Helianthus annuus, calma, não estamos lançando um feitiço do Harry Potter, esse é só o nome científico do girassol. Essa flor delicada e deslumbrante gera um óleo poderoso que faz muito bem para o organismo, a pele e o rosto.
O óleo de girassol é uma caixinha de surpresas que vai deixar você impressionado com tantos benefícios e aplicações. Preparado para se apaixonar por esse ativo? Continue a leitura para descobrir tudo sobre o incrível líquido extraído da flor amarela!
Para que serve o óleo de girassol?
A extração do óleo da semente do girassol gera um líquido rico em ácidos graxos essenciais e vitamina E, ainda tem propriedades anti-inflamatória e antioxidante. Todas essas propriedades criam um ativo poderoso para auxiliar na promoção da saúde cardiovascular e da função cerebral.
O óleo extraído do girassol tem benefícios para a pele e cabelo também, já que auxilia na hidratação e na prevenção do envelhecimento precoce. Além de tudo isso, hidrata a epiderme profundamente, ideal para pessoas que possuem a pele muito seca.
Você encontra o óleo em diferentes formulações, seja para consumo junto à sua refeição, para passar no cabelo e na pele.
5 benefícios do óleo extraído do girassol
O óleo da semente de girassol é bom para o organismo, cabelo e pele. Os nutrientes presentes na composição atuam para hidratar, fortalecer e promover a saúde interna e externa do nosso corpo. É aquele combo de benefícios que a gente ama. Vamos detalhar cada uma dessas vantagens para você, vem descobrir!
1. Poderoso hidratante para a derme
Você já tocou no seu rosto e sentiu aquela sensação áspera? Esse é um dos sinais clássicos do ressecamento da pele. Nessas horas, tudo que a gente mais quer são produtos que resolvam essa situação, e o líquido extraído da planta amarela pode ser o seu herói.
O óleo de girassol tem propriedades emolientes, isso significa que ele forma uma camada protetora na derme para reter a umidade. Essa funcionalidade é perfeita para climas mais secos, seja no calorão no verão ou nos dias frios do inverno.
Já o ácido linoleico e a vitamina E presentes na composição do líquido são nutrientes eficientes para fortalecer a barreira cutânea da derme enquanto combate a ação dos radicais livres. Desfrute de todos esses benefícios apenas adicionando o óleo à sua rotina de skincare.
Skincare
2. Antioxidante natural da pele
O óleo extraído da planta amarela traz alto teor de vitamina E, um composto químico muito eficiente quando o assunto é ação antioxidante. Isso significa que o micronutriente age para prevenir o envelhecimento da pele e potencializar a ação dos protetores solares.
Outras vantagens da vitamina E são:
- Suavizar linhas de expressão;
- Promover a hidratação profunda;
- Estimular a regeneração celular;
- Combater os radicais livres;
- Aperfeiçoar a microcirculação no rosto;
- Acalmar a epiderme;
- Cicatrizar feridas.
Além do óleo de girassol, você pode desfrutar dos benefícios da vitamina E em outros produtos de skincare, afinal, é possível encontrá-la em cremes hidratantes, séruns, tônicos, cremes de proteção facial, máscaras e cosméticos para pós-sol.
3. Promove a saúde cardiovascular
Outro benefício do óleo de girassol é a promoção da saúde cardiovascular, isso ocorre através da composição rica em ácidos graxos essenciais, como o ômega-6. Esse nutriente não é produzido pelo corpo, o que significa que devemos consumi-lo por meio de uma alimentação balanceada.
O ômega-6 promove a saúde cardiovascular, a regulação hormonal, a melhora do funcionamento do sistema nervoso e a estética da pele. Ainda, ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim. Um combo de benefícios que pode ser obtido por meio da ingestão do óleo de cozinha de girassol!
4. Deixa o cabelo mais saudável e forte
O ingrediente extraído da semente de girassol é versátil porque ajuda a melhorar o aspecto visual da pele e do cabelo. Nos fios, o líquido poderoso hidrata, nutre, protege, estimula o crescimento e reduz o frizz — um verdadeiro sonho. É possível desfrutar de todos esses benefícios aplicando um óleo capilar que contém o ativo!
5. Fortalece as unhas
A hidratação, a promoção da saúde cardiovascular e a ação antioxidante fornecem os nutrientes que nosso corpo precisa para melhorar a estética dos nossos cabelos e unhas. Além disso, o fato do ativo ter polifenóis e vitamina E contribui para deixar as unhas menos propensas a quebras e estimular o crescimento saudável delas.
Como usar o ativo do girassol na pele?
O óleo da semente de girassol é fácil de ser incluído na sua rotina de skincare, basta selecionar cosméticos que tenham esse ativo na composição, alguns exemplos são: hidratantes, máscaras faciais, óleos de massagem e demaquilantes.
Você encontra produtos corporais e faciais para somar à saúde da sua pele. Além disso, é possível encontrar os nutrientes do óleo, como a vitamina E, em outros itens, por exemplo, tônicos, séruns faciais, cremes, esfoliantes, condicionadores e máscaras capilares.
Mitos e verdades sobre o óleo de girassol
O óleo da semente de girassol é muito popular, por isso, surgem diversas informações sobre ele, mas nem sempre tudo é verdade. Selecionamos as principais dúvidas sobre o ativo para você saber o que realmente funciona. Vamos lá!
Óleo de girassol clareia a virilha?
Não existem estudos que demonstrem a eficiência do óleo de girassol para clarear a virilha, entretanto, existem indicações que demonstram que ele contribui para uniformizar tons no rosto e corpo.
Mas vale destacar que as partes íntimas são regiões sensíveis, devemos escolher muito bem o que iremos aplicar nessa área. Portanto, a nossa recomendação é que você busque orientações médicas para tratar a virilha escura, não faça receitas caseiras.
As propriedades do óleo ajudam a emagrecer?
Nenhum estudo sólido afirma que o ativo extraído do girassol emagrece, sendo assim, não é possível afirmar que você reduzirá medidas ao usá-lo. Mas sabemos que o óleo da planta é saudável, portanto, pode contribuir com uma alimentação balanceada e, isso sim, emagrece.
Em todos os casos, a melhor escolha é buscar um nutricionista que atue para realizar uma dieta focada no seu déficit calórico, processo que você perde mais calorias do que ganha e, dessa forma, perde calorias.
Outra informação legal para citarmos é que a alimentação adequada contribui para a estética da pele, do cabelo e das unhas. Esse é um grande incentivo para melhorar a rotina agora, não acha?
O óleo de semente de girassol deixa a pele mais clara?
Sim, o ativo da planta pode contribuir com a suavização das manchas na pele segundo dermatologistas devido à ação antioxidante¹. Mas essa confirmação também carece de estudos profundos. Sendo assim, opte por ativos indicados para esta finalidade: rosa-mosqueta e argila branca.
Máscara Facial
O ativo é adequado para todos os tipos de pele?
Sim, o óleo de girassol é indicado para dermes oleosas, secas, acneicas, sensíveis e normais. A ação hidratante do ingrediente é capaz de fornecer a umidade ideal para todos os tipos de pele, não tenha medo em incluí-lo na sua rotina de skincare!
O líquido é eficaz para tratar cicatrizes?
Sim, estudos comprovam que um dos benefícios do óleo da semente de girassol é a aceleração da cicatrização na pele, sendo assim, o líquido pode ser incluído como um aliado nos tratamentos de feridas. Mas recomendamos que esse uso seja acompanhado por um especialista para evitar alergias e irritações na derme.
Chegamos ao fim deste conteúdo incrível sobre o popular óleo de girassol, por aqui, você descobriu para que serve, quais os benefícios e como usar esse ativo. Aproveite para desvendar todas as vantagens de outro queridinho do mundo do skincare, a vitamina C. Até logo!
Referências
¹ Óleo de girassol: veja benefícios para pele e cabelo – Ser Saúde. Disponível em: <https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/ser-saude/oleo-de-girassol-veja-beneficios-para-pele-e-cabelo-1.3229403>. Acesso em: 21 mar. 2024.
² MARQUES, S. R. et al. Efeitos da aplicação tópica de óleo de semente de girassol em feridas cutâneas, em carneiros. Acta Cirúrgica Brasileira, v. 19, p. 196–209, 1 jun. 2004.