Você sabia que a maioria das brasileiras têm o cabelo cacheado ou crespo?
Segundo uma pesquisa da Unilever, feita pela Kantar WorldPanel, 51,4% das brasileiras têm os cabelos originalmente cacheados ou crespos.
Além desse dado, outra pesquisa da Unilever, feita pela TNS Global, apontou que 30% das mulheres de cabelos cacheados dizem ter fios secos.
Mas, vocês se enganam ao acharem que para cuidar dos fios é preciso fazer visitas recorrentes aos salões de beleza. Não, amiga! A manutenção do fio é feita em casa, nos hábitos do dia a dia.
Então, pensando nelas, as rainhas cacheadas, separamos 5 dicas para você cuidar dos seus cabelos e sempre deixá-los saudáveis e belíssimos. Confira nesse post!
1 – Usar máscara capilar toda semana
Bom, depois de sabermos que os cabelos cacheados tendem a ressecar, não podemos esquecer de hidratar, certo, garotas?
Na lista de cuidados para cabelos cacheados, a hidratação é essencial e isso todo mundo já sabe. Mas, investir em boas máscaras de tratamento, é um caminho para manter os fios sempre saudáveis, além de nutrir e protegê-los.
Então, fazer um cronograma capilar e seguir os passos é ótimo! Você pode alternar a reconstrução, nutrição e hidratação em 3 dias da semana, com intervalos. Assim, você garante todas as necessidades do cabelo.
Mas, se você tem a rotina muito corrida e não consegue ter esse tempinho, a máscara uma vez por semana é o segredo e, quando necessário, você pode adaptar o uso à duas vezes por semana.
+ Veja como criar seu cronograma capilar aqui
2 – Prestar atenção na hora da lavagem
Muitas pessoas focam nos produtos diferentes da rotina, como óleos e máscaras, mas esquecem que os cuidados básicos também são importantes e fazem a diferença!
Na hora da lavagem, a escolha do shampoo influencia na saúde dos fios. Priorize sempre produtos que não sejam tão agressivos para manter a oleosidade saudável do couro cabeludo e equilibrar o sebo, para não ressecar.
Além disso, não exagere na quantidade de lavagens, isso também irá ajudar a equilibrar a oleosidade dos fios sem ressecar, além de ajudar na definição e brilho.
3 – Não esqueça da finalização
Sabe aquele passo que faz toda a diferença na definição dos cachos? Pois bem, a finalização faz isso!
Primeiro ponto: desembarace os fios molhados sempre! Isso vai prevenir a quebra do cabelo e irá dar um boost na definição. Ah, e comece a pentear das pontas e depois vá subindo para o comprimento, assim você não arrebenta os fios.
Como não recomendamos a lavagem todos os dias, o finalizador garante um day after de milhões!
O óleo finalizador ou leave-in deixa os fios lindos até a próxima lavagem, com definição e brilho, como toda cacheada merece. Então ao escolher o seu produtinho, lembre de prestar atenção em dois aspectos: hidratação e definição.
Outro ponto hiper importante é a proteção térmica para não ressecar. Nunca nunca nunca deixe de utilizar o protetor antes das ferramentas de calor!
+ Garanta seu protetor térmico aqui
4 – Tenha uma misturinha mágica
Aqui é aquela dica de amiga mesmo! Misturinhas são tudo para todas!
Quando você estiver com pressa para se arrumar, é ela que vai te salvar. Tenha um borrifador com um pouco de condicionador, ou leave-in, misturado com água. Borrife quando você precisar ajustar os cachos sem a lavagem.
É só borrifar e dar aquele up, além de controlar o frizz e definir.
5 – Umectação? Sim por favor!
Quem aí já conhece essa palavrinha poderosa?
A umectação é um passo que nem todas adicionam à rotina, mas, uma vez que você insere, é impossível viver sem! Ela vai ser a responsável por tratar os fios com mais profundidade.
Para adicionar esse passo na rotina, basta aplicar um óleo capilar da raiz as pontas de um jeito bem caprichado, indo mecha por mecha. Depois disso, faça uma massagem no couro cabeludo e deixe o produto agir por algumas horas.
A umectação ajuda a promover o crescimento dos fios de um jeito saudável, além de hidratar o couro cabeludo, fortalecer a fibra capilar e diminuir o frizz.
Gostou das dicas, amiga? Agora arrase na sua rotina capilar e brilhe com seus cachos!
Se você ainda ficou com dúvidas, confira nesse post como descobrir qual tipo de tratamento o seu cabelo precisa.