Ficou calor e tem pele oleosa? Aposto que é só olhar mais pertinho do espelho e logo ver eles lá: os poros dilatados. Essa e outras situações provocam a dilatação dos nossos poros, o que acaba incomodando muita gente. Afinal, quem não gosta e sonha com uma pele lisinha e uniforme, né?
Para entender melhor o que de fato está por trás dessa aparência dos poros, o motivo disso acontecer com eles e como tratar direitinho para ter uma pele regular, vamos ao nosso post, recheado dessas informações!
O que são poros dilatados?
Que a pele tem poros você já sabe, né? Eles são parte muito importante dela, afinal, é por onde são liberados o suor, sebos, e outras substâncias no dia a dia. Quando há o acúmulo desses elementos na pele, é aí que mora o perigo, pois os poros precisam dilatar, ou seja, aumentar de tamanho, para que consigam cumprir com a sua função de forma correta.
Então, é simples: os poros dilatados são uma consequência da pele com sebo. Eles diferem ainda de poros obstruídos, que são aqueles onde a acne se forma devido ao acúmulo de sujidades e bactérias.
Quais fatores influenciam os poros dilatados?
Basicamente, o estado da pele é o que influencia o aparecimento de poros dilatados, mas podemos nos aprofundar melhor em diferentes causas para que a região cutânea fique em um estado propenso ao surgimento dos poros maiores. Vamos a elas:
Genética
Caso você tenha uma genética com predisposição a ter uma pele que produz mais sebos e óleos, é possível que sofra mais com os poros dilatados. É importante frisar que não é a genética que causa o aumento dos poros em si, mas as características que ela traz para o funcionamento da sua pele.
Pele oleosa e pele mista
Quem tem pele oleosa ou pele mista sabe que aquela região que abrange o nariz e a testa sempre conta com poros dilatados. E não é para menos: a produção de sebo é maior, assim como o acúmulo de células mortas, gerando a aparência clara principalmente nessa região.
Envelhecimento celular
Com o passar do tempo, nossas células vão envelhecendo, é fato. Além do surgimento de linhas de expressão e perda de colágeno, é mais comum que os poros fiquem dilatados por conta da perda de elasticidade. Usar produtos de prevenção que provoquem a renovação celular, como séruns com retinol.
Falta de cuidados
Além desses fatores mais naturais que não temos como controlar, há a falta de cuidado com a pele que pode gerar os poros dilatados. Ou seja, aquela rotina de skincare não pode faltar, afinal, é ela que irá tirar os sebos e células mortas que restam na nossa pele, deixando ela respirar e sem a necessidade de expansão dos poros — é simples!
Exposição solar e banhos quentes
As altas temperaturas ressecam a nossa pele e também causam desidratação dela. É por isso que fatores como exposição excessiva ao sol ou hábitos como banhos muito quentes impactam tanto o surgimento de poros dilatados. O uso de protetor solar e de hidratantes faciais são imprescindíveis nesses casos para evitar esse aumento.
Alimentação
Aquela alimentação cheia de gordura, sódio e pobre em nutrientes também afeta — e muito — a nossa derme. Por isso, produtos com esses teores não podem ser rotina, ou o aumento da produção de sebo é consequência, assim como o aparecimento de poros dilatados. Ah, a falta de água também nos gera essa consequência, então, atenção ao que consumimos!
Como tratar poros dilatados?
O tratamento de pele com poros dilatados não tem muito segredo, segue aquela regrinha básica: limpeza, cuidado e proteção. Confira essa lista rápida com os principais de não podem faltar:
- Gel de limpeza: pode ser usado pela manhã e pela noite, removendo as impurezas da pele e resto de produtos;
- Tônico facial: ajuda a equilibrar o pH da pele, na limpeza e a acalmar a derme, podendo ser usado pela manhã e pela noite;
- Sérum de tratamento: busque por opções com componentes que hidratem a pele, como niacinamida e esqualano;
- Creme facial hidratante: cuida do ressecamento da pele e deve ser usado diariamente;
- Protetor solar: ao sair de dia, essa camada não pode faltar na pele;
- Máscara de esfoliação: essas belezinhas podem ser usadas até duas vezes por semana para nos ajudar a limpar ainda mais os poros e estimular a circulação sanguínea.
Fazendo as pazes com a pele
Como deu para perceber, caso você tenha uma predisposição para poros dilatados, o melhor a se fazer é não lutar contra eles, mas entender melhor como surgem e o que fazer para evitar que isso aconteça. Afinal, vimos que não tem nenhum segredo, né? Com um pouco de rotina e disciplina, conseguimos domar esses danadinhos.
Se quiser aprofundar mais nas técnicas de como fechar os poros dilatados, confira o conteúdo que fizemos especificamente com os truques que não podem faltar no seu dia a dia — incluindo produtinhos e mais. Te esperamos lá!