Já virou senso comum acharmos que 8 horas de sono bastam para descansar nossa mente e corpo, não é? Mas a realidade é que a quantidade de tempo que devemos dormir varia para cada idade. Isso ocorre devido às diferentes necessidades de desenvolvimento, crescimento e funções fisiológicas em cada estágio da nossa vida.
No post de hoje, você descobrirá quantas horas devemos dormir para manter a saúde física e mental em dia. Além disso, desvendaremos as verdades sobre o sono da beleza e daremos dicas práticas de como descansar melhor à noite. Continue a leitura para descobrir!
Quantas horas devemos dormir por dia?
Da redação: sugiro elaborar um infográfico com a quantidade de horas indicadas no bullet point, assim performaram no Google imagens.
A quantidade de horas que devemos descansar por noite varia, principalmente conforme a idade. Segundo especialistas, existe uma recomendação para cada fase de desenvolvimento¹.
Infância e adolescência:
- Bebês de 0 a 3 meses: 14 a 17 horas;
- Bebês de 4 a 11 meses: 12 a 16 horas;
- Crianças de 1 a 2 anos: 11 a 14 horas;
- Crianças de 3 a 4 anos: 10 a 13 horas;
- Indivíduos entre 6 a 18 anos: entre 8 a 12 horas;
Adultos e idosos:
- 18 a 64 anos: 7 a 9 horas;
- Acima de 65 anos: 7 a 8 horas.
Qual a importância de ter uma boa noite de sono?
É inegável que o sono é um dos pilares para manter a saúde em dia, mas com a vida moderna cada vez mais agitada, o descanso acaba não sendo priorizado. Mas isso não pode ocorrer, viu? Afinal, o descanso noturno afeta nosso corpo por completo. Selecionamos os principais benefícios de dormir bem e no tempo certo para sua idade, vem conferir!
Melhora do sistema imunológico
Nosso corpo precisa do descanso adequado para recuperar a energia necessária para se manter saudável durante o dia. Ao realizar esse processo, o organismo se manterá bem para desempenhar funções primárias, como andar, falar, raciocinar e memorizar feitos².
O sono é o tempo que usamos para que o nosso sistema imunológico se recupere para, no dia seguinte, desempenhar bem todas essas atividades novamente. E aí vai um alerta: estudos indicam que dormir seis horas por dia pode diminuir as proteções naturais do corpo contra infecções bacterianas².
Aumenta a saúde física e mental
Dormir pouco impacta nosso organismo de diferentes formas, inclusive, nos deixa propensos a doenças, como obesidade e hipertensão. Descansar menos do que o necessário causa também:
- Alterações no humor;
- Elevação dos níveis de estresse e de ansiedade;
- Aumento dos riscos de depressão;
- Falta de concentração;
- Perda de memória;
- Projeção a ter transtornos psicológicos.
Além de tudo isso, o seu corpo pode demonstrar que você está dormindo pouco com fortes dores de cabeça, cansaço, dores musculares e tonturas³. Por isso, o melhor é sempre criar uma rotina que atenda à quantidade mínima de sono para sua idade!
O sono da beleza existe? Saiba como a aparência e o sono se relacionam
Até aqui, você já entendeu como o sono faz total diferença para o corpo e para a mente, mas existe também o chamado sono da beleza. O termo faz referência aos benefícios do sono de qualidade à pele, afinal, quando descansamos, ocorre a produção de colágeno, a reparação das células e a diminuição do inchaço na região dos olhos.
São muitas vantagens, não é? Mas não para por aí, aqui teremos que ser um pouco repetitivos, mas tanto a diminuição do estresse e da ansiedade contribuem para deixar a pele viçosa e prevenir o envelhecimento precoce da epiderme.
3 dicas simples e eficientes para dormir melhor
Já ouviu aquela frase: fazer as coisas iguais não trará resultados diferentes? Não adianta desejar uma noite melhor de sono e não se esforçar para mudar algumas atitudes na sua rotina. Mas não precisa se preocupar, selecionamos dicas bem simples de serem incluídas no dia a dia agitado, descubra:
1. Tenha uma rotina para dormir bem
Nada de dormir 6 horas por dia, o ideal para fase adulta é sempre acima de 7 horas. Por isso, crie um cronograma que contemple esse horário de descanso. Saiba o momento que precisa ir dormir para cumprir o período mínimo de sono. Além disso, mantenha uma rotina saudável com a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada que contemple vitaminas, minerais, fibras e carboidratos.
2. Prepare o ambiente para descanso
Poucas pessoas sabem, mas há ótimos recursos para preparar o ambiente para atrair o sono, a melhor forma ocorre por meio da aromaterapia. Existem ótimas opções de óleos essenciais para dormir e combater a insônia, como lavanda, camomila, cedro e melaleuca.
Outra forma que contribui para deixar o cômodo propício ao descanso é desligar as telas, como celulares, televisores e tablets. Aos poucos, diminua a iluminação do quarto para o cérebro entender que é hora de descansar.
3. Use técnicas de respiração controlada
Por fim, mas não menos importante, aplique técnicas de relaxamento corporal, como a meditação sozinho. A técnica ajuda na desaceleração das atividades cerebrais, diminui a produção de hormônios do estresse e aumenta a concentração no presente, dispersando pensamentos desnecessários ao nos deitarmos.
Agora, você já sabe quantas horas devemos dormir e como adaptar a sua rotina para ter noites de sono tranquilas. Aproveite para desbravar outras recomendações práticas de como melhorar a rotina de descanso. Até o próximo post!
Referências
¹ Quantas horas de sono por dia são ideais para cada idade. Disponível em: <https://www.nationalgeographicbrasil.com/ciencia/2023/04/quantas-horas-de-sono-por-dia-sao-ideais-para-cada-idade>.
² Instituto do Sono. Qual é a relação entre sono e imunidade? Saiba mais sobre o assunto. Disponível em: <https://institutodosono.com/artigos-noticias/qual-e-a-relacao-entre-sono-e-imunidade-saiba-mais-sobre-o-assunto/>. Acesso em: 8 jan. 2024.
³ Centro CEREBRO. Qual a importância do sono para a saúde mental?. Disponível em: <https://centrocerebro.pt/blog/importancia-do-sono-na-saude>. Acesso em: 8 jan. 2024.