blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Pode usar óleo de coco na pele? A Océane te conta!

O óleo de coco tem mil e um benefícios e a gente pode provar! Vem descobrir o que ele pode fazer pela sua pele e se todo mundo pode usar ????

Redação Océane

19/07/2023

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

Representação da solução esfoliante para os pés.

Óleo de coco para a pele sim! Ele já é o queridinho de muita gente pelos benefícios que proporciona para a nossa saúde, mas você sabia que ele também tem várias outras funções, inclusive como produto de skincare? É isso mesmo, o óleo de coco traz ótimos benefícios para a nossa pele!

Ele faz uma camada de proteção que evita o ressecamento, descamação, coceira e rachaduras na pele. Mas apesar de não ter contraindicações para o uso, ele não deve ser incluído de qualquer forma na rotina, tá?

Dependendo do objetivo, o ideal é que ele seja um dos ingredientes ao invés ser passado diretamente na pele, em sua forma natural. Em outros casos, ele também deverá ser associado a outros produtos.

Sua pele é única, assim como você, portanto ela precisa de cuidados específicos. Ou seja, não confie nas instruções universais que aparecem por aí.

Quer saber para que o óleo de coco serve? Então vem que a gente te explica tudo certinho!

6 benefícios do óleo de coco para a pele

Nem só de rotinas complicadas de skincare se vive uma pele bem cuidada. Como já demos o spoiler, o óleo de coco é ótimo para dar aquele glow que amamos e nos ajudar em vários “setores”, mas vamos entender o porquê dessa perfeição?

Elencamos 6 benefícios de incluir esse produto na sua rotina de skincare, continue lendo para conferir.

Imagem da máscara facial de óleo de como em cima de cocos verdes naturais e picados.

1. É antibacteriano e antifúngico

O uso de óleo de coco pode prevenir algumas contaminações e infecções da pele ocasionadas por bactérias e fungos, devido às propriedades antimicrobianas do ácido láurico, presente no óleo.

Um ponto que geralmente a gente não lembra muito é que a acne é causada por uma bactéria. Ou seja, se o ácido láurico tem ação antibacteriana, quer dizer que ele também ajuda no controle da acne. Legal, né?

2. É anti-inflamatório

O óleo de coco tem ação anti-inflamatória. Isso significa que, além de melhorar a acne, também ajuda nas inflamações e dores causadas pelas dermatites. O ideal é passar uma camada fina do produto onde estiver inflamado e deixar que a pele o absorva naturalmente.

O primeiro passo para não deixar a situação agravar é buscar entender o que a desencadeou: foi um sabonete que costuma usar? Um perfume? Um caso de estresse?

Caso seja algum cosmético, suspenda seu uso imediatamente. No entanto, mesmo que não seja, quando a dermatite estiver mais atacada o ideal é não usar os shampoos e loções convencionais para deixar a pele respirar.

3. É antioxidante

Apesar do que muita gente acredita por aí, o óleo de coco não auxilia na produção de colágeno. No entanto, uma coisa é certa: ele ajuda na prevenção do envelhecimento precoce, devido sua função antioxidante e hidratante, que protegem a pele contra a poluição e raios UV.

4. Demaquila a pele

Sim, o óleo de coco também tira a maquiagem! Para deixar tudo limpinho, as pessoas colocam um pouco do produto em uma toalha de algodão e passam no rosto. O risco é o excesso de óleo de coco desencadear a pele oleosa, então fique atenta e sempre opte por produtos de limpeza facial.

5. Hidrata a pele

Benéfico principalmente para pessoas com pele seca, ele é um ótimo hidratante tanto para o rosto quanto para o corpo. O óleo de coco clareia a pele, enquanto mantém a barreira natural dela e a saúde do tecido, além de promover sua cicatrização.

Por ser um hidratante concentrado, pode até ser usado como pós-sol depois de uma exposição prolongada ao sol, pois acalma e regenera a pele.

6. Esfolia a pele

Mais um benefício para a conta! O óleo de coco é ótimo para esfoliar toda a pele, claro que quando ele é um ingrediente da máscara as propriedades esfoliantes ficam amenizadas. Inclusive, você pode ter lábios lindos e saudáveis combinando a esfoliação labial, com hidratantes labiais e máscara de coco.

Imagem de um hidratante e protetor labial ao lado de uma imagem da máscara labial de hidratação noturna.

Pode usar óleo de coco em todas as peles?

Sim, com uma ressalva: recomendamos usar hidratantes com óleo de coco, não o produto puro.

O que muda para cada tipo de pele é apenas a forma que você passará. Em peles normais, ele pode ser usado 1 vez por semana. Mas se a sua for oleosa ou acneica, é bom misturar o produto com alguma máscara secativa e usar apenas a cada 15 dias.

Nos casos de peles muito secas, pode ser necessário misturar a máscara com o óleo vegetal com algum outro hidratante. No entanto, o ideal é conversar com o seu dermatologista para uma recomendação mais personalizada para o seu tipo de pele, combinado?

Os pés também precisam de hidratação!

Como vimos, o óleo de coco é um ativo multifuncional. Mas você sabia que, além de poder ser usado no rosto, corpo e cabelo, ele também pode ser usado para a hidratação e esfoliação dos pés? A nossa Máscara Esfoliante Para Pés com Óleo de Coco usa o esse ativo como ingrediente principal para deixar seus pés super saudáveis e macios. Vale a pena experimentar!

Imagem da embalagem do esfoliante para pés, que contém uma pessoa utilizando a solução.

Aproveite e leia também nosso post super completinho sobre o óleo de tea tree, outra poderosa substância natural que podemos incluir em nossa rotina de skincare!

compartilhe