Lavar o cabelo todos os dias faz mal? Essa é, sem dúvidas, uma das questões mais comuns sobre a rotina de cuidados com os fios. E parece que todo dia surge uma resposta nova para ela, deixando a gente ainda mais confuso sobre o assunto, não é mesmo? Justamente por isso, nós decidimos investigar esse mistério cheio de mitos e verdades e trazer a resposta para você!
Neste post, você vai saber se pode ou não lavar o cabelo todos os dias, qual a rotina correta para cada tipo de fio e descobrir dicas de cuidados extras com as madeixas. Continue a leitura e fique por dentro de tudo!
Pode lavar o cabelo todos os dias?
No geral, você pode, sim, lavar os cabelos todos os dias. Em fios e couro cabeludo saudáveis, o procedimento é como qualquer outro hábito de higiene diária e traz inúmeros benefícios, desde manter o brilho natural, eliminar a oleosidade e resíduos de outros produtos.
Em contrapartida, deixar de higienizar os cabelos por muitos dias pode acarretar alguns problemas, como mau cheiro, irritação e coceira no couro cabeludo, acúmulo de resíduos poluentes e até causar descamação.
Porém, sabemos que existem diferentes tipos de cabelos e cada um deles possui suas necessidades, certo? Além disso, problemas como caspa e excesso de oleosidade pedem frequências específicas de lavagem. Por isso, o mais indicado é que você considere todas as características dos seus fios para encontrar uma rotina de cuidados mais equilibrada e saudável para eles.
Quantas vezes cada tipo de cabelo deve ser lavado?
Para saber se você pode lavar o cabelo todos os dias, a primeira coisa a se fazer é entender qual a tendência dele: é a oleosidade? Ou ressecamento? Ele possui tintura ou alguma outra química? Seja quais forem as características dos seus fios, vamos te mostrar qual a melhor frequência de higienização, veja só:
Fios oleosos
Os fios oleosos devem ser lavados diariamente. O procedimento evita o acúmulo de sebo no couro cabeludo e, consequentemente, traz maior sensação de frescor, previne a caspa e reduz a proliferação de fungos e bactérias, que causam irritação e descamação.
Você também pode gostar de: cabelos oleosos: como cuidar e tratar?
Fios secos
As madeixas naturalmente secas são um pouco diferentes. Com elas, lavar o cabelo todos os dias pode fazer mal à fibra capilar, por isso, é mais recomendado que você os lave em dias alternados (o famoso dia sim, dia não) para evitar que ele perda a hidratação natural — o que pode causar perca de viço e saúde dos fios. Se isso ocorrer, as soluções envolvem tratamentos de nutrição e reparo intensos.
Além de uma frequência menor na lavagem, os fios ressecados também devem ser constantemente hidratados. Para você não errar nesse procedimento, aproveite para conferir nossas 8 dicas para arrasar na hidratação das madeixas!
Fios mistos
Os cabelos mistos devem ser lavados todos os dias, pois possuem partes com maior tendência à oleosidade misturadas às com maior tendência ao ressecamento. Só não se esqueça de mantê-los sempre hidratados, para evitar que os fios fiquem muito secos.
Fios com química
As químicas nos fios incluem tinturas, alisamentos, permanentes e qualquer tratamento que modifique a estrutura natural da fibra capilar. Para evitar que eles ressequem demais e, consequentemente, fiquem mais danificados, prefira lavá-los em dias alternados.
Você também pode gostar de: cabelos com química: como cuidar?
Qual a temperatura certa para lavar os cabelos?
Independente de lavar o cabelo todos os dias ou não, a temperatura correta para higienizar as madeixas é fria ou, no máximo, morna. A água quente abre os poros do couro cabeludo, facilitando o acúmulo de resíduos, além de comprometer a hidratação e vitalidade das madeixas. Por isso, é melhor evitar a temperatura alta!
Outros fatores que influenciam a lavagem dos fios
Além do tipo de estrutura e tendência da sua fibra capilar, existem alguns outros fatores que te ajudam a determinar se lavar o cabelo todos os dias faz mal ou não. Confira os principais:
Caspa
Se você sofre com caspa, o mais indicado é lavar os cabelos todos os dias em baixa temperatura e utilizando produtos adequados para essa condição. Assim, você se livra das irritações causadas pela seborreia, assim como evita o incômodo estético que ela traz.
Suor
Você pratica esportes ou usa boné/chapéu com frequência? Se sim, seu couro cabeludo provavelmente transpira com mais facilidade, consequentemente, trazendo maior oleosidade para os fios. Nesse caso, a limpeza diária é super indicada para evitar o acúmulo de sebo.
Produtos finalizadores
Os produtos finalizadores, como gel, spray, mousse e pomada, podem deixar resíduos que pesam os fios e comprometem a saúde da fibra capilar. Nesse caso, o indicado é que você também lave as madeixas diariamente, para eliminar quaisquer toxinas dos cabelos.
Cuidados com o cabelo além da lavagem
Já descobriu se você pode ou não lavar os cabelos todos os dias? Agora anota aí essas dicas extras para você fazer durante e após o procedimento e deixe sua rotina de haircare ainda mais completa:
- use produtos adequados para as características dos seus fios;
- crie um cronograma capilar — do qual já falamos aqui neste post — para deixar seus fios sempre saudáveis;
- aplique o shampoo somente na raiz e evite o contato do condicionador com o couro cabeludo;
- use protetores térmicos se você vive em uma região muito quente ou usar chapinhas e secadores.
Quer conhecer mais dicas? Aproveite para ler nosso post sobre como lavar o cabelo corretamente e aprenda a melhor rotina de cuidados com seus fios. Ah, e não se esqueça de investir em produtos de cabelo com formulações específicas para os seus fios, combinado?
dentro das melhores dicas de autocuidado e beleza!