blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Como fazer massagem? 5 passos fáceis para relaxar

Preparar o ambiente, escolher o óleo, aplicar a técnica de effleurage e petrissage são passos de como fazer massagem. Saiba como realizá-los!

Redação Océane

21/03/2024

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

mulher cuidando da pele do rosto

mulher massageando o rosto

Qual a última vez que você fez uma massagem em alguém especial? É incrível descobrir como a sensação de massagear outra pessoa é tão satisfatória quanto receber esse toque. Sabia que é possível conceder uma experiência maravilhosa mesmo não sendo um especialista, viu?

No post de hoje, ensinaremos técnicas básicas e simplificadas de como fazer massagens relaxantes. São apenas cinco passos que você pode replicar em todas as localidades do corpo, como nas costas, nas pernas, nos braços, no pescoço, no abdômen e no rosto. Continue a leitura para praticar a sua primeira sessão!

1. Prepare o ambiente

Vamos combinar que a massagem é uma verdadeira experiência que tem o toque como protagonista, entretanto, muitos outros personagens podem entrar em cena para somar a esse momento. Explore outros sentidos corporais, como a visão, o olfato e a audição.

Transforme o ambiente usando luzes indiretas para criar um clima aconchegante e agradável, a melhor forma de fazer isso é com velas aromáticas. Esse produto, aliás, explora tanto a visão quanto o olfato devido aos perfumes exalados. Escolha essências de:

  • Bergamota e âmbar;
  • Capim-limão e gengibre;
  • Gardênia e tuberosa;
  • Sândalo e jasmim.

Esses perfumes agradam diferentes gostos enquanto atuam para aliviar a tensão muscular, promover a sensação de bem-estar e aliviar o estresse. Um combo perfeito para somar ao momento relaxante da massagem.

Por fim, selecione músicas tranquilas em frequências baixas e constantes, geralmente, playlists de meditação, yoga, relaxamento e instrumental já contam com sons que seguem essas recomendações.

Vela aromática

2. Escolha o óleo para massagem

Pode não parecer, mas a escolha do óleo para realizar a massagem é uma decisão importante e impacta na experiência, pois cada item possui diferentes texturas, cheiros e propriedades que podem melhorar ou atrapalhar todo aquele momento fantástico.

Por isso, na hora de comprar as variações, sempre observe as propriedades terapêuticas do produto, prefira aqueles que ofereçam benefícios hidratante, calmante, revitalizante e relaxante.

Você pode usar óleos essenciais para fazer uma massagem corporal relaxante, mas lembre-se de diluí-los em um óleo transportador antes de aplicá-los na pele. Essa recomendação ocorre porque as formulações dos perfumes são bem concentradas e podem ocasionar irritações. Portanto, dilua de 1 a 2% do produto para cada 30 ml do produto base.

3. Faça movimentos de deslizamento (effleurage)

O effleurage é um termo usado para se referir ao movimento de deslizamento feito nas massagens, a palavra significa escorregar ou tocar levemente. Você pode usar essa técnica como primeiro e/ou último passo da sessão com o intuito de envolver a pessoa em um movimento único e relaxante.

Fazer o effleurage é mais fácil do que parece, basta colocar as duas palmas da mão acima do local que será massageado, fazer uma breve pressão e deslizar para baixo. Depois disso, retorne para a posição inicial e repita o movimento pressionando as faces palmares na descida.

4. Use as mãos para pressionar o corpo (petrissage)

Chegou a hora de pressionar com as mãos para aumentar o relaxamento corporal. Essa técnica se chama petrissage e envolve movimentos de amassamento, pressão e rotação com as palmas das mãos, os dedos ou até mesmo os polegares.

Na hora de realizar essa parte, espalhe os óleos por toda a região do corpo, isso vai ajudar as mãos deslizarem facilmente. Após isso, faça movimentos circulares pressionando suavemente.

Você pode incluir pedras para acrescentar relaxamento, aliviar a tensão muscular e promover o equilíbrio energético. Uma ótima escolha são os quartzos rosa, que são muito conhecidos por suas propriedades calmantes incríveis. Faça esse teste!

5. Faça pressão nos pontos de tensão corporal (ponto trigger)

Também conhecido como ponto de gatilho, essa é aquela área onde a pessoa possui maior incômodo devido a tensões musculares ou mesmo por traumas¹. E, aqui, é preciso encontrar essas localidades, para isso, compreenda os sinais que a pessoa emite enquanto você realiza o movimento com as mãos.

Encontrou? Então pressione a parte selecionada, comece com leveza e, gradualmente, aumente a intensidade. Fique livre para utilizar as mãos e as pontas dos dedos para realizar essa pressão, mantendo esse aprofundamento de 10 a 30 segundos.

Pronto, agora, você descobriu como fazer uma massagem. Uma dica é complementar essa experiência com outras ações relaxantes, como seguindo os passos do spa day — uma série de ações para fazer sozinho ou acompanhado!

Quais são as principais técnicas de massagem relaxante?

O segredo de fazer uma boa massagem é aplicar técnicas básicas para deixar o momento mais especial e relaxante. Além dos três métodos que citamos, que são effleurage, petrissage e ponto trigger, existem outras formas que podem ser exploradas, como:

  • Massagem sueca: envolve movimentos de deslizamento, amassamento, fricção, vibração e tapotagem para relaxar o corpo e melhorar a circulação sanguínea;
  • Profunda: engloba pressões mais firmes para acessar as camadas mais fundas do músculo e dos tecidos conjuntivos;
  • Desportiva: usa de compressão e fricções para aliviar tensões musculares típicas em corpos de atletas;
  • Massagem com óleos essenciais: utiliza as fragrâncias concentradas, sendo inalado ou passado diretamente na pele.

11 óleos essenciais para fazer massagem corporal

Os óleos essenciais são formulações que possuem uma alta concentração de fragrância, por isso, devem ser diluídos com um produto base antes de ser usado na pele. Essa etapa é fundamental para evitar irritações ou mesmo inflamações corporais.

São vários perfumes que caem muito bem na massagem relaxante para o corpo, porque trazem propriedades que aliviam a tensão muscular e promovem o estado de relaxamento profundo. Por isso, sempre opte por uma das fragrâncias que elencamos aqui:

  1. Lavanda;
  2. Alecrim;
  3. Eucalipto;
  4. Hortelã com pimenta;
  5. Cedro;
  6. Ylang ylang;
  7. Camomila;
  8. Laranja doce;
  9. Tea tree;
  10. Sândalo;
  11. Tomilho.

óleos essenciais da oceane

Chegamos ao fim deste post incrível e, por aqui, você descobriu o passo a passo de como fazer uma massagem que relaxa o corpo e a alma. Continue desbravando esse universo maravilhoso e acesse nosso guia sobre massagem facial. Te esperamos no próximo texto, até logo!

Referências

¹ O que são Trigger Points ou Pontos de Gatilho? | CREB. Disponível em: <https://www.creb.com.br/news/o-que-sao-trigger-points-ou-pontos-de-gatilho#:~:text=Os%20pontos%20de%20gatilho%20s%C3%A3o>. Acesso em 22 de fev. 2024

compartilhe