blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Óleo essencial para ansiedade: 5 opções para aromaterapia

Indicado para a redução de ansiedade, o óleo essencial é um composto aromático poderoso. Descubra quais variedades são utilizadas para tratar o transtorno!

Redação Océane

01/08/2023

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

Representação da blend aromática antiestresse da Océane.

Óleo essencial para ansiedade: 5 opções para aromaterapia

Na aromaterapia, os óleos essenciais são utilizados com finalidade terapêutica, como no tratamento para dores, desintoxicação e insônia. E é claro que os óleos essenciais para ansiedade não ficariam de fora! Confira a seguir uma lista com 5 opções utilizadas na redução de estresse e ansiedade:

Imagem dos cinco óleos essenciais para aromaterapia da Océane.

1. Blend de óleos essenciais para dormir melhor

A insônia é um distúrbio do sono muito comum na vida de pessoas que sofrem com ansiedade. O acúmulo de cortisol liberado ao longo do dia pode impactar a rotina a ponto de impedir que o sono aconteça. Isso pode ser extremamente nocivo para nosso corpo, já que o hormônio inibe a produção de melatonina, atrapalhando o funcionamento do relógio biológico.

O Blend de Óleos Essenciais Sleep foi desenvolvido a partir da combinação dos óleos essenciais de bergamota, flor de laranjeira e manjerona, que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade, proporcionando uma noite de sono mais calma e de qualidade.

Imagem da blend aromática para relaxar e dormir melhor.

2. Óleo relaxante de Lavanda

Uma opção extremamente relaxante! Ao ser inalado, seu aroma floral proporciona bem-estar e muita tranquilidade. Além disso, o óleo essencial de lavanda tem ação anti-inflamatória e pode ser usado para combater dores musculares e lesões mais superficiais na pele. Incrível, não é mesmo?

3. Óleo essencial de Alecrim

Essa opção de óleo essencial é muito completa, afinal, o alecrim é uma erva com diversas propriedades diuréticas e tranquilizantes. Por isso, o composto é muito utilizado para aliviar os principais sintomas da ansiedade, como problemas digestivos, taquicardia e respiração acelerada.

4. Óleo estimulante de Peppermint

O Peppermint (hortelã-pimenta) age de uma forma um pouco diferente dos demais óleos essenciais para estresse e ansiedade. Além de atuar no processo de organização das ideias, acalmando e clareando a mente, ele funciona como um estimulante, possibilitando maior concentração e criatividade. Por isso, a substância também é utilizada no tratamento de TDAH.

5. Blend de óleos essenciais para reduzir o stress

Ideal para aliviar a tensão e estimular o relaxamento, o Blend de Óleos Essenciais No Stress é o resultado da combinação de três compostos diferentes: a lavanda, a laranja doce e o jacarandá. E para reduzir ainda mais o stress do dia-a-dia, o produto é armazenado em embalagens com tecnologia roll-on, o que facilita a aplicação no corpo e dispensa o uso de difusores.

Foto da blend aromática antiestresse da Océane.

Se interessou pelos nossos blends de óleos essenciais? Além das opções utilizadas para reduzir o estresse e a ansiedade, nós também preparamos misturinhas para te ajudar a aumentar a imunidade e desintoxicar o organismo. Não deixe de conferir nosso catálogo!

Como acabar com a ansiedade mais rápido?

Atualmente, existem diversas práticas e tratamentos destinados para a redução de estresse e ansiedade, desde as mais tradicionais, como o acompanhamento psiquiátrico, ou mais alternativas, como a acupuntura. Conheça algumas opções práticas e acessíveis para controlar a ansiedade:

  • Aromaterapia: com o uso de aromas específicos e óleos essenciais é possível reduzir os sintomas da ansiedade;
  • Meditação: conhecida como um processo de autoconhecimento, a meditação é uma ótima forma de organizar pensamentos e lidar com o imediatismo;
  • Atividade física: além de ser uma prática que promove o bem-estar físico, praticar exercícios ajuda na liberação de endorfina, que promove a sensação de relaxamento físico e mental;
  • Acompanhamento psicoterapêutico: a psicoterapia é um acompanhamento fundamental para identificar os possíveis traumas que podem causar a ansiedade e aprender a solucioná-los;
  • Rotina de sono: construir uma rotina de sono é muito importante para permitir que seu organismo diminua a produção de hormônios relacionados ao estresse.

Quer saber mais sobre os benefícios promovidos pela aromaterapia? Acompanhe no post para descobrir como utilizar os óleos adequadamente!

Qual é o melhor óleo essencial para ansiedade?

O melhor óleo para reduzir a ansiedade é o óleo essencial de lavanda. Conhecido por sua ação de bem-estar, o óleo promove sensações de relaxamento, além de combater sintomas frequentes nos quadros de ansiedade, como o fluxo de pensamento acelerado, stress, depressão e insônia.

Onde aplicar o óleo essencial para ansiedade?

Você pode utilizar um difusor de aromas ou aromatizador de ambientes para a liberação das essências. Porém, essas opções exigem um maior investimento. Uma ótima alternativa é a aplicação do produto em colares aromáticos pessoais ou na região dos pulsos e pescoço.

Foto do difusor de aromas da Océane.

Lembre-se: a quantidade de produto utilizado pode variar conforme a finalidade do tratamento. Em geral, é recomendado consultar um especialista para definir a dosagem e o tempo de uso do óleo essencial para ansiedade e estresse.

Conhecer as propriedades dos óleos essenciais é, de fato, ESSENCIAL para realizar tratamentos para a ansiedade de forma responsável e eficiente. Mas tudo isso pode ser potencializado com uma boa rotina de sono, viu? Acompanhe o blog para entender a importância de uma boa noite de sono e como isso pode impactar a qualidade de vida. Até a próxima!

compartilhe