia para quem quer entender de skincare!”

Foto de uma mulher aplicando o sérum de retinol e niacinamida para prevenir os efeitos da glicação.

Agora é com você

Entendendo os causadores e como certos hábitos podem afetar a nossa pele, tudo o que tem a fazer é praticar a mudança deles e começar a sentir os resultados — o que nos incentiva a continuar no caminho. Tudo no nosso corpo está interligado, então, não tem muito para onde fugir.

A dica é começar aos poucos para que as mudanças não sejam tão bruscas ou despertem gatilhos que nos façam retroceder ainda mais. Também é importante lembrar que somos um organismo vivo, portanto, muitos acontecimentos ocorrem todos os dias e alguns são bem naturais e esperados.

Para quem adora o assunto, é legal se aprofundar e aprender ainda mais como funciona a renovação celular no nosso organismo. Trouxemos uma dermatologista para falar do assunto e trazer dicas e como acelerar essa renovação no seu dia a dia. Acesse e confira tudo o que ela nos trouxe. Boa leitura!

compartilhe