Se você está aqui, é porque se deparou com algumas linhas vermelhas ou arroxeadas quando olhou no espelho, certo? Antes de tudo, você precisa saber que existe um nome técnico para eles: telangiectasia, para facilitar, pode chamá-los de aranhas vasculares também.
Os vasinhos são pequenas artérias que aparecem na pele como linhas bem finas, as quais ficam divididas em várias ramificações pelo rosto — principalmente no nariz, nas bochechas e nos lábios. São necessários tratamentos estéticos para se livrar deles, mas existem algumas formas de amenizá-los.
No post de hoje, explicaremos tudo sobre o assunto: como surgem, diagnóstico, formas de tratamento e alternativas caseiras para suavizar a aparência. Vamos lá!
Quais são as causas para aparecer os vasinhos no rosto?
As aranhas vasculares podem surgir a partir da dilatação de pequenos vasos sanguíneos que estão bem perto da epiderme, a camada superficial da pele [1], deixando os vasos mais visíveis. Dentre as causas mais comuns, estão:
- Exposição excessiva ao sol: essa é uma das motivações mais comuns, ocorre quando a radiação UV danifica os vasos sanguíneos e a pele;
- Envelhecimento natural da pele: acontece pela perda de elasticidade e do enfraquecimento dos vasinhos;
- Condições genéticas: quando há uma predisposição genética a ter telangiectasia;
- Alterações hormonais: acontece com as mudanças nos hormônios, principalmente relacionadas à gravidez e à ingestão de contraceptivos orais;
- Lesões cutâneas: queimaduras e traumas na pele danificam os vasos sanguíneos;
- Consumo excessivo de álcool: as bebidas alcoólicas aumentam os vasos sanguíneos, causando o aparecimento de vasinhos no rosto.
Como é feito o diagnóstico da telangiectasia?
Os vasinhos são mais severos do que outras condições populares que conhecemos no rosto, como a acne. Isso ocorre porque as linhas finas são permanentes, uma vez que os vasos dilatam, não há reversão caseira, apenas via tratamentos estéticos.
Justamente por isso, a telangiectasia deve ser diagnosticada por especialistas dermatológicos. Algumas vezes, é preciso realizar algumas análises mais profundas para fazer o diagnóstico, como exame de sangue.
Conheça as formas de tratamento para as aranhas vasculares
Os tratamentos para vasos no rosto permitem suavizar a aparência deles, mas não existe nenhuma garantia de que os procedimentos vão sumir com as linhas finas. Selecionamos três métodos mais desejados para essa finalidade e vamos explicar cada um deles agora:
Terapia a laser
Os métodos a laser são úteis para inúmeras finalidades, como suavizar a aparência de cicatrizes, olheiras, estrias, melasma, acne e, claro, os vasos na face. Aliás, é um dos melhores tratamentos para fazer no verão, pois minimiza o risco de manchas indesejadas do sol.
O procedimento funciona assim: o laser emite uma luz de alta intensidade que é absorvida pelo pigmento no sangue, esse processo aquece e quebra as paredes das veias. Assim, o dano age para fechá-las. Vale destacar que o tratamento não é invasivo, mas pode causar leve desconforto momentâneo.
Escleroterapia
Já a escleroterapia é pouco invasiva, o processo ocorre com um medicamento esclerosante injetado diretamente nas veias afetadas. O efeito desse remédio é causar irritação nas veias, forçando o fechamento delas. Após a terapia, pode ser necessário usar meias de compressão para auxiliar na recuperação.
Cirurgia estética
Essa é a opção mais invasiva dentre todas que comentamos. É aconselhada apenas em casos mais graves, onde há maior presença dos vasos e em cores mais escuras. No procedimento, é feita uma pequena incisão para a retirada dos vasos. Por ocorrer um corte na face, o tempo de recuperação costuma ser maior do que os demais métodos.
3 formas de amenizar os vasinhos no rosto em casa
Existem algumas formas de suavizar a aparência dos vasos sanguíneos que aparecem no rosto, principalmente as varizes que surgem no nariz, nas bochechas e nos lábios. Bastam algumas adequações de hábitos e de estratégias de makes para amenizá-los. Entenda!
1. Não faça ingestão de bebida alcoólica
Pois é, as linhas avermelhadas no rosto são mais um motivo para você evitar a ingestão de bebidas alcoólicas. O álcool desencadeia processos inflamatórios na cútis, gera desidratação e compromete o sistema vascular. Todos esses fatores facilitam a dilatação dos vasinhos, por isso, evite a ingestão exagerada do líquido.
2. Use protetor solar todos os dias
O protetor solar é indispensável para nosso corpo e rosto, sendo essencial para prevenir queimaduras, manchas, câncer e o envelhecimento precoce da pele. Além disso, são perfeitos para evitar agravar o aparecimento de vasos sanguíneos no rosto.
3. Passe maquiagem para disfarçar os pontos
A maquiagem é uma grande aliada na hora de disfarçar os vasinhos que estão pelo rosto. Aposte em uma base de média cobertura para camuflar a aparência das linhas, construa camadas com o produto se for necessário. Em casos de vasos mais escuros, aqueles em tons de roxo, prefira cobrir a área com corretivos da cor da sua pele.
É normal surgirem vasos sanguíneos pelo rosto, principalmente nos lábios, nas bochechas e no nariz. Entretanto, eles são irreversíveis, é possível realizar tratamentos estéticos, ajustar hábitos e usar estratégias para minimizar a aparência deles.
Continue suas descobertas pelo universo da pele facial com nosso texto sobre rotina de skincare. Nós veremos no próximo conteúdo, até breve!
Referências
[1] DOUKETIS, J. D. Aranhas vasculares. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-do-cora%C3%A7%C3%A3o-e-dos-vasos-sangu%C3%ADneos/dist%C3%BArbios-venosos/aranhas-vasculares. Acesso em: 30 jan. 2024.