Vamos falar sobre outro planeta presente no nosso mapa astral?
Após falarmos sobre o gigante Júpiter, é chegada a hora de falarmos sobre seu pai mitológico, também conhecido como o grande maléfico na astrologia tradicional, o famoso Saturno!
+ Entenda Júpiter na astrologia
Sumário
ToggleSaturno na mitologia
Saturno, conhecido como Chronos na mitologia grega, era filho de Urano e Gaia. Saturno castrou seu pai, Urano – que falamos no post sobre o planeta Vênus – temendo que um dos seus filhos viesse a lhe tirar o trono. Chronos os devorava quando Réia, sua esposa, os apresentava ainda recém-nascidos.
Após ter crescido em segredo e isoladamente em Creta – como falamos no post sobre júpiter – Zeus (Júpiter) quando já maduro, confirmando o medo de seu pai, tornou-se seu copeiro e o envenenou. Chronos regurgitou imediatamente, liberando os seus irmãos e irmãs, até então aprisionados em seu interior.
Depois do feito, houve uma batalha sanguinária vencida por Zeus e seus irmãos. Os Titãs seguiram para Tártaro, no mundo dos mortos e Zeus agora passava a liderar uma nova raça de Deuses, “os olimpianos“.

Saturno na astrologia
Deus do tempo, pai severo, senhor do Karma… Saturno é tudo isso, mas não apenas. Claro que existe uma analogia entre seu nome “Chronos “ com o tempo, cronologia.
Saturno tem a ver com a disciplina, a constância, o esforço e o empenho que dedicamos para conquistarmos algo. Tudo isso leva tempo, dedicação e também uma dose de sacrifício.
Saturno também nos fala das nossas limitações e, não à toa, é o último planeta que somos capazes de enxergar a olho nu.
Onde temos situado Saturno no nosso mapa natal, temos uma área das nossas vidas que requer maturidade, esforço, paciência e disciplina. Ali não encontramos um rio de facilidades cósmicas, mas sim uma chave para as nossas realizações.
Ao trilharmos esse caminho com suor, afinco, responsabilidade e persistência, seremos recompensados pela sensação de dever cumprido. Como um calor no coração, de quem recebeu merecido ou um abraço de um pai orgulhoso do seu filho.
Saturno nos elementos
- Em signos de Fogo – Persevera e resiste vigorosamente, criativamente e expansivamente.
- Em signos de Terra – Persevera e resiste constantemente, detalhadamente e ambiciosamente.
- Em signos de Ar – Persevera e resiste intelectualmente, harmoniosamente e socialmente.
- Em signos de Água – Persevera e resiste sensivelmente, profundamente e emotivamente.
Saturno é o regente de Capricórnio e de Aquário, sendo deste último, ao lado de Urano.
É interessante pensarmos que em Capricórnio temos uma ligação com o tempo passado e as tradições. Já em Aquário, temos uma ligação com o tempo futuro e as inovações.

ROTININHA CÓSMICA
Retrogradações
No 29 de dezembro, Mercúrio ficará retrógrado no signo de Capricórnio, onde permanecerá até o dia 18 de janeiro. Vale ressaltar que Marte também se encontra retrógrado no signo de Gêmeos até o dia 12 de janeiro.
Temos um momento onde nossas ações – Marte – e a nossa comunicação – Mercúrio – estão sendo convidados à uma reflexão.
Estamos acostumados a pensar em Mercúrio retrógrado única e exclusivamente como um empecilho para a nossa produtividade diária, mas esquecemos da importância de olharmos para dentro e de reavaliarmos.
É um ótimo período para rever os nossas atitudes, repensarmos a nossa comunicação.
Sabe aquela conversa desagradável e necessária que estamos postergando? Aquela atitude que tememos tomar em prol de nos alinharmos com o que realmente almejamos? Esse é o momento ideal para isso. Bóra passar esse pente fino?
No que diz respeito à viagens, reuniões e compromissos, é hora de nos precavermos e nos adiantarmos, e contarmos com atrasos tecnológicos, imprevistos etc…
Pois é meus amores, nada melhor que fecharmos o ano repensando e recarregando as energias. Capricórnio vem aí para nos dar o suporte e o foco necessário. Foi um enorme prazer dividir o céu de 2022 com vocês!!
Boas Festas e um lindo Ano Novo para nós!!!
Até 2023!????
Gostou desse conteúdo? Vem entender tudo sobre o seu mapa astral aqui!