Liberdade ou solidão, quem nunca se deparou com esse questionamento ao pensar em viajar sozinha? Embora muitas pessoas desestimulem a experiência solo, a jornada de sair pelo mundo sem acompanhante é incrível e tem inúmeras vantagens, como a liberdade total, o autoconhecimento e a flexibilidade para mudar tudo a qualquer momento.
Essa vontade de desbravar o mundo ao mesmo tempo que se conhece pode ocorrer através de um planejamento de viagem ou mesmo de uma hora para outra. O mais importante é não deixar de seguir esses cinco passos para viajar sozinha com segurança e curtir muito a jornada. Vem descobrir como fazer isso!
1. Escolha o destino que você deseja visitar
O primeiro passo para se aventurar pelo mundo sozinha é escolher o destino, aqui, temos algumas dicas importantes. Se é a sua primeira viagem sozinha, o mais aconselhado é selecionar um destino próximo à sua cidade ou mesmo um destino nacional, dessa forma, você sentirá mais confiança para desbravar novos locais sem medo dos imprevistos.
Mas fique tranquila, nada te impede de ir para outros países na sua primeira viagem sozinha. Em todas essas situações, vale o mesmo conselho: procure muitas informações sobre o destino e a segurança. Busque vídeos de outras mulheres que foram para esse local sozinhas e quais foram as experiências delas para definir se é uma boa ideia ir para essa localidade.
2. Selecione acomodações em locais movimentados
Selecionado o destino, chegou o momento de descobrir onde você ficará hospedada, aqui, existem inúmeras opções e a sua escolha vai depender de qual o seu objetivo da viagem. Uma opção bem popular para quem viaja solo é o hostel, local que oferece cômodos compartilhados e, de quebra, cria oportunidades de conhecer outros viajantes.
Outras alternativas são hotéis e casas alugadas, pois, atualmente, é muito prático encontrar locais na internet para fechar alguns dias de hospedagem. Mas é importante realizar essa transação por aplicativos confiáveis e conferir a existência do imóvel para não correr o risco de ser surpreendida ao chegar no destino.
Na hora de selecionar a acomodação, considere um bairro mais movimentado e o ponto de localização próximo às localidades que você deseja visitar. Se você optar por adquirir um pacote de viagem, converse isso com o agente de viagens responsável por selecionar sua acomodação.
Já que você ama cuidar de si, conheça os cuidados essenciais para toda mulher!
3. Crie um roteiro flexível
Criar um roteiro de viagens ajuda você a não se sentir perdida, sem saber o que fazer — principalmente na primeira experiência sozinha fora de casa. Além disso, é possível incluir no mapa os locais que deseja muito visitar, isso otimiza muito o tempo de cada passeio.
Entretanto, é importante ter um roteiro flexível e estar aberta a conhecer localidades que só os moradores locais sabem informar, assim, você aproveita o melhor do seu destino. Com tudo isso feito, chegou a hora de pensar no aerolook e nas malas para embarcar nessa experiência única!
4. Monte a sua bagagem considerando os dias fora
O que levar na mala de viagem é uma dúvida persistente que ocorre em qualquer passeio que vamos fazer. A primeira informação que devemos ter em mente é a quantidade de dias que ficaremos fora e quais passeios desejamos fazer, use o roteiro que fez no passo anterior para guiar os estilos de roupas que vão na bagagem.
Além das vestimentas, é importante não esquecer alguns itens de higiene e beleza na sua lista, como:
- Shampoo e condicionador;
- Secador e/ou chapinha;
- Produtos de skincare;
- Hidratantes (facial e corporal);
- Desodorante;
- Organizadores de mala;
- Protetor solar;
- Itens de maquiagem;
- Demaquilante.
5. Desapegue dos problemas que surgirem
Aqui, é mais um conselho de amiga do que, necessariamente, uma dica: desapegue dos perrengues que passar porque, mesmo que você se prepare muito, eles vão ocorrer. Desde algum imprevisto com o voo até alguma mudança em cima da hora na acomodação — tudo pode rolar.
Primeiro foque em solucionar o problema e não se apegue a ele para não estragar a sua viagem sozinha. É possível explorar algumas técnicas de relaxamento e concentração para driblar esses problemas. Um ótimo exemplo é usar a técnica de mindfulness ou realizar um banho relaxante com óleos essenciais e músicas relaxantes.
Dicas de segurança para viajar sozinha
Não há como fingir que a segurança é um dos principais impeditivos para mulheres viajarem o mundo todo. Obviamente, essa é uma preocupação válida, mas que pode ser contornada ao escolher um destino seguro e tomar os seguintes cuidados com a segurança:
Baixe aplicativos de navegação e segurança
Quando buscamos dicas para viajar sozinha, sempre lemos sobre não dar pinta de turista, só que é muito difícil não se mostrar encantada com a beleza do lugar que estamos visitando ou mesmo registrar mil e uma fotos daquele local. Uma forma de evitar essa imagem, é destacar que não é a sua primeira viagem para aquela localidade, demonstrando segurança por onde visita.
Uma excelente maneira de fazer isso é manter alguns aplicativos de navegação consigo, principalmente baixar mapas offline para não ficar perdida e evitar cair em ruas vazias que representam um perigo para viajantes, inclusive mulheres.
Leve um carregador portátil e sempre tenha internet
Já pensou o perrengue de se ver em uma cidade totalmente diferente sem conexão com o mundo online para voltar para a sua acomodação? Evitar essa situação é mais simples do que parece: confira o seu plano de internet para garantir o acesso e leve um carregador portátil para garantir que a bateria do seu celular não vai te deixar na mão.
Além do carregador portátil, existem alguns itens essenciais para levar na nécessaire de viagem, como hidratante facial, séruns para tratamento específico, géis de limpeza, tônicos faciais, maquiagens e kits de mini pincéis.
Informe amigos e parentes dos detalhes da sua viagem
É importante manter os seus amigos e familiares cientes dos locais que frequenta para garantir a segurança, afinal, os seus contatos de emergência saberão onde você está e como agir perante a uma emergência. Por isso, compartilhe o seu itinerário e mantenha a comunicação frequente com eles.
E aí, está pronta para fazer as malas e viajar sozinha? Por aqui, trouxemos cinco passos simples para você desfrutar da sua primeira experiência solo e dicas de segurança essenciais para curtir suas férias tranquilamente. Aproveite para descobrir como manter o skincare na viagem.
Até o próximo conteúdo!