blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

O que é ácido málico? O ativo poderoso que poucos sabem

O ácido age para hidratar, uniformizar e regular o pH da pele. Clique aqui para descobrir mais vantagens e como incluir o ácido da maçã na rotina

Redação Océane

19/02/2024

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

vidro com ácido málico

Não é segredo para ninguém que as frutas agem como verdadeiras heroínas quando o assunto é a nossa pele, afinal, deixam nosso rosto radiante e saudável. E não à toa, os nutrientes presentes nesses alimentos ganharam o nosso coração na dieta e nos produtos de skincare.

pote com ácido málico

Dentre os ingredientes mais populares, existe um poderoso ativo que poucas pessoas conhecem: o ácido málico. Ele vem de uma fruta bem popular, a maçã, e age para hidratar e regular o pH da pele. Mas não para por aí, tem muitas outras funcionalidades e benefícios desse alfa-hidroxiácido.

É isso que descobrirá no post de hoje. Por aqui, explicaremos tudo sobre esse ingrediente natural: o que é ácido málico, para que serve, vantagens e como incluir na sua rotina de skincare. Vem conferir!

O que é e para que serve o ácido málico?

Pera, uva, maçã e ameixa, calma, não estamos te passando a receita de salada, muito menos cantando aquela canção popular de 2007 — a gente sabe que você lembrou dela. Nada disso, esses são os frutos que têm o ácido málico na composição.

O ativo é um composto orgânico pertencente à classe dos alfa-hidroxiácidos (AHA), sendo itens que agem para promover a renovação celular, melhorar a textura da pele e proporcionar uma aparência mais fresca e radiante. Além de tudo isso, é um ótimo hidratante.

Pois é, o ácido málico é um ativo poderoso que pouquíssimas pessoas conhecem, mas agora que você sabe de todo poder dele, vamos desvendar mais sobre as vantagens do ativo!

vidro com ácido málico

Quais os benefícios do ácido málico para a pele?

O ácido da maçã apresenta diversos benefícios para o rosto, por isso, pode ser explorado na sua rotina de skincare para alcançar uma pele perfeita. Mas para saber se esse ingrediente é ideal para você, selecionamos as principais vantagens dele, vem conhecer!

1. Esfoliante suave que melhora a textura da pele

Uma pele saudável e bonita precisa de uma rotina de esfoliação, e nada melhor do que um esfoliante suave para remover as células mortas, promover a renovação celular e, de quebra, melhorar a textura do nosso rosto. Isso vai deixar o rosto lisinho igual ao de bebê.

Além disso, a esfoliação com malato cria uma aparência radiante enquanto age para hidratar as camadas da cútis. E não se preocupe, esse ativo é democrático, sendo um esfoliante excepcional para todos os tipos de pele, principalmente, sensíveis, secas, oleosas e acneicas.

2. Uniformiza o tom de pele

Sabe quando olhamos no espelho e nos sentimos incomodados com as olheiras, os poros e as cicatrizes? A uniformização de pele age exatamente para deixar o rosto em tons similares, sem diferença de pigmentação nem relevo. O ácido da maçã atua nisso.

Isso ocorre como uma consequência da esfoliação suave proporcionada pelo ativo, já que esse processo elimina, gradualmente, irregularidades na textura da epiderme e descolorações. Sendo assim, minimiza as manchas da face e promove a tonalidade uniforme que desejamos!

3. Hidratante que deixa o rosto viçoso

O malato é um agente incrível que auxilia na retenção de água para gerar uma hidratação ímpar no rosto. Além disso, contribui para evitar a perda de umidade excessiva da cútis. Sendo ideal para manter a pele com os níveis ideais de hidratação, o resultado: face radiante e saudável.

4. Antioxidante e poderoso que neutraliza os radicais livres

As propriedades antioxidantes para pele do ácido málico atuam como um escudo protetor para a cútis, pois combatem os efeitos prejudiciais dos radicais livres gerados pela exposição a poluentes e aos raios UV. Essa característica atua para prevenir o estresse oxidativo, que está associado ao envelhecimento prematuro do rosto e ao surgimento de linhas finas e rugas.

5. Equilibra a produção de sebo na face

O ácido da maçã é ideal para quem tem a pele oleosa, afinal, o ativo equilibra a produção de sebo na face, inclusive na zona T, onde estão aquelas partes mais oleosas do rosto: testa, nariz e queixo.

Acontece assim: o malato trabalha com as glândulas sebáceas para controlar a produção de óleo natural da derme, isso ajuda a prevenir a produção excessiva de oleosidade. Aliás, essa é uma forma de evitar a poros obstruídos e problemas relacionados à acne.

Onde é encontrado o ácido málico?

Agora que você já sabe o que é ácido málico, com certeza, quer saber como desfrutar de todas essas funcionalidades do ativo natural. Saiba que você pode consumir frutas que contenham o nutriente, como:

  • Maçãs;
  • Uvas;
  • Peras;
  • Mirtilos;
  • Pêssegos;
  • Ameixas;
  • Cerejas.

Essas frutas não são ricas apenas em malato, mas apresentam nutrientes que vão contribuir para o bom funcionamento do nosso organismo, assim como deixar nossa pele facial e corporal radiante e viçosa. Um combo perfeito, não acha?

Como colocar o ácido málico na rotina de skincare?

Além das frutas, é possível aproveitar os benefícios do ácido das maçãs através dos produtos de skincare que tenham o ativo na formulação. Atualmente, o mercado apresenta máscaras, cremes faciais, séruns e hidratantes com malato.

Chegamos ao fim deste post incrível, por aqui, você descobriu o que é ácido málico, benefícios e como incluir o ativo na rotina. Continua sua aprendizagem dos nutrientes de skincare com a vitamina C. Te esperamos no próximo conteúdo, até logo!

compartilhe