blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Penteados para o Natal que todo mundo consegue fazer

Redação Océane

08/01/2025

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

modelo com cabelo de natal

A ceia de Natal é um momento especial e, como toda data especial, merece elementos que correspondem à sua importância. Vai chegando a data e a gente já procura a roupa para usar, um tipo de maquiagem para o Natal e, claro, um penteado que harmonize com tudo isso, não é mesmo? Então, confira a partir de agora 5 inspirações de penteado de Natal para você fazer em casa e completar o seu look.

Continue a leitura e veja formas diferenciadas de inserir penteados clássicos, em diferentes comprimentos de cabelo. Ah, e o melhor, você não precisa de outra pessoa para fazer em você. Com as nossas dicas, é possível até adaptar alguns detalhes para se adequar melhor ao seu estilo.

1. Rabo de cavalo alto e baixo para quem tem cabelos longos

O rabo de cavalo é um clássico, não é mesmo? Mas para que ele seja considerado um penteado, é necessário um acabamento mais detalhado nos fios. Essa intervenção pode ser observada no alinhamento e direcionamento impecável do cabelo em direção ao rabo de cavalo. É possível ainda inserir mais elementos como topete alto e modelagem das pontas.

As formas de variar o rabo de cavalo são inúmeras, mas para a proposta do próximo Natal a ideia é que você alinhe bem os fios para que o penteado fique simples, porém muito elegante. Deixar a parte rente à cabeça lisa explora esse aspecto alinhado do rabo de cavalo. Por isso, antes de iniciar o penteado, lave bem e seque seus cabelos com secador e passe um finalizador capilar com poder anti-frizz para evitar arrepiados indesejados.

Caso você prefira o efeito molhado, use gel para melhorar a fixação da raiz da cabeça ao couro cabeludo. Depois de preso, utilize babyliss e crie ondas para finalizar o penteado. Para quem prefere o rabo de cavalo baixo, capriche na escolha da presilha que deverá cobrir a xuxinha. Um detalhe vermelho, dourado e prata combina muito bem com o clima de Natal e deixará o look mais reverente.

modelo com penteado rabo de cavalo

2. Trançado lateral para cabelos longos, médios e curtos

É possível fazer o trançado lateral de duas formas: a primeira é direcionando a trança de modo que ela seja finalizada na lateral do pescoço, e a outra é trançando os fios e deixando a trança rente ao couro cabeludo. A primeira opção é ótima para quem tem o cabelo longo e a segunda é possível para todos os tipos de comprimento, desde que haja o mínimo para a manipulação do fio.

A finalização do trançado lateral pode conter detalhes natalinos. Então, é possível ter um cordão brilhoso que é trançado junto ao cabelo e que acompanha uma porção do penteado. Diferente do rabo de cavalo, a parte de cima do penteado não precisa estar muito rente à cabeça e a mistura de volume e alinhamento deixa o penteado de Natal mais interessante.

Para quem possui os cabelos mais curtos e não consegue fazer aquelas trancinhas laterais, as tranças nagô, é possível manter a lógica do penteado, mas optar por enrolar o cabelo e usar esses canudinhos para evidenciar a lateral do rosto. Coloque uma presilha bonita e capriche no batom. Penteados que deixam o rosto à mostra tendem a evidenciar mais a maquiagem e todas as expressões faciais.

modelo com penteado de trança lateral

3. Meio preso para cabelos médios e longos

O estilo meio preso pode conter trança, um rabo de cavalo no topo, acessórios, topetes e outros detalhes possíveis. Nossa 3 opção de penteado permite que você explore volume, definição e mescle características dos penteados presos e soltos. Por isso, é uma ótima opção para quem deseja um penteado para o Natal fácil de fazer, independente do tipo de curvatura do fio.

Cabelos que estão mais fragilizados e que precisam de produtos, como shampoo e condicionador para cabelos quimicamente tratados, podem fazer esse tipo de penteado tranquilamente porque evita torções e sobrecargas desnecessárias, que alguns penteados naturalmente exigem do fio, principalmente quando presos.

penteado meio preso

4. Semi preso com liguinha: penteado fácil e rápido de fazer

Esse penteado fica incrível em todo o tipo de cabelo e funciona da seguinte forma: você vai pegando mechas nas laterais e unindo-as na parte central da cabeça. A proposta segue a linha da trança embutida, que cá entre nós é lindíssima, porém difícil de fazer sozinha em casa, não é mesmo?

Apesar de mais simples, é muito romântica e delicada. Ao passo que as mechas vão se unindo, as laterais do cabelo vão ficando mais à mostra e uma linha central vai se formando. Ah, uma coisa muito importante nesse penteado é que a parte da frente do cabelo é penteada para trás. Então, se você gosta de topete, esse é o penteado perfeito para você inserir um. 😉

5. Coque: o clássico e suas versões mais simples de fazer

O coque é um penteado lindo e não se confunde em nada com aquele coque rotineiro que a gente faz. Mas para que a gente não caia na falácia de fazer um coque simples demais, que se assemelha muito com o cotidiano, é preciso garantir uma boa finalização dos fios. Se você possui cabelos ondulados ou cacheados, pranchar os fios é uma excelente ideia, assim como quem tem os cabelos lisos.

Dessa forma, a manipulação e o acabamento ficarão diferenciados. O uso do protetor térmico é essencial para garantir que seus fios fiquem alinhados e macios, então não se esqueça de passar ele antes de pranchar ou escovar o cabelo. Depois disso, use grampos para fixar bem as partes do coque. A cada torção em volta do eixo, insira reforços para que o coque não se desmanche.

modelo com coque

Na parte da frente, garantir dois fiozinhos próximos ao olho traz ainda mais encanto ao olhar. Se conseguir, transforme-os em cachos, para dar mais movimento ao penteado. Para quem tem cabelos curtos, é possível fazer um coque fake direcionando as mechas para a parte de trás do cabelo e mais rente à nuca. Assim, é possível construir um coque em cabelos de comprimento de médio a curto.

E aí? Gostou das nossas 5 opções incríveis de penteado de Natal, bem como das nossas dicas de adaptações? As possibilidades e as variações são inúmeras, mas as elencadas aqui são mais simples e as chances de darem certo são muito maiores, viu? Use e abuse dessas ideias nas festas de final de ano. Ah, e para te auxiliar ainda mais nessa jornada, confira nossa linha de cuidados para o cabelo oficial da Océane!

compartilhe

LEIA TAMBÉM

produtos para cabelo oceane

haircare océane

crie sua rotina de cuidados capilares