A correria da rotina dificulta a tarefa de suprir as necessidades vitamínicas. Por isso, a aposta em nutracêuticos e nutricosméticos pode ser certeira. As opções se destacam, principalmente, pela facilidade de incluir na rotina.
Em outras palavras, trata-se de um suplemento via oral que visa alcançar resultados estéticos incríveis. Ficou interessado em descobrir como funciona? No post de hoje, iremos te contar isso e muito mais, confira!
O que são os nutricosméticos?
São suplementos alimentares que prometem resultados estéticos. Podem ser encontrados em cápsulas, chás, comprimidos mastigáveis e vários outros formatos. No geral, têm efeitos anti-oxidantes sendo feitos para que a circulação de radicais livres diminua. Por isso, protegem e tratam o envelhecimento.
Entre suas funções, aparecem itens como:
- Estimular o colágeno;
- Fotoproteção;
- Reduzir a pigmentação;
- Diminuir a acne;
- Melhorar a hidratação;
- Garantir saúde à pele.
No geral, são produtos seguros que unem benefícios nutricionais a propriedades farmacêuticas ou cosméticas. Sua função é suplementar o déficit de certos itens no organismo. Indicamos sempre que ouça a opinião de um especialista médico, afinal, o excesso de certas vitaminas leva à hipervitaminose ou à intoxicação.
Qual é a diferença entre nutracêuticos e nutricosméticos?
Os nutracêuticos têm origem vegetal e permitem diminuir o envelhecimento celular. Para isso, melhora a resistência articular, o sistema imunológico e a disposição corporal. Já os nutricosméticos focam na parte estética para melhorar a aparência das unhas, do cabelo e da pele.
Podemos ver como um complemento a procedimentos dermatológicos, pois agrega nutrientes à saúde corporal. É possível usá-la como aliada à dieta com foco específico, como o ganho de massa muscular. Nesse caso, a fórmula inclui carboidratos, gorduras e proteínas.
No entanto, precisamos destacar que não há comprovação científica de que funcionem sem estarem unidos a uma boa alimentação ou uma dieta específica. Sua função não é tratar doenças, mas oferecer nutrientes, bioativos, probióticos e enzimas ao corpo.
Quais são os benefícios dos suplementos estéticos?
Existem diversos nutricosméticos e cada um deles oferece diferentes benefícios estéticos ao corpo. No geral, muitos ajudam a:
- Diminuir os radicais livres;
- Manter as células em equilíbrio;
- Repor nutrientes;
- Estimular a funcionalidade celular;
- Melhorar a capacidade antioxidante do corpo.
O extrato natural da cúrcuma, por exemplo, pode melhorar a cognição, o sono, a imunidade e a regeneração oxidativa. Já os que contém coenzima Q10 servem para que o corpo tenha energia, disposição e melhoras cardiovasculares.
Outros suplementos, como o ácido hialurônico e o colágeno hidrolisado, são úteis para que a sustentação da pele aumente. Já os compostos com silício, auxiliam o organismo a produzir queratina e sintetizar o colágeno.
Quais são os possíveis riscos da ingestão?
O ideal é sempre consultar a opinião médica, afinal, a análise clínica ajuda a indicar a quantidade certa de vitaminas a ser tomada. Com a ingestão exagerada ou insuficiente, a tendência é ter poucos resultados.
Em alta dosagem, há o risco de intoxicação. Outro problema é a venda ilegal de cápsulas sem a aprovação da Anvisa. Elas têm compostos desconhecidos ou concentrações inadequadas, levando a problemas como taquicardia e hipertensão.
Quais são os tipos de nutricosméticos?
Os suplementos estéticos são uma fonte de nutrientes capazes de restabelecer a vida e a saúde da pele, cabelo e unhas. Existem alguns tipos que se destacam, são eles:
1. Colágeno
O colágeno é a proteína ideal para uma pele com mais vitalidade. Ele age como uma cola que ajuda a unir os tecidos. Traz hidratação, resistência, flexibilidade e elasticidade. Com o passar dos anos, a capacidade de reabastecê-lo cai. Isso diminui a extensão das fibras.
Normalmente, a origem desse produto é animal. No entanto, podem ser encontradas suplementação composta que fazem com que sua produção seja natural.
A proteína pode ser encontrada em:
- Cartilagens;
- Ossos;
- Cabelos;
- Unhas;
- Tendões;
- Pele;
- Intestino.
2. Ácido hialurônico
O ácido hialurônico também diminui com a idade, aos 75 anos, a pele tem quatro vezes menos do que aos 19. A substância natural é útil para que a epiderme preencha os espaços intracelulares, fique hidratada e combata os radicais livres.
Serve para que as rugas e as linhas de expressão se suavizem. Além de encontrá-lo em cápsulas, dá para usá-lo na forma de sérum. A Océane tem um kit de ácido hialurônico com sérum facial + máscara facial que pode ser usado em todo tipo de pele.
3. Vitamina C
A famosa vitamina C também é um queridinho em diversos suplementos e cosméticos, sendo ideal para quem precisa de mais colágeno e elastina para reduzir a flacidez e as rugas. Além disso, ajuda a:
- Prevenir o envelhecimento precoce;
- Agir com efeito antioxidante para que o organismo combata os radicais livres;
- Inibir a enzima que transforma tirosina em melanina para que a pele tenha menos manchas;
- Trazer firmeza à pele para ter menos linhas de expressão e rugas;
- Remover a opacidade da pele, para que ela fique mais iluminada.
Os nutricosméticos ficam entre os remédios e os cosméticos, são práticos e complementam a alimentação balanceada. Aproveite para descobrir quais são os ativos poderosos que deixam a pele viçosa. Te esperamos no próximo post, até logo!