blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Pele irritada: quais são os sintomas e como tratar?

Pele irritada, vermelha e coçando? Vem cá descobrir quais são os principais sintomas e como tratar o problema de forma simplificada. Confira!

Redação Océane

15/06/2023

7 min de leitura

Redação Océane

7 min de leitura

Embalagens de creme hidratantes faciais cica day cream da Océane dispostos em fundo verde-água

Pele de mau-humor? Essa é uma boa definição para pele irritada, ou seja, aqueles dias em que ela fica toda vermelhinha, inflamada, sensível e desconfortável. Ela fica assim porque algo a irritou, seja alguma coisa que a gente encostou ou mesmo substâncias agressivas.

Os sinais frequentes de pele irritada incluem: vermelhidão, coceira no rosto, ardor, descamação e ressecamento. Além disso, dependendo da gravidade, pode rolar o surgimento de pequenas bolhinhas ou manchinhas incômodas. A intensidade dos sintomas varia de pessoa para pessoa e também depende da causa da irritação. Vem cá entender melhor sobre essa condição!

Embalagens de creme hidratantes faciais cica day cream da Océane dispostos em fundo verde-água

Quais as causas da pele irritada?

A irritação pode ser causada por várias coisas, como alergias, produtos de tratamento facial, temperaturas extremas, atrito exagerado, bichinhos indesejados ou até mesmo por estarmos estressados. Se liga em algumas causas comuns:

Pele com tendência seca

A pele seca é uma condição comum em que a derme perde a umidade necessária, tornando-se áspera, irritada e propensa à coceira. Vários fatores podem contribuir para a pele seca. O clima frio e a baixa umidade podem retirar a umidade natural da pele, deixando-a ressecada.

Além disso, tomar banhos quentes e prolongados remove os óleos naturais protetores da pele, levando à secura.
Usar sabonetes agressivos em excesso também pode causar irritação, pois eles removem a camada protetora de óleo da pele. É importante usar fórmulas suaves e não exagerar na quantidade para evitar esse problema, ok?

O tratamento da pele irritada envolve medidas para aliviar os sintomas e tratar a causa subjacente. Isso inclui a aplicação de cremes ou pomadas calmantes, evitando substâncias irritantes e mantendo a pele hidratada.

Pele mais sensível

As dermes mais sensíveis também se irritam com mais facilidade, principalmente quando se trata de reagir à coisinhas do dia a dia. Até os casos mais leves podem desencadear uma resposta inflamatória exagerada, deixando a pele vermelhinha, coçando e causando desconforto.

É como se a pele sensível tivesse um alarme de irritação super sensível, pronto para tocar ao menor sinal de algo que a incomode. E aí, ela reage inflamando, ficando vermelhinha e coçando.

Então, se você tem pele sensível, é importante cuidar dela com carinho. Evite coisas que possam irritá-la, como produtos agressivos ou substâncias que você sabe que não são amiguinhas da sua pele. E, é claro, se você precisar de um help, vale a pena buscar um dermatologista. Com certeza ele irá oferecer dicas incríveis para cuidar da sua pele.

Ácidos de tratamento intenso

Ácidos de tratamento podem irritar a pele se usados de forma inadequada ou em concentrações altas. Eles são usados para esfoliar, renovar a pele e tratar problemas como acne, manchas e rugas. Porém, se não utilizados corretamente, podem causar vermelhidão, coceira, descamação e até piorar problemas de pele existentes.

Para evitar isso, siga as instruções de uso, comece com concentrações mais baixas e faça um teste de sensibilidade antes de aplicar no rosto todo, especialmente se sua pele for sensível.

Para te ajudar, uma solução é investir na rotina de skin cycling que já explicamos aqui no blog. Vale a pena testar!

Estresse excessivo

O estresse também pode ser uma das causas da irritação da derme. Vem entender o porquê:

  • Quando estamos estressados, nossa pele fica mais sensível, o que significa que ela reage de forma exagerada a coisas que normalmente não seriam um problema, causando vermelhidão, coceira e desconforto;
  • Problemas de pele preexistentes: se você já tem acne ou eczema, o estresse pode piorar os sintomas, resultando em surtos mais intensos;
  • Nossa pele fica mais vulnerável aos irritantes externos e perde mais umidade, pois o estresse compromete a função protetora da barreira cutânea.

Para manter a saúde da pele em momentos estressantes, é importante se cuidar, praticar técnicas de relaxamento e adotar uma rotina de cuidados com a pele suave e adequada.

Exposição solar

Ficar exposto ao sol por muito tempo sem proteção adequada também pode irritar e danificar a pele. Por isso, é tão importante usar protetor solar e evitar a exposição excessiva aos raios solares.

Quando passamos o dia todo na praia, nossa pele fica vermelha. Isso acontece quando não utilizamos protetor solar ou quando esquecemos de retocá-lo após algumas horas.

Depilação

A depilação pode irritar a pele devido a vários fatores. Ao remover os pelos com métodos como lâmina, cera, cremes ou depilação a laser, a pele pode ser exposta a estímulos que causam irritação. Além disso, a depilação pode levar à foliculite, uma inflamação dos folículos pilosos, resultando em bolinhas vermelhas, sensibilidade e coceira na área depilada.

Alergias e dermatites

A derme pode ficar irritada por reações alérgicas a substâncias como cosméticos, detergentes, tecidos, alimentos, picadas de insetos ou medicamentos.

Além dos casos de dermatite de contato — uma condição inflamatória causada pelo contato com algumas substâncias que provocam reações alérgicas. Ah, também existe a atópica, que ocorre em pessoas com histórico de alergias, asma ou rinite alérgica e deixa a pele vermelha e coçando.

Leia também o post sobre a Skinimalism: nova tendência para realçar a beleza natural!

Skincare para peles irritadas

Se seu rosto ou corpo apresentarem uma irritação profunda e persistente, é importante procurar um dermatologista, especialmente em casos de alergias, ok? Tratando-se de um caso mais corriqueiro, você pode adotar alguns produtinhos leves em seu skincare. Bora ver quais são eles:

Aposte em produtinhos hidratantes

Os hidratantes são perfeitos para suavizar as irritações da pele, eles contêm ingredientes que ajudam a reter a umidade na pele, proporcionando a umectação essencial para restaurar o equilíbrio natural da derme. Além de criarem camadas protetoras na superfície da pele, evitando a perda excessiva de água.

Isso fortalece a barreira cutânea, impedindo a entrada de irritantes externos e protegendo a epiderme de fatores prejudiciais, como clima frio e vento. Invista em hidratantes, como:

  • Ácido hialurônico;
  • Substâncias de origem natural, como: extrato de pérola, aloe vera, centelha asiática;
  • Esqualano;
  • Ceramidas e outros.

Mão segurando o conta-gotas de um frasco de sérum com ácido hialurônico

Opte por fórmulas mais levinhas

Fórmulas como tônicos com ingredientes leves, géis de limpeza ou sabonetes faciais neutros e brumas hidratantes são super bem-vindas durante essa condição. Não utilize ácidos de tratamento intenso quando sua derme apresentar irritação. Combinado?

 Frasco de sérum com ácido hialurônico

Invista em máscaras faciais calmantes

Por fim, as máscaras calmantes também podem ser muito úteis para reduzir a irritação da pele. Elas proporcionam alívio e ajudam a restaurar o equilíbrio da pele, deixando-a mais confortável e saudável.

Então, se você quer amenizar os sintomas, aposte em compostos como extrato de melancia, frutas silvestres, aloe vera, retinol, coco, camomila e outras substâncias.

Embalagem de máscara hidratante de argila e centella asiática

É importante entender a causa da irritação, especialmente se for algo recorrente. Então, não deixe de procurar um médico especialista para te ajudar com o tratamento ideal, ok? Mas se sua pele é mais seca ou sensível, usar compostos hidratantes e calmantes ajuda muito a controlar a vermelhidão e a coceira.

Aproveite que está no clima de cuidados com a pele e leia nosso post sobre qual o melhor ativo hidratante para cada tipo de pele— use e abuse desses queridinhos sem medo!

compartilhe