Não adianta negar, o Brasil ama o verão. Afinal, é a estação em que rola uma praia, um mergulho na piscina e o famoso pé na areia. Mas não é só de felicidade que vivemos. São necessários alguns cuidados especiais nos dias quentes, além, claro, dos incômodos causados pelo calor intenso.
Entre os desconfortos mais recorrentes estão as assaduras entre as pernas. O atrito ocasiona vermelhidão e dores — ocorre principalmente com quem possui coxas grossas. É super importante evitar esse acontecimento, até porque a assadura pode evoluir para infecções.
No post de hoje, iremos te contar quais fatores causam a assadura entre as coxas, como prevenir, quais são os tratamentos para fazer em casa e os perigos de negligenciar essa inflamação — venha descobrir tudo!
Quais fatores causam a assadura entre as coxas?
As assaduras ocorrem quando há atrito entre a pele e algum líquido, como o suor. É por isso que elas não se restringem apenas entre as pernas, também podem aparecer nas axilas e virilha. Os motivos para essa condição surgir são os mais diversos, os principais são:
- Atrito constante;
- Suor excessivo;
- Roupas muito apertadas;
- Falta de ventilação;
- Higiene inadequada.
Identificar as assaduras é simples: a região fica avermelhada e coçando, algo que desperta aquela sensação de queimação, um sinal claro de irritação na pele.
9 maneiras de prevenir assadura entre as pernas
Fica tranquila porque você não precisará aposentar sua saia, short curto ou vestido favorito quando o calorzão chegar, existem maneiras práticas e eficientes de prevenir essa irritação típica de verão. Selecionamos nove dicas para dizer adeus a esse incômodo, saiba quais são:
1. Aplique creme antiatrito na região
A forma eficiente e prática de evitar a assadura entre as pernas é utilizando produtos feitos exatamente para isso, como um creme antiassadura. Busque produtos com uma formulação poderosa que trate da região, previna o surgimento e a evolução das inflamações.
O Anti Friction Cream é o melhor creme antiatrito porque traz uma composição incrível com óleo de abacate, alantoína, niacinamida e ácido hialurônico. O melhor de tudo é que ele é super compacto e cabe no seu nécessaire de verão, assim, você pode reaplicá-lo sempre que sentir necessidade.
2. Invista em óleos corporais
Os óleos corporais são tudo de bom, não é? São perfeitos para hidratar e suavizar a textura da pele, além de garantir um brilho único ao corpo. Mas, além de todos esses benefícios, são capazes de agregar uma camada de proteção que evita o atrito e o ressecamento.
Crie o hábito de passar os óleos corporais sempre e, se necessário for, reaplique mais de uma vez ao longo do dia. Só assim você conseguirá evitar o atrito entre as pernas e diminuir o incômodo. Faça chuva ou faça sol, não deixe de hidratar a região com hidratantes corporais.
Uma excelente opção são os produtos com óleo de macadâmia na composição, como o Travel Body Lotion da Océane. O produto também traz manteiga de karité e pode ser aplicado entre as coxas, mas cuidado para passar apenas nessa região e não subir para a área íntima, combinado?
3. Use roupas mais largas e confortáveis
Vestir roupas confortáveis deve ser uma prioridade em todas as estações, viu? Mas, com certeza, no verão essa dica influência muito mais. As peças mais larguinhas permitem que a pele respire, minimizando a umidade e proporcionando maior circulação de ar, o que reduz a chance de atrito excessivo e o desenvolvimento de assaduras.
E não estamos falando necessariamente de roupas oversized. É possível manter um estilo mais girly com peças levemente ajustadas ao corpo, algo que evita o atrito entre o tecido e a pele, sendo assim, diminui a probabilidade da região ficar vermelha e irritada.
4. Não utilize peças íntimas muito apertadas
Assim como o uso de roupas apertadas aumenta o atrito e pode ocasionar assadura entre as pernas, as peças íntimas também potencializam o surgimento dessa irritação. Por isso, se você quer se ver livre dessa inflamação durante as altas temperaturas, evite-as.
5. Prefira peças com tecidos naturais
O verão pede tecidos mais leves e fresquinhos, mas as tecelagens sintéticas favorecem a fricção. Em outras palavras: evite usar fibras sintéticas e opte por peças naturais. As roupas feitas em linho, algodão, seda e lã serão suas maiores aliadas no calor intenso. Outra dica é usar comprimentos que cubram as partes do corpo que atritam. Aliás, essa é uma ótima dica para prevenir a acne solar, a qual aparece frequentemente quando as temperaturas sobem.
6. Evite o uso de roupas molhadas por muito tempo
Uma forma eficiente de evitar as coxas com assaduras é não utilizar roupas molhadas por muito tempo. No maravilhoso clima de verão, é super normal que entremos na piscina ou no mar e, depois, permanecemos com as peças molhadas. Mas isso aumenta o atrito entre as pernas ou mesmo com tecidos, como shorts ou bermudas, facilitando a vermelhidão.
A umidade também facilita o crescimento de bactérias e fungos, que podem agravar o problema. Por isso, a dica é simples: troque as roupas molhadas quanto antes para manter a pele seca e saudável, evitando o desconforto das assaduras.
7. Use shorts modeladores debaixo de saias e vestidos
A gente ama usar shorts, saias e vestidos nos dias quentes. Porém, são peças que favorecem o aparecimento de inflamações — principalmente para quem possui as pernas mais volumosas. E a recomendação da maioria das pessoas é sempre: use um shortinho por baixo.
Mas vamos ser sinceros: embora seja eficiente, unir duas camadas de tecido no calor não é uma combinação agradável, não é? Por isso, os shorts modeladores são uma excelente alternativa. São fininhos e super valorizam as curvas.
O ponto de atenção aqui vai para a escolha do tecido dos shorts: opte por peças feitas em algodão. O tecido é natural, sendo considerado mais fresco que as fibras sintéticas, como poliéster.
8. Mantenha a região limpa e seca
Essa é uma das melhores formas para evitar as assaduras nas coxas¹. Manter uma rotina de banho é essencial para isso, e fique tranquila, afinal, não há segredo para realizar a limpeza da área. Existem algumas dicas para tornar o processo mais efetivo. Opte por sabonetes neutros e suaves. Limpe e seque a região suavemente, pois a pele está sensível. Prefira secar a região com toalhas mais macias.
9. Hidrate as coxas após o banho
Se você acompanha os nossos conteúdos, sabe que a hidratação é um cuidado que sempre vem listado quando o assunto é pele. E aqui não é diferente! Cremes com pantenol, óxido de zinco, lanolina e petrolato são ótimos ativos para a pele¹.
Manter uma rotina que inclua cremes poderosos que hidratam o corpo e o rosto é essencial para a saúde da nossa pele — mais uma forma eficiente de evitar assaduras. Entretanto, se você já estiver com o local inflamado, prefira manter a região seca, limpa e muito bem ventilada¹.
Formas para tratar a inflamação entre as pernas
Sabemos que a coceira, vermelhidão e ardência constante provocam muito incômodo, principalmente para quem tem coxas grossas. Mas algumas atitudes podem ser tomadas após as pernas estarem assadas.
As principais indicações são:
- Passar cremes hidratantes antiatrito com ácido hialurônico;
- Deixar a região seca, ventilada e limpa;
- Usar roupas levemente ajustadas feitas em tecidos naturais, como algodão;
- Optar por peças respiráveis, mais uma vez o algodão é a melhor opção;
- Evite coçar o local.
E aqui vale um alerta muito importante: se você está tratando, mas não vê melhora na irritação, chegou a hora de consultar um médico da pele. Lembre-se de que as assaduras podem evoluir para infecções graves, e não queremos isso, não é?
Quais infecções podem ser causadas por assaduras nas coxas?
Existem alguns fatores que influenciam muito no surgimento das irritações: uso de tecidos leves que favorecem o atrito, maior propagação de bactérias e fungos, além de vestir roupas úmidas (seja pelo suor ou devido às praias e piscinas).
Tanto homens quanto mulheres estão suscetíveis a passar por isso. Se isso ocorrer contigo, é super importante tratar adequadamente para evitar o aparecimento de:
- Candidíase;
- Impetigo;
- Foliculite;
- Intertrigo.
Chegamos ao fim de mais um conteúdo incrível. Por aqui, você descobriu como evitar e tratar as assaduras nas pernas. Já que o papo são os dias quentes, aproveite para descobrir os melhores tratamentos para fazer no verão — até logo!
Referências
¹ Assaduras em adultos: saiba como prevenir e tratar. Fundação Oswaldo Cruz. Acesso em: 02 jan. 2025.