blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Bolinhas na pele? 8 possíveis causas e como cuidar

Bolinhas na pele de repente? Não se desespere! Acesse o Blog da Océane e conheça 8 causas comuns e como tratá-las.

Redação Océane

25/08/2023

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

modelo aplicando creme nas bolinhas da pele

Nossa pele é um incrível mapa do que está acontecendo dentro do nosso corpo. Às vezes, pequenas bolinhas podem aparecer, deixando-nos curiosas e preocupadas.

As bolinhas na pele podem ser desde uma inflamação de acne comum, até uma reação emocional intensa.

Mas antes de entrar em pânico, é importante entender que nem todas as bolinhas na pele são motivo para alarme, ok? Neste post, vamos explorar 8 possíveis origens desses carocinhos e te ajudar a entender o que pode estar acontecendo.

Continue a leitura e entenda mais sobre as causas dessas irritações na pele e como cuidar delas!

1. Acne

A acne é uma das causas mais comuns de bolinhas na pele e ocorre quando os folículos capilares ficam entupidos com óleo, células mortas e bactérias. As bolinhas de acne podem variar de pequenas espinhas vermelhas a cistos mais profundos — as temidas espinhas internas.

Essas bolinhas podem aparecer tanto na região do rosto quanto no corpo — pescoço, costas e colo. E para tratá-las é bem simples, basta investir em uma boa rotina de cuidado com produtos antiacne.

Você ainda pode procurar um dermatologista para que ele indique os produtos ideais para o seu tipo de pele. 😉

modelo aplicando secativo para espinhas em seu rosto

2. Miliária (Brotoeja)

A miliária ocorre quando os canais das glândulas sudoríparas são bloqueados, muito comum em climas quentes e úmidos, resultando em bolinhas vermelhas que coçam e geram desconforto.

Existem três principais tipos de miliária: a cristalina (mais comum em bebês), a rubra (frequente em nenéns e adultos) e a profunda (aparece somente em adultos). Elas ocorrem devido ao suor excessivo, à umidade alta, às roupas apertadas e abafadas e até mesmo a quadros febris.

Essas não são condições graves e podem ser tratadas de forma simples: resfriando as áreas afetadas e evitando ficar em ambientes muito quentes — o ar condicionado é perfeito nesses momentos.

Você ainda pode optar por tratamentos tópicos, com pomadas com mentol e corticoides (com prescrição médica).

3. Dermatite de contato

Esses tipos de bolinhas surgem devido ao contato com substâncias irritantes, como produtos químicos ou tecidos sintéticos. Esse contato desencadeia uma reação alérgica na pele, resultando em mini bolhas vermelhas, coceira e inflamação.

Ah, e essa dermatite pode aparecer em qualquer lugar do corpo, como pescoço, pulsos, rosto e até nos pés. Isso porque ela ocorre diretamente na região de contato, certo?

Para tratá-la, evite a substância que causou a reação alérgica e use soluções leves e calmantes, como aloe vera e camomila. Lembre-se, qualquer medicamento anti-alérgico só deve ser aplicado ou ingerido com prescrição médica!

pele com bolinhas por dermatite por contato

4. Dermatite atópica

A dermatite atópica é uma condição comum em pessoas com alergias ou histórico familiar delas. Ela faz a pele ficar irritada, com coceira, vermelha e às vezes até descamando. Pode ser desconfortável e afetar a qualidade de vida.

Para aliviar os sintomas, é importante manter a pele bem hidratada usando cremes recomendados por um médico especialista. Usar roupas de algodão e evitar materiais que causem irritação também ajuda.

Em casos mais intensos, o médico pode receitar medicamentos para reduzir a inflamação e a coceira. Então, fique atento se a irritabilidade não passar, beleza?!

5. Dermatite nervosa

A dermatite nervosa acontece quando nossas emoções ficam tão intensas que afetam nossa pele, causando coceira, vermelhidão e erupções. O estresse, ansiedade e traumas emocionais podem piorar essa condição.

As melhores opções para tratar essa irritação é adotar momentos de cuidados com a pele e práticas para controlar o estresse e ansiedade, como terapia, exercícios físicos, práticas de relaxamento e medicamentos, quando necessário.

É importante cuidar da mente, pois ela influencia diretamente no nosso bem-estar! ?

6. Molusco contagioso

Causado por um vírus, o molusco contagioso se manifesta como pequenas bolinhas peroladas na pele. Ele geralmente é inofensivo e pode desaparecer sozinho ao longo do tempo. Isso acontece mais em crianças, mas também em adultos com saúde frágil.

Não coce ou aperte a região, pois o molusco pode espalhar. Procure um médico para que ele indique um tratamento adequado!

7. Pioderma

Piodermas são infecções na pele causadas por bactérias. Elas parecem bolhas cheias de pus e podem doer. Para tratar, você pode usar cremes ou tomar antibióticos — receitados por um dermatologista. Mantenha a área limpa e seca, e não cutuque as bolhas.

8. Quistos sebáceos

Bolinhas elevadas sob a pele, muitas vezes indolores, podem ser cistos sebáceos. Eles se formam quando as glândulas sebáceas ficam bloqueadas, causando o acúmulo de óleo.

Quistos sebáceos são caroços sob a pele causados por glândulas bloqueadas que produzem óleo. Eles podem ser macios e crescer devagar. Procure um médico caso eles inflamem ou infeccionem demais, ele poderá removê-los. Não tente mexer sozinho. 🙂

Lembre-se de que, embora as bolinhas na pele possam ser desconfortáveis e preocupantes, elas nem sempre indicam um problema grave. No entanto, é sempre aconselhável consultar um profissional de saúde ou um especialista se você estiver preocupado com alguma mudança em sua pele.

Cada pessoa é única, e um diagnóstico preciso é fundamental para receber o tratamento adequado. Enquanto isso, adote um cronograma de cuidados com a pele e evite coçar ou espremer as bolinhas, pois isso pode piorar a situação. Ok?!

modelo aplicando body acne spray nas costas

Aproveite e aprenda como criar uma rotina de skincare perfeita para o seu biotipo e cuide da sua pele. ?

compartilhe

LEIA TAMBÉM

Produtos de Skincare Océane

skincare océane

crie sua rotina de skincare com a océane