blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Dermatologista explica os benefícios do ácido cítrico

Vem entender melhor o universo dos AHA! Conheça o ácido cítrico e todos os benefícios desse ativo para a pele.

dra Jamille Salim

12/05/2023

5 min de leitura

dra Jamille Salim

5 min de leitura

O ácido cítrico é um ácido orgânico que está presente em frutas cítricas como limão, laranja e abacaxi. Ele tem várias funções na indústria alimentícia, farmacêutica e cosmética, sendo usado como conservante, antioxidante, aromatizante e regulador de ph. 

Mas você sabia que o ácido cítrico também pode trazer benefícios para a sua pele, quando usado no skincare? 

Propriedades do ácido cítrico

Ele é um tipo de alfa-hidroxiácido (AHA), que são substâncias que promovem a renovação celular e a esfoliação da epiderme – a camada superficial da pele.

Possui as seguintes propriedades:

  • Antioxidantes: auxilia na melhora da aparência de rugas e linhas de expressão, através da síntese de glicosaminoglicanos que induz à proliferação de colágeno. Contribui para a firmeza e o rejuvenescimento, combatendo os radicais livres que causam o envelhecimento precoce da pele.
  • Anti-inflamatórias/ antibacterianas: auxilia no tratamento da acne e da oleosidade, pois controla a queratinização da pele, contribuindo para o controle da ação das glândulas sebáceas.
  • Clareadoras: pode ser extremamente benéfico quando utilizado em tratamentos de clareamento, auxiliando na redução de manchas e na uniformização do tom da pele.
  • Tonificantes: equilíbrio do pH cutâneo 

Outros ácidos dentro do grupo dos AHA são: ácido glicólico, ácido lático, ácido málico

Qual diferença notarei na minha pele com o uso regular do ácido cítrico?

  • Uma pele mais luminosa e uniforme: ao remover as células mortas e as manchas, o ácido cítrico revela uma pele mais clara e radiante.
  • Uma pele mais lisa e macia: ao hidratar e suavizar a pele, o ácido cítrico deixa uma sensação de toque sedoso e aveludado.
  • Uma pele mais jovem e saudável: ao combater os radicais livres e estimular a produção de colágeno e elastina, o ácido cítrico previne e trata os sinais de envelhecimento, como rugas, flacidez e perda de viço.

Quem se beneficia do uso do ácido cítrico?

Pacientes com histórico de melasma, manchas, cicatrizes pigmentadas, pele oleosa/ acneica ou que tenho como desejo prevenir o envelhecimento cutâneo 

Em quais produtos posso encontrar essa substância? 

O ácido cítrico pode ser encontrado em diversos produtos cosméticos, como: sabonetes, loções, cremes, peelings e máscaras faciais. 

Como deve ser usado no skincare? 

O ideal é consultar um médico dermatologista antes de usar produtos com ácido cítrico, para saber se são adequados para as suas necessidades e características.

Em geral, recomenda-se usar produtos com baixa concentração (menos de 10%) e aplicá-los à noite, após a limpeza da pele. Pela manhã, é indispensável usar um protetor solar com alto fator de proteção (FPS 30 ou mais), para evitar queimaduras e manchas.

O ácido cítrico pode ainda ser usado em conjunto com outros ativos cosméticos, como vitamina C, ácido hialurônico e retinol. Essa combinação pode potencializar os resultados e oferecer uma ação extra antioxidante, hidratante, clareadora e anti-idade para a pele.

Quais cuidados devo ter? 

O ácido cítrico é um ingrediente seguro e eficaz para a pele, mas é preciso ter alguns cuidados ao usá-lo, como:

  • Respeitar o tempo de uso, a frequência e concentração indicados pelo seu dermatologista para que não haja irritação ou sensibilidade ao sol
  • Evitar o contato com os olhos e as mucosas. Se isso acontecer, lavar imediatamente com água em abundância e procurar um médico se houver dor ou ardência.
  • Suspender o uso em caso de reação alérgica ou intolerância: alguns sintomas são coceira, inchaço, bolhas e erupções na pele. Nesses casos, é recomendável consultar um dermatologista para avaliar a causa e o tratamento adequado.
  • Evitar uso caso sua pele esteja lesionada ou com inflamação ativa, pois pode piorar o quadro.
  • Não usar caso você tenha pele muito sensível ou alergia a algum componente da fórmula

O ácido cítrico também pode interagir com alguns medicamentos orais ou tópicos: por isso, é importante informar ao seu médico sobre todos os medicamentos que você está usando antes de iniciar o tratamento. 

Agora que já sabe de tudo isso… que tal conversar com seu dermatologista sobre incluir esse ativo na sua rotina de skincare?

Gostou desse conteúdo? Confira aqui como criar a rotina perfeita de skincare.

compartilhe

LEIA TAMBÉM

skincare Océane

crie sua rotina de skincare com a océane