Do humor à saúde, o sol tem lá seus benefícios, sem contar que tomar um solzinho na praia é uma sensação maravilhosa, não é? Mas como nada na vida é perfeito, os raios UV em excesso podem fazer um mal danado à nossa pele, e um dos problemas dermatológicos frequentes que podemos destacar é a melanose solar.
Provavelmente, você já viu pessoas mais velhas com aquelas manchinhas marrons ou avermelhadas na pele da face ou dos braços, essa é a melanose solar. Ela aparece quando ficamos expostos por muito tempo e por repetidas vezes aos raios ultravioletas sem nenhuma proteção adequada.
Existe tratamento para essa condição dermatológica, entretanto, a melhor saída ainda é a prevenção dessas lesões benignas, se não sabe como fazer isso, este post é para você! Por aqui, explicaremos como identificar, as causas, o tratamento e as formas de prevenir as manchinhas de sol — vamos lá!
O que são as manchas castanhas no rosto?
As manchas na pele podem ser resultados de diferentes condições dermatológicas, as duas principais são melasma e melanose solar. A primeira ocorre por meio de hiperpigmentação na derme que pode ser agravada pelo sol, porém não é causada por ele, mas por uma derme rica em melanina.
Já a melanose é uma reação da pele à exposição contínua ao sol sem a devida proteção. Nesse caso, a radiação UV danifica as células, estimulando a produção de mais pigmentação na pele. Esse processo vai se acumulando com o tempo e gera o surgimento de manchinhas castanhas no rosto, dorso da mão, antebraço e colo, áreas que ficam expostas aos raios solares constantemente.
Como identificar a melanose solar?
Com tantas condições diferentes, fica difícil saber se é mancha solar ou melasma, não é? Mas vamos lá: observe a cor das manchinhas que aparecem e onde elas se manifestam. A melanose puxa tons de castanhos que surgem principalmente em áreas expostas ao sol, como rosto, braços e dorso da mão.
Já o melasma traz tons mais escuros de marrom que podem aparecer em qualquer lugar do corpo, inclusive em áreas menos atingidas pelo sol, como o pescoço. Em todos os casos, o mais indicado é consultar um dermatologista para descobrir qual mancha é a sua e receber o tratamento adequado!
O que causa a melanose do sol?
A melanose é causada pela união de diversos fatores, sendo o principal a exposição prolongada e contínua aos raios UV sem a devida proteção. Além desse fator, as questões genéticas e o envelhecimento da pele são condições que favorecem o aparecimento das manchas castanhas no rosto. Conheça mais detalhes de cada causa!
Exposição prolongada ao sol sem proteção
As diferentes manchas castanhas são motivadas, principalmente, pela exposição aos famosos raios ultravioletas sem nenhuma proteção. Essa radiação atinge a pele, danificando as células a ponto de aumentar a produção da pigmentação natural da derme, a melanina, causando o surgimento dos pontos escuros no rosto e corpo, sempre em áreas expostas ao sol.
Fatores genéticos e envelhecimento da derme
Os fatores genéticos contribuem muito para o surgimento da melanose. Isso ocorre porque algumas pessoas têm predisposição a produzir mais melanina, algo que é agravado quando ocorre a exposição solar contínua sem proteção. Outra condição que piora esse cenário é o envelhecimento da pele, já que a derme perde a capacidade de regeneração com o passar do tempo, ficando mais propensa aos efeitos nocivos dos raios UV.
Todas essas condições criam manchas escuras na pele em tonalidades de marrom. Se você identificar pontinhos vermelhos, temos o indicativo de que há uma alergia ao sol, é possível tratar e conviver com a dermatite solar ao seguir um tratamento personalizado indicado por um especialista da área.
Qual é o tratamento para as lesões solares?
O melhor remédio para tratar melanose é a prevenção, mas é possível reverter as manchinhas se elas já começaram a aparecer. Algumas opções para isso são os cremes clareadores, os ativos para clarear manchas presentes em produtos de skincare e os tratamentos estéticos, como a terapia a laser e o peeling químico.
Um cronograma de skincare pode ajudar muito a uniformizar os diferentes tons de pele do rosto, aposte em uma rotina com gel de limpeza, séruns de tratamento, hidratantes e protetores solares enriquecidos com ácido tranexâmico, niacinamida, alfa-arbutin, AHAs, vitamina C e ácido elágico.
3 formas eficientes de prevenir a melanose do sol
A proteção é complexa para quem precisa se expor todos os dias ao sol, principalmente pessoas que trabalham expostas aos raios UV, mas existem formas de prevenir os efeitos negativos do nosso astro-rei seguindo essas dicas!
1. Use protetor solar todos os dias
A proteção da pele é a última etapa e umas das mais importantes do skincare, só que, muitas vezes, ela é deixada de lado, é aí que nosso rosto fica exposto aos efeitos nocivos dos raios ultravioletas. Vale destacar que a melanose não aparece de um dia para o outro, mas nasce por meio de uma exposição contínua e prolongada ao sol, isso pode durar anos e surgir apenas na melhor idade.
Criar o hábito de passar o protetor solar diariamente evita que isso aconteça, além de diminuir as chances da manifestação de outras doenças graves, como o câncer de pele no rosto, uma das doenças mais frequentes desta categoria no nosso país¹.
2. Evite exposição prolongada e sem proteção ao sol
Evitar a exposição solar é a principal maneira de não ter a melanose solar, mas nem sempre isso é possível! Precisamos redobrar os cuidados na hora de passar o protetor solar e na escolha dos acessórios de proteção quando vamos ficar no sol constantemente, como para trabalhar.
Os óculos de sol e os chapéus são os seus maiores aliados no momento de se ver livre dos efeitos nocivos da luz solar para o rosto e para o cabelo. Outra dica é vestir blusas de manga longa com tecido fresquinho para proteger a parte superior dos braços. Ah, e não deixe de ingerir muita água para hidratar bem, viu?
3. Mantenha uma rotina de cuidados com o rosto
Um cronograma de cuidados com a pele é um ótimo aliado para manter a derme saudável e protegida contra o sol. Uma boa dica é apostar em géis de limpeza, séruns de tratamento e hidratantes com antioxidantes poderosos na composição, como vitamina C e vitamina E, porque eles protegem o rosto contra os danos causados pelos radicais livres que são induzidos pela radiação ultravioleta.
Qual é o cronograma para evitar manchas na pele?
Montamos um cronograma simplificado para quem deseja evitar e até tratar pequenas manchinhas marrons que surgiram no rosto. Vale destacar que o mais indicado é realizar uma consulta ao médico para um diagnóstico preciso e indicações de um tratamento personalizado para o seu caso, tá?
Rotina de skincare matinal para melanose solar
- Gel de limpeza com ácido glicólico;
- Tônico de vitamina C;
- Sérum de tratamento com vitamina C;
- Hidratante com ácido hialurônico;
- Protetor solar facial com fator superior a 30 FPS.
Rotina de skincare noturno para manchas de sol
- Gel de limpeza com vitamina C;
- Tônico com AHA + BHA;
- Sérum de tratamento com ácido hialurônico;
- Creme facial com ácido tranexâmico;
- Creme para a área dos olhos com niacinamida.
Chegamos ao fim do nosso guia sobre melanose solar, por aqui, te explicamos o que é essa condição, como identificar, tratar e os passos eficientes para prevenir a mancha escura no rosto. Aproveite para conhecer o peeling químico, um dos tratamentos recomendados para essas manchinhas. Nos vemos no próximo conteúdo!
Referências
¹ Câncer de pele. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/c/cancer-de-pele>.