blog

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

blog

Logo oceane
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
post
experts

Médico da pele: o que é e quando procurar o dermatologista

Redação Océane

05/09/2024

6 min de leitura

Redação Océane

6 min de leitura

pessoa passando no médico

O dermatologista é muito conhecido por ser o médico da pele, só que essa especialidade dermatológica vai muito além disso. Esse profissional realiza tratamentos, diagnósticos e prevenções de irregularidades estéticas no rosto, no corpo e no cabelo.

Existem inúmeras situações em que você busca a ajuda desse profissional, por exemplo, tratar queda de cabelo, diminuir a acne corporal e inibir o surgimento de sinais de envelhecimento (cronológico e precoce) no rosto. Selecionamos o que fazer, quando procurar um dermatologista e com qual frequência visitar o médico da pele, vem descobrir tudo isso!

dermatologista

O que faz um dermatologista?

O dermatologista é uma área da medicina focada nos cuidados de beleza para saúde capilar, da pele e das unhas. Esse especialista é muito buscado quando o assunto é manter a beleza do rosto, para isso, podem ser necessários procedimentos estéticos que eles podem realizar, como peelings.

Podemos unificar os cuidados da beleza nos dermatologistas, mas saiba que existem profissionais dessa área que se especializam ainda mais, por exemplo, os tricologistas. Esses médicos são especializados nos cuidados capilares, principalmente em casos mais delicados, como alopécia.

5 situações comuns para buscar um dermato

Também conhecido como médico da pele, o dermatologista ajuda a prevenir, diagnosticar e tratar questões dermatológicas. A situação mais comum para identificar quando procurar um dermatologista é aquele momento em que você constata reações anormais da sua pele, cabelo ou unhas, como aparecimento repentino de acne ou fios quebradiços.

Nesses casos, sempre vale monitorar a evolução desses sintomas e, assim que possível, consultar um dermatologista para descobrir o que está gerando essas irregularidades. Além dessa situação clássica, existem outras bem comuns em que o médico estético vai te ajudar, saiba quais são!

pessoa fazendo peelling quimico

1. Começar uma skincare personalizada

O skincare é uma rotina de cuidados com a pele que visa deixar o rosto saudável, jovial e viçoso, resultados que todos queremos, não é? Mas, para alcançar esse visual digno de influencer, é preciso compreender quais são as necessidades do seu tipo de pele e quais ativos são indicados para ela.

A partir disso, é elaborado o que chamamos de cronograma de skincare, passos que podem variar do básico ao avançado para deixar seu rosto incrível. Para realizar essa rotina, é necessária a compreensão do maravilhoso mundo de cuidados faciais.

Nesse caso, ir a um dermatologista otimiza o processo, afinal, você consegue um tratamento personalizado feito por um profissional que estudou muito o tema. Além disso, o risco de investir nos famosos produtos com efeito placebo, aqueles que não dão resultado, diminui.

2. Iniciar um tratamento para a pele

Sempre sabemos quando algo no nosso corpo está fora do normal, por exemplo, unhas esbranquiçadas, queda excessiva de cabelo, manchas na face e vários outros problemas dermatológicos que podem ocorrer. Nesses casos, a melhor solução é buscar um médico estético para descobrir o que está acontecendo e iniciar o tratamento o quanto antes.

O dermatologista também é uma boa solução para aqueles probleminhas estéticos que insistem em aparecer, como cravos, filamentos sebáceos, excesso de oleosidade e olheiras. Nesses casos, o especialista pode recomendar uma rotina de skincare ou até medicamentos específicos para solucionar o problema.

3. Buscar solução para problemas capilares

Assim como as reações anormais na pele ocorrem, podem surgir sinais fora do comum no couro cabeludo, eles variam de uma simples reposição de algum composto orgânico essencial para a vitalidade das fibras até doenças severas, como a dermatite seborreica, famosa caspa.

O dermatologista vai ouvir as suas queixas, os sintomas que sente e fazer uma avaliação durante a primeira consulta. Após isso, o médico pode solicitar exames laboratoriais ou já indicar um tratamento que costuma ser um cronograma capilar, reposição de vitaminas, aplicação ou ingestão de medicamentos e/ou procedimentos dermatológicos específicos.

produtos para cabelo

4. Prevenir sinais de envelhecimento precoce

O envelhecimento precoce faz com que a pele apresente sinais de um rosto mais velho, como rugas, linhas de expressão e o popular bigode chinês. Vários fatores podem contribuir para isso ocorrer, os mais comuns são poluição, alimentação pobre de vitaminas, poucas horas de sono, consumo de álcool e fatores genéticos.

É possível iniciar alguns tratamentos para prevenir o envelhecimento precoce, isso ocorre principalmente com a elaboração de uma rotina de skincare adequada com uso de ativos poderosos, como o retinol. Se você busca isso, então já sabe quando procurar um dermatologista para conquistar uma pele jovial e saudável!

5. Tratar os efeitos nocivos do sol

O sol é vital para a nossa sobrevivência, se ficamos pouco tempo expostos a ele, nossos níveis de vitamina D despencam e começamos a sentir fraqueza nos músculos, bate aquela sensação de desânimo, fadiga e mal-estar. Por outro lado, quando nos expomos constantemente ou de forma súbita aos raios UV sem nenhuma proteção, podemos sofrer com insolação e, em casos mais graves, câncer de pele².

O dermatologista é o melhor médico para buscar ajuda nesse momento, a delicadeza de cada caso deve ser avaliada pelo especialista. Além disso, o uso de cremes e medicamentos incorretos nessas situações pode agravar a situação e ocasionar mais sensibilidade, ainda retardar a resolução do problema. Moral da história: busque um dermatologista!

produtos de skincare océane

Com qual frequência consultar o médico da pele?

A frequência de ida ao médico de pele depende do seu tratamento, há casos em que o retorno precisa ser mensal para um acompanhamento próximo. Mas existem outras situações em que a volta deve ocorrer trimestralmente. No caso de uma consulta rotineira, o mais indicado é manter a periodicidade de três a seis meses.

Vale destacar que a frequência de ida ao dermatologista deve ser adaptada de acordo com a sua necessidade, por exemplo, se você está tendo reações adversas a um produto ou a um tratamento de pele, retorne ao seu médico o quanto antes, combinado?

Chegamos ao fim deste conteúdo incrível, com tantas dicas, você já sabe quando procurar um dermatologista. Deu para notar que a estética do seu rosto é uma prioridade, por isso, aproveite para descobrir qual a ordem correta do skincare. Até o próximo post!

Referências

¹ Sociedade Brasileira de Dermatologia. O que é Dermatologia. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/o-que-e-dermatologia>. Acesso em: 19. Ago. 2024.

² Ministério da Saúde. Insolação. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/i/insolacao>. Acesso em: 19. Ago. 2024.

compartilhe

LEIA TAMBÉM

sidebar imagem

skincare océane

crie sua rotina de skincare com a océane