Tem dias que a gente só quer relaxar após um dia cansativo, não é? E as massagens são perfeitas para promover essa sensação tranquilizante que você deseja, para isso, aposte em movimentos para relaxar o corpo, as mãos, o rosto, os pés e a cabeça.
A massagem no couro cabeludo é uma prática antiga de aplicação de pressão e movimentações suaves no cabelo que podem ser feitos em outras áreas também, como pescoço e ombros. Os movimentos são simples, o que permite ser executado por todas as pessoas.
Além disso, essa massagem tem várias vantagens, como o auxílio ao crescimento capilar. Vamos te contar todos os benefícios e os passos para realizar a terapia capilar neste post, vamos lá!
Quais são os benefícios da massagem no cabelo?
Assim como a massagem facial, a técnica capilar serve para relaxar o corpo e a mente¹. Os movimentos aplicados têm diferentes níveis de complexidade, isso permite que iniciantes coloquem em prática os métodos dessa cultura milenar. E outras vantagens podem ser sentidas ao seguir os passos corretos, vamos te contar quais são agora!
Estimula o crescimento capilar
A massagem no cabelo estimula a distribuição de sebo, o metabolismo celular, a circulação sanguínea e a liberação de tensões nos músculos localizados na cabeça. Todos esses fatores criam um cenário que favorece o crescimento acelerado dos fios.
A alimentação também é essencial para estimular o crescimento do couro cabeludo, por isso, foque em realizar uma dieta equilibrada que seja rica em nutrientes essenciais, por exemplo, proteínas, vitaminas, minerais e ácidos graxos.
Reduz o estresse e induz relaxamento
Tudo que a gente mais quer é aliviar o estresse da rotina cansativa, e a massagem no cabelo é perfeita para fazer isso sem ocupar muito tempo do dia a dia. Afinal, você pode realizá-la durante a lavagem dos fios no seu banho relaxante.
Os movimentos liberam hormônios associados ao bem-estar², como a endorfina e a oxitocina, que agem para reduzir o incômodo corporal e promover o relaxamento profundo. Use massageadores capilares para ampliar essa sensação relax.
Equilibra a produção natural de sebo
Quem tem a produção excessiva de sebo, sabe o quanto isso incomoda no dia a dia, afinal, basta passar algumas horas da lavagem para tomar aquele susto ao olhar o cabelo no espelho. Nesse cenário, a massagem no couro cabeludo ajuda a equilibrar a produção natural de oleosidade nos fios.
Isso ocorre porque os movimentos contribuem para melhorar a circulação do sangue e a distribuição dos óleos naturais, evitando acúmulo excessivo em determinadas partes do cabelo, por exemplo, nas raízes.
Mas é imprescindível que você use produtos capilares direcionados para esse tipo de cabelo, como shampoos para fios oleosos e óleos ozonizados enriquecidos com melaleuca e jojoba. Esses dois ativos agem para limpar profundamente os fios, evitando a caspa e controlando a produção de oleosidade. Na hora de tomar banho, prefira água fria ou morna sempre.
Os passos para fazer massagem no couro cabeludo
A gente sabe que você se surpreendeu com as vantagens de fazer massagem no cabelo e, agora, quer descobrir como realizá-la. Saiba que existem diferentes técnicas que podem ser aplicadas, indo de movimentos iniciantes até avançado.
Antes de tudo, você pode preparar um ambiente relaxante no banho ou no local que fará a massagem, realize isso com sessões de aromaterapia. Se for no banho, pingue algumas gotinhas de óleo essencial no piso do banheiro. Outra alternativa é incluir a fragrância em difusores de aromas.
Você pode realizar a massagem com os fios secos ou molhados. Na primeira alternativa, basta massagear o couro cabeludo e fazer a lavagem normal posteriormente. No caso das madeixas úmidas, aplique os movimentos na hora de passar o condicionador ou as máscaras capilares.
Quais são os movimentos para fazer massagem capilar
Existem diferentes técnicas para fazer a massagem capilar. Neste post, vamos ensinar os movimentos de amassamento, pressão com os polegares e deslizamento, você pode usá-los separada ou conjuntamente na sessão.
Movimento de amassamento
Comece esfregando as mãos uma na outra para aquecê-las, essa etapa é essencial para deixar a massagem mais relaxante. Após isso, as posicione no meio do couro cabeludo, use os dedos para exercer uma pressão suave, suba e desça as mãos a fim de sentir os tecidos subjacentes.
Tome cuidado com as unhas e a aplicação de força excessiva no momento da massagem, esses fatores deixam os movimentos desprazerosos e impedem o relaxamento.
Movimento de deslizamento
Diferentemente dos movimentos de pressão, no deslizamento não iremos amassar o couro cabeludo com os dedos. Aqui, priorizamos o deslizamento com os dedos por toda extensão da cabeça, estendendo para o pescoço e ombros.
Para isso, comece aquecendo as mãos e posicionando-as nas raízes do cabelo. Deslize elas pelo couro cabeludo suavemente, faça movimentos lentos e contínuos. Inicie na parte da frente do couro cabeludo e vá até a parte de trás, cobrindo toda a cabeça.
Use os dedos para massagear suavemente o cabelo enquanto desliza as mãos. Isso ajudará a estimular a circulação sanguínea e proporciona uma sensação ainda mais relaxante. Sinta essa experiência!
Chegamos ao fim deste conteúdo incrível, por aqui, você descobriu o que é, benefícios e como fazer a massagem no couro cabeludo. Aproveite para desvendar como realizar um spa day em casa. Nos vemos no próximo post!
Referências bibliográficas
- Field, Tiffany. “Massage Therapy Research.” Churchill Livingstone, 2006.
- Rosenberg, Steve. “5-Minute Scalp Massage for Stress Relief.” Healing Arts Press, 2010.