blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Ativos que gestante não pode usar: confira os rótulos

Ureia, alfa-hidroxiácidos, retinol, hidroquinona e cânfora são exemplos de ativos proibidos para gestantes. Clique para conhecer outros!

Redação Océane

19/12/2023

5 min de leitura

Redação Océane

5 min de leitura

barriga de uma gestante

A gestação envolve cuidados especiais, tanto para a proteção da mamãe quanto do bebê. É nessa hora que muitos hábitos precisam ser revistos, como o skincare na gravidez, por exemplo. Poucas pessoas sabem, mas o uso de alguns ativos inadequados consegue romper a barreira placentária e pode prejudicar o feto.

mulher gestante

Mas calma, isso não significa a suspensão de cuidados com a pele, pelo contrário, a epiderme precisa de atenção redobrada já que fica mais sensível no período gestacional. No post de hoje, exploraremos quais são os cosméticos que não devem fazer parte da sua necéssaire durante a gravidez — venha conhecer!

Ureia

A ureia é um composto químico que encontramos com facilidade em produtos para a pele, principalmente em cremes hidratantes. A indicação para as gestantes passarem longe desse ativo é porque estudos indicam relação com malformações fetais.

Para evitar o uso desse composto, analise o rótulo de cada cosmético antes de concluir uma compra. Outra dica é checar com seu dermatologista alternativas de produtos que substituam o ativo com segurança.

produto da oceane

Alfa-hidroxiácidos

Os alfa-hidroxiácidos são muito comuns em cosméticos, especialmente em esfoliantes químicos e cremes antienvelhecimento. Embora seja um ótimo composto, deve ser evitado pelas gestantes porque existe a possibilidade de ampliar a sensibilidade da pele.

Alguns ácidos bem populares fazem parte do grupo de alfa-hidroxiácidos, alguns exemplos são mandélico, lático, málico, tartárico e glicólico. A dica aqui segue a mesma da anterior: observe os rótulos ao adquirir o produto para pele.

serum da oceane

Cânfora

A cânfora está presente em formulações anti-inflamatórias e com potencial de relaxar a musculatura. No entanto, durante a gestação, qualquer creme que tenha cânfora em sua composição deve ficar de fora da sua rotina. Estudos apuraram que a utilização da cânfora aumenta o risco de aborto espontâneo e, ainda, pode desencadear problemas graves à formação e à saúde do feto.

serum da oceane

Hidroquinona

A hidroquinona está presente na composição de diferentes produtos para tratar manchas na pele, como o melasma. No entanto, o ativo pode piorar a situação, deixando as marcações mais extensas e de difícil remoção.

A substância química gera uma leve irritação na pele quando aplicada. Mas há uma maior sensibilidade e hiperpigmentação natural quando usada na gestante. O resultado disso: pele mais suscetível às manchas, que devem ser prevenidas e tratadas posteriormente com formulações adequadas à lactação.

creme de vitamina c da oceane

Retinol

O ácido retinóico é um ótimo composto para a pele, está presente em formulações com ação anti-aging e em tratamentos clareadores. O risco oferecido às grávidas está associado à malformação fetal e ao rompimento da barreira de proteção ao feto que a placenta gera.

Assim, não deve estar presente em formulações durante a gestação e a amamentação, sob o risco de transmitir ao feto ou, posteriormente, ao bebê, princípios ativos com os quais ainda não há preparo fisiológico para lidar.

Ácido salicílico

Algumas modificações na estrutura de vasos sanguíneos ocorrem durante a gravidez. As mudanças fazem com que a pele da gestante fique irritada com facilidade. Neste cenário, o ácido salicílico tende a deixar a epiderme mais sensível e, por isso, é recomendado não ser usado por grávidas.

O ativo está presente em sabonetes de controle de oleosidade, em secantes de acne e, até mesmo, em cremes indicados para o tratamento de pele acneica. Recomendamos observar os rótulos para identificar se existe a presença do ácido.

Oxibenzona

A oxibenzona é um componente comum de protetores solares e pode desencadear problemas com o ganho de peso do bebê — o chamado percentil baixo.

Ao avaliar a compra de um protetor solar, é fundamental ler atentamente o rótulo e identificar a existência deste ou outros ativos que a gestante não pode usar. Mas é claro, jamais deixe de usar o produto! Este item é essencial para manter nossa pele protegida contra os raios solares em todas as estações do ano.

Dicas para escolher os cosméticos durante a gravidez

A gente sabe que dá uma insegurança ao adquirir cosméticos e quaisquer produtos para pele no momento da gestação. Mas com essa lista, você terá um direcionamento de como escolher itens seguros, que garantam a integridade da mamãe e do bebê.

Por isso, observe os rótulos dos dermocosméticos para skincare, opte sempre por ativos como:

  • Vitamina E;
  • Ácido glicólico;
  • Vitamina C;
  • Ácido hialurônico;
  • Glicerina;
  • Pantenol;
  • Ácido ferúlico.

Sabemos que a gravidez é um momento desejado por muitas mulheres, mas que requer cuidados especiais. Alguns ativos que a gestante não pode usar podem ser substituídos para garantir um período gestacional tranquilo.

Não deixe de consultar um dermatologista de sua confiança, que será o profissional mais capacitado para verificar os produtos adequados para a sua necessidade associada ao tempo gestacional.

Chegamos ao fim deste conteúdo incrível. Aproveite para descobrir como evitar estrias na gravidez. Te esperamos no próximo post, até logo!

serum da oceane

compartilhe